A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMULADO - ENEM Prof. José Luiz 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMULADO - ENEM Prof. José Luiz 2014."— Transcrição da apresentação:

1 SIMULADO - ENEM Prof. José Luiz 2014

2 Dois móveis executam movimentos em trajetórias iguais, porém um deles acelera uniformemente, enquanto o outro que está à frente realiza um movimento uniforme. Os modelos de equação para esses movimentos estudados na cinemática são, respectivamente, x = x0 + v0.t + at2 e x = x0 + v.t Sendo: s0 = posição inicial v0 = velocidade inicial v = velocidade constante a = aceleração do movimento As funções horárias para as posições dos móveis citados são, respectivamente, xA = t + 4t2 e xB = 2 + 4t, sendo x dado em quilômetros e t em horas. Em que instante, a partir de suas posições iniciais, a velocidade relativa dos móveis será nula? Em meia hora. Aos 15 minutos. Uma hora e meia depois. Aos 45 minutos. Duas horas depois.

3 1 - HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

4 1 – RESOLUÇÃO - B

5 Um Boeing 777 tem massa de decolagem (chamado de peso de decolagem) de kg e alcança velocidade de voo de 905 km/h (252,4 m/s). Fazendo uso da equação de equivalência entre massa e energia, E = m0.c2, e se fosse possível aniquilar massa dessa aeronave transformando-a em energia, quanto tempo essa massa poderia manter acesas de lâmpadas de potência P = 100 W cada uma delas? (Tomar a massa de decolagem como massa de repouso. Dados velocidade da luz no vácuo c = 3,0.108 m/s e P = E/t ). ano 100 anos 10 anos anos 10 meses

6 2 - HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais. H23 - Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

7 2 – RESOLUÇÃO - D

8 Um dos momentos de maior tensão ao se cuidar de uma criança recém-nascida é a hora do banho, especialmente na hora de ajustar a temperatura. Usando seus conhecimentos em calorimetria, uma jovem resolveu ajudar e propôs que se misturasse água da torneira, que sai a uma temperatura de 20°C, com água fervente. A razão entre a quantidade de água fria e a de água fervente que deve ser usada a fim de se obter água à temperatura de 36°C é igual a: 1/4 1/2 1 2 4

9 3 - HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e (ou) do eletromagnetismo.

10 15 – RESOLUÇÃO - E

11


Carregar ppt "SIMULADO - ENEM Prof. José Luiz 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google