A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática de Leitura Turma A – 2014/1 Violência de gênero no cotidiano feminino Jacqueline.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática de Leitura Turma A – 2014/1 Violência de gênero no cotidiano feminino Jacqueline."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática de Leitura Turma A – 2014/1 Violência de gênero no cotidiano feminino Jacqueline Vaccaro Teer Marlova Soares Mello Luciane Barros da Silva

2  Público-alvo: 16 anos, 2° do ensino médio.  Finalidade: Discutir sobre a questão da violência de gênero, nos âmbitos púbicos e privados, levando em conta os gêneros miniconto e campanha publicitária.  Justificativa: Todos temos direitos que asseguram aos indivíduos a liberdade e a autonomia nas escolhas sexuais, como a de exercer a orientação sexual sem sofrer discriminações ou violência. Os direitos sexuais englobam múltiplas expressões legítimas da sexualidade, como por exemplo, direito de cada pessoa de ver reconhecidos e respeitados o seu corpo (autonomia). Tendo em vista isso tentaremos promover o debate das questões de violência de gênero discutindo a importância de respeitar o corpo da mulher nos espaços públicos e no privado.

3  Número de horas/aula: 4h (dois encontros de duas aulas)  Recursos necessários: datashow, fotocópias do miniconto, revistas, lápis de cor, papel pardo, folhas de ofício.  Número de alunos: 15-20 alunos.

4  Resultados esperados: os resultados esperados estão ligados a avaliação, assim, esperamos que ao longo da oficina os alunos, reflitam sobre o tema,participem dos debates e produzam a campanha.  Forma de avaliação: a avaliação será processual, levando em conta o crescimento e a reflexão do aluno sobre o tema. Pontualmente serão avaliadas a participação no debate no primeiro dia de oficina e a produção de uma campanha publicitária no segundo dia.  Unidade temática: violência de gênero, feminismo.

5 Preparação para a leitura Qual a relação entre beleza e vaidade?

6 Para que ninguém a quisesse Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos. Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair. Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras. Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela. Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos. Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda. COLASANTI, Marina. "Para que ninguém a quisesse". In: Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. P. 111-2.

7 Questões para o debate  A partir da frase “Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.” Que relação percebesse entre beleza e segurança ?  Qual a relação entre o interesse do marido na mulher e o desejo de outros homens sobre ela?  Consideras a atitude do marido violenta?  A partir do texto podemos inferir o que sobre a personalidade do homem?  Por que a mulher assumiu uma posição submissa?  As ações do marido geram uma transformação na mulher. Como você a imaginava antes e como ficou depois desse processo?  “Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.” Considerando essa passagem e a palavra destacada, o que podemos inferir sobre a relação do casal? Sempre foi uma relação de liberdade ?  No trecho “Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela.” a quem se refere as palavras destacadas ?

8 Minha liberdade não termina quando me uno a alguém. Sairei da relação antes que comecem os golpes.

9 Meu estado de ânimo não dependerá de ninguém. Não aceitarei nenhum tipo de violência contra a mim.

10 Não ficarei calada se não gosto de algo.  Você reconhece a mulher do texto em alguma das mulheres da campanha?  Faça uma relação entre a mulher descrita no texto e as mulheres da campanha.

11 Chega de fiu-fiu  Campanha contra o assédio em espaços públicos.

12

13 Campanha fiu-fiu  O que vocês acham do fiu-fiu ?  Qual a sua opinião sobre o fiu-fiu?  Esse tipo de manifestação é elogio ou assédio?  Qual a relação entre as duas campanhas apresentadas?

14 Proposta  Ambas campanhas tratam sobre a violência de gênero sob diferentes aspectos (familiar e âmbito externo). Baseando-se nelas, assim como no conto “Para que ninguém a quisesse”, produza uma nova campanha sobre violência de gênero contra a mulher. Deves criar um slogan com imagens. Grupos de 3-4 pessoas.  Confecção de painel com todas as campanhas criadas.


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática de Leitura Turma A – 2014/1 Violência de gênero no cotidiano feminino Jacqueline."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google