A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar."— Transcrição da apresentação:

1 Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar

2 FILOSOFIA MODERNA EMAIL – VICENTEFERREIRA@EMFILOSOFIA.ZZN.COM Professor: Vicente Ferreira

3 Panorama histórico da filosofia moderna. Foi responsável por amplas transformações filosóficas, culturais, socioeconômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo e o início da idade Moderna Representa o ideário renascentista: um retorno à filosofia humanista- clássica. Renascimento séc. XIV na Itália Leonardo da Vinci Novas invenção Pólvora, que auxiliaram a dominação dos povos colonizados pelos colonizadores. A Imprensa criada por Gutenberg que aumentou o volume de informações Bússola o astrolábio, mapas e as caravelas trazidos da China que facilitaram as navegações e o imperialismo. As Cruzadas As feiras, as Cruzadas e o surgimento dos Burgos, eram sinais, também, de que o comércio renascia e com ele uma nova era.

4 Filosofia moderna é caracterizada pelo: cujos princípios opunham-se à autoridade da Igreja. Desenvolvimento da mentalidade racionalista Desenvolvimento do método científico. a partir de então o conhecimento deveria ser empírico, ou seja, provado pela experiência e não mais imposta,i.e., que não admite contestação. Racionalismo Empirismo x Telescópio de Galileu Antropocentrismo Na Idade Média, o homem é submisso à vontade de Deus. Com o humanismo, ele acaba por se tornar independente e não mais subordinado à vontade divina. Afirma que para aceitar um conhecimento como cientifico, deve ser comprovado através de experiência. Corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Usa mais as proposições para extrair conclusões.

5 O iluminismo Durante toda a Idade Média, o homem foi uma criatura frágil e submissa à vontade de Deus. Com o humanismo, ele acaba por se tornar responsável por si mesmo e não mais subordinado à vontade divina. O humanismo: importante capital do Império Romano do cultural medieval Oriente, grande centro comercial e cultural da idade média foi tomada pelos Turcos em 1453. A queda de Constantinopla: Mecanicismo: Conseqüências do renascimento Heliocentrismo. Teoria que diz que o universo funciona como uma grade máquina mais ou menos como um relógio. Conhecido como a Filosofia das luzes que se caracterizava pela confiança no progresso e na razão, pelo desafio à tradição e à autoridade e pelo incentivo à liberdade de pensamento. Copérnico colocou o Sol, e não a Terra, como centro do Universo. Essa teoria se chamou heliocentrismo.

6 Essas regras auxiliam-nos a adquirir a certeza da verdade. Parte da dúvida metódica René Descartes MÉTODO CARTESIANO 1) Só admitir como verdadeiro o que parece evidente, evitar a precipitação e a prevenção 2) Dividir o problema em tantas partes quantas as possíveis - análise 3) Recompor a totalidade subindo por degraus -síntese 4) Rever o todo para se ter a certeza de não há erro. ”A única certeza que tenho é a dúvida”. Descartes. Racionalista “Cogito ergo sum = eu penso, logo existo”. Descartes

7 David Hume Empirismo o fenomenismo empírico Desenvolveu Sua filosofia, portanto, é de caráter empírico Ele parte de duas idéias fundamentais:  Para ele, todo conhecimento humano é combinação de sensações. A impressão de que a percepção atual das coisas é a idéia, de que a imagem é a impressão deixa após ser, i.e., apenas uma cópia pálida do original. Para ele o homem possui impressões e idéias. Impressões são as percepções imediatas da realidade e as idéias são as lembranças de tais impressões. Escocês - (1711-1776) Ex: A junção de uma idéia simples de um cavalo e outra de asas formariam uma idéia complexa de um cavalo alado. A filosofia de Hume assume que todo conhecimento é reduzido ao sentido, que nos proporciona os fenômenos, as aparências das coisas. Se um livro sobre doutrina divina, não é baseado na experiência atira-o no fogo.

8 Immanuel Kant O último grande filósofo da era moderna, Kant fez uma síntese entre o racionalismo de René Descartes, onde prevalece a forma de raciocínio dedutivo, e a tradição empírica inglesa de David Hume, que valoriza a indução. Para os racionalistas a base de todo o conhecimento humano está na consciência do homem. Para os empiristas o conhecimento do homem se baseia na experiência, isto é, derivam das impressões dos sentidos. Kant acreditava que tanto os sentidos quanto a razão eram muito importantes, porém não se poderia supervalorizar um ou outro atributo. "Só a crítica pode cortar pela raiz o materialismo, o fatalismo, o ateísmo, a incredulidade dos espíritos fortes, o fanatismo e a superstição, que se podem tornar nocivos a todos e, por último, também o idealismo e o cepticismo, que são sobretudo perigosos para as escolas e dificilmente se propagam no público" Kant, Crítica da razão pura, B XXXIV[1] teoria do conhecimento. Deseja saber, mas sem erro. Para tanto, elabora a relação entre os juízos sintéticos "a priori" e os juízos sintéticos "a posteriori". Aos primeiros, são chamados de puros, que caberia à matemática desvendá-los; aos segundos, de fenômenos, influenciados pela percepção sensorial. Epistemologia A sua teoria é chamada de criticismo kantiano e é postulada nos esforços para aproximar o fenômeno a "coisa em si".

9  GAARDEN, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo, Cia. das Letras, 4 ed., 1995. Referência Bibliográfica :  http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt -BR&q=Pesquisar+imagens  RODRIGUES PAULINO,Itamar. Apostila de Filosofia do Unicanto. Brasília. Ed.Exato.Organizador. Segure firme a luz do conhecimento e juntos vamos filosofar.

10 COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). Este slide está regida pela a Lei de Direitos Autorais nº. 9.610, de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: 3333-7435 / 3333-7950 Fax: 3333-7576 Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: 3352-6875 / 3352-2389 colegio@supletivounicanto.com.br www.supletivounicanto.com.br


Carregar ppt "Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google