A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função de sua massa? Por quê?

4 02) Com a sua experiência, o que Galileu provou sobre essa suposição?
Galileu provou que, em uma queda livre, o tempo não é função da massa do corpo. 03) De acordo com a experiência de Galileu, se soltarmos de uma determinada altura, ao mesmo tempo, duas bolas de chumbo, uma de 1 quilo e a outra de 2 quilos, qual delas cai mais depressa? As duas bolas gastarão o mesmo tempo para cair, chegando ao chão no mesmo momento. Porque o tempo de uma queda livre não é função da massa do corpo.

5 04) Se você soltar em queda livre uma bola de meia da janela do décimo andar de um edifício e, depois, soltar essa mesma bola da janela do primeiro andar desse edifício, os tempos gastos nas duas quedas serão iguais? Por quê?

6 05) No Livro 1, você já fez um estudo inicial sobre as funções e as representou, usando a linguagem matemática. Explique o significado da expressão f:A-»B / y = f (x), deixando claro a que conjuntos numéricos pertencem as variáveis x e y. f:A -» B / y = f (x). Significa uma função de f do conjunto A(domínio) no conjunto B (contradominio) de tal forma que y pertence a B é definido dependendo do valor de x pertence a A.

7 07) Considere a função f: A —» B, definida por y= 𝑥 2 sendo
A = {0, 1, 2, 3, 4, 5} e B = {y e Q / y < 5}. Identifique, nessa função a lei que a define y= 𝑥 2 o domínio D (f) d(f) = a o contradomínio CD (f). cd(f) = b O Conjunto imagem Im (f). Im(f) = {0; 0,5; 1; 1,5; 2; 2,5}

8 08) Considere a função definida por y = x2 + x.
Calcule f (- 2) = (- 2)2+ (- 2) = = 2 f (0) = = 0 f(3) = = = 12 b) Para qual (ou quais) valores de x temos y = 6? y = 6 => x2 + x = x2 + x- 6 = 0 Resolvendo x’ = 2 x‘’= -3

9 08) Considere a função definida por y = x2 + x
08) Considere a função definida por y = x2 + x. c) E possível y assumir o valor igual a - 1? Por quê? y = -1 => x2 + x = -1 x2 + x + 1= 0 Assim, não é possível y assumir o valor - 1. d) Qual é o grau dessa função? Essa função é de 2.° grau porque o maior grau que a variável x está elevada é 2, ou porque a fórmula que a define é do tipo y = ax2 + bx + c (a = 1; b = 1 e c = 0)

10 12) Construa o gráfico de cada função y = f(x) a seguir, considerando D(f)= R. Destaque a raiz da função em cada gráfico e escreva o seu Valor. a) y = 2x + 1

11 12) Construa o gráfico de cada função y = f(x) a seguir, considerando D(f)= R. Destaque a raiz da função em cada gráfico e escreva o seu Valor. b) f (x) = 3x - 2

12 12) Construa o gráfico de cada função y = f(x) a seguir, considerando D(f)= R. Destaque a raiz da função em cada gráfico e escreva o seu Valor. c) y = - 3x

13 12) Construa o gráfico de cada função y = f(x) a seguir, considerando D(f)= R. Destaque a raiz da função em cada gráfico e escreva o seu Valor. d) f(x) = - x + 4

14 13) Um reservatório com capacidade para 1500 litros estava com água apenas no seu nível mínimo de reserva. Uma torneira foi aberta e encheu totalmente esse reservatório em certo tempo. O gráfico a seguir ilustra essa situação. Observe-o e faça o que se pede.

15 13) a) Complete a tabela, relacionando o volume V e o tempo t.

16 13) b) Qual é o nível mínimo de reserva, em litros

17 13) c) Quantos litros de água essa torneira despejou por minuto
13) c) Quantos litros de água essa torneira despejou por minuto? Explique como você pensou. 40 litros por minuto. A cada 5 minutos, o nível da água aumenta 200 litros, o que nos mostra que essa torneira despeja 40 litros d'água por minuto.

18 13) d) Escreva uma fórmula que define o volume V de água desse reservatório em função do tempo t de abertura da torneira. V = t 13) e) Nessa função, à medida que o valor da variável independente t aumenta, o valor da variável dependente V aumenta ou diminui? Aumenta. 13) f)Por que podemos unir os pontos desse gráfico? Por que foi formado um segmento de reta? Podemos unir os pontos desse gráfico porque o domínio é um intervalo real contínuo. O gráfico dessa função é um segmento de reta porque o domínio varia de 0 a 35, que é o tempo necessário (35 minutos) para essa torneira encher esse reservatório.

19 14. Considere a função f: R --> R, definida por y = 1 - 2x, e faça o que se pede a seguir. a) Complete a tabela, calculando os valores de y de acordo com os valores de x dados e escrevendo os pares ordenados obtidos.

20 14 b) Construa o gráfico dessa função
14 b) Construa o gráfico dessa função. Por que podemos unir os pontos representados formando uma reta? O gráfico representa uma reta porque o domínio da função é o conjunto R dos números reais.

21 14) c) Nessa função, à medida que o valor da variável independente x aumenta, o valor da variável dependente y aumenta ou diminui? Diminui.

22 Observe os gráficos das funções nas atividades 13 e 14
Observe os gráficos das funções nas atividades 13 e 14. A função da atividade 13 é crescente e a função da atividade 14 é decrescente.

23

24 15) Volte à atividade 12 e identifique as funções cres­centes e as funções decrescentes. Existe uma relação entre o coeficiente a de uma função y = ax + b e sua classificação em crescente ou decrescente. Que relação é essa? Funções crescentes: y = 2x + 1; f (x) = 3x - 2 Funções decrescentes: y = - 3x; f (x) = - x + 4 Se o coeficiente a da função y = ax + b é positivo, a função é cres­cente. Se o coeficiente a da função y = ax + b é negativo, a função é decrescente.

25 16) Indique se cada função a seguir é crescente ou decrescente, sem construir o gráfico, explicando como você pensou ] Funções crescentes: Nessas funções y = ax + b, temos a > 0. Funções decrescentes: Nessas funções y = ax + b, temos a < 0.


Carregar ppt "De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google