A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Flávio Sposto Pompêo; Gardênia da Silva Abbad

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Flávio Sposto Pompêo; Gardênia da Silva Abbad"— Transcrição da apresentação:

1 Flávio Sposto Pompêo; Gardênia da Silva Abbad
VALIDAÇÃO DE ESCALA DE ATITUDES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Flávio Sposto Pompêo; Gardênia da Silva Abbad

2 Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Ampliação do uso de soluções de aprendizagem na modalidade educação a distância; Necessidade de compreender as variáveis envolvidas no processo de escolha, participação, conclusão e resultados.

3 Atitudes influenciam comportamentos?
Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Atitudes: respostas avaliativas relativamente estáveis dadas a entidades ou situações. Atitudes influenciam comportamentos? Compreender as atitudes em relação à educação a distância pode auxiliar a compreensão de variáveis como a evasão/persistência, efeitos e resultados, preferência ou mesmo a decisão de se matricular.

4 Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Modelo TAM Technology Acceptance Model (Modelo de aceitação da tecnologia); Davis, Bagozzi e Warshaw (1989).

5 Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Atitudes e e-learning Diversos estudos têm utilizado o modelo TAM para compreender as atitudes em relação à EaD. Esta variável seria importante para compreender: intenção de uso (Chatzoglou, Sarigiannidis, Vraimaki e Diamantidis, 2009); intenção de continuar usando (Roca, Chiu e Martínez, 2006; Roca e Gagné, 2008; Lee, 2010); satisfação (Sun, Tsai, Finger, Chen e Yeh, 2008); - fatores críticos de sucesso (Selim, 2007; Sun et ali, 2008); aceitação do e-learning (Ong, Lai e Wang, 2004).

6 Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Objetivo geral Propor e validar uma escala de atitudes em relação à educação a distância.

7 Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Método Adotou-se modelo adaptado do TAM, com duas variáveis (“Utilidade percebida” e “Facilidade de uso percebida”); Fator “Utilidade percebida” (6 itens): adaptado de Davies, 1989, e Carvalho, 2003; Fator “Facilidade de uso percebida” (5 itens): adaptado de Davies, 1989.

8 Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão ITEM
Fator previsto Em um curso realizado em educação a distância, eu facilmente aprenderia a utilizar as ferramentas do ambiente virtual Percepção de Facilidade de uso da EaD Para mim, seria fácil me tornar habilidoso como aluno de educação a distância. Aprender novos conhecimentos por meio da educação a distância seria fácil para mim. Minha interação com um ambiente virtual de educação a distância seria clara e compreensível. Minha interação com um ambiente virtual de educação a distância seria flexível. A educação a distância poderia me preparar para o trabalho em equipe. Percepção de Uilidade da EaD A participação em cursos na modalidade educação a distância aumentaria a produtividade de meus estudos. Caso eu participasse de um curso em educação a distância, eu seria capaz de aplicar o conhecimento ensinado no curso. A educação a distância poderia me ajudar a enfrentar dificuldades em minha vida profissional. A participação em cursos na modalidade educação a distância aumentaria meus conhecimentos dos assuntos que preciso. Seria útil aprender por meio da educação a distância.

9 Escala Escala Likert de concordância, 7 pontos, ancorada nos extermos;
Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Escala Escala Likert de concordância, 7 pontos, ancorada nos extermos; Itens apresentados embaralhados para validação.

10 Público-alvo A escala foi aplicada em dois públicos:
Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Público-alvo A escala foi aplicada em dois públicos: Voluntários participantes de um fórum de internet voltado para concursos públicos (n=44); Participantes de um curso oferecido via web, preparatório para concursos públicos, responderam voluntariamente (n=60); Total de104 casos válidos.

11 Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Público-alvo Pessoas altamente escolarizadas (apenas um caso sem ensino superior completo), predominantemente do sexo masculino (69%) e com idades entre 22 e 57 anos.

12 Extração dos componentes principais
Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Extração dos componentes principais A análise da matriz de correlações revelou que a maior parte das correlações foi superior a 0,40, indicando boa fatorabilidade; KMO foi considerado meritório (0,866); no teste de esfericidade, o valor (qui-quadrado do determinante da matriz correlacional) foi alto (558) e corresponde a um nível de significância de 0,000; Valores das comunalidades. Não houve extremos; Sugestão de possibilidade de solução unifatorial ou bifatorial.

13 Estrutura fatorial FATOR 1 . PERCEPÇÃO DA FACILIDADE DE USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Média DP CF 1 CF 2 Em um curso realizado em educação a distância, eu facilmente aprenderia a utilizar as ferramentas do ambiente virtual 6,27 1,01 0,87 Para mim, seria fácil me tornar habilidoso como aluno de educação a distância. 5,95 1,06 0,86 Aprender novos conhecimentos por meio da educação a distância seria fácil para mim. 5,92 1,28 0,75 Minha interação com um ambiente virtual de educação a distância seria clara e compreensível. 6,01 1,09 0,48 0,36 Minha interação com um ambiente virtual de educação a distância seria flexível. 0,32 FATOR 2. PERCEPÇÃO DA UTILIDADE E APLICABILIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A educação a distância poderia me preparar para o trabalho em equipe. 4,59 1,77 -0,33 0,73 A participação em cursos na modalidade educação a distância aumentaria a produtividade de meus estudos. 5,87 1,43 Caso eu participasse de um curso em educação a distância, eu seria capaz de aplicar o conhecimento ensinado no curso. 5,96 1,17 0,70 A educação a distância poderia me ajudar a enfrentar dificuldades em minha vida profissional. 5,70 1,29 0,58 A participação em cursos na modalidade educação a distância aumentaria meus conhecimentos dos assuntos que preciso. 6,30 0,30 0,52 Seria útil aprender por meio da educação a distância. 6,40 1,11

14 Estrutura fatorial e consistência interna
Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Estrutura fatorial e consistência interna % de variância total explicada pelos dois fatores: 60,5% Alpha de Cronbach fator 1: 0,83 Alpha de Cronbach fator 2: 0,82 N = 113 casos válidos

15 Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Discussão Foram atendidos os pressupostos para análise fatorial; Matriz apresentou boa fatorabilidade; Possibilidade de manter os dois fatores, conforme prevê o modelo teórico, ou adotar estrutura unifatorial; Solução bifatorial apresenta bons alphas e explica 60,5% da variância.

16 Introdução Objetivo Método Resultados Discussão Conclusão Conclusão Instrumento promissor para futuras pesquisas. É de simples aplicação e resposta; Possibilidade de predição de variáveis importantes da ação de TD&E; Itens podem servir de base para questionários mais elaborados; É necessário testar modelo de atitudes com equações estruturais.

17 Gardênia da Silva Abbad
Obrigado! Flávio Sposto Pompêo Gardênia da Silva Abbad


Carregar ppt "Flávio Sposto Pompêo; Gardênia da Silva Abbad"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google