A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PORTO DOS GAUCHOS MT 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PORTO DOS GAUCHOS MT 2008."— Transcrição da apresentação:

1 DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PORTO DOS GAUCHOS MT 2008

2 TEMA: O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROBLEMA: SEM RECONHECER SUA RESPONSABILIDADE PEDAGÓGICA, MUITOS EDUCADORES INFANTIS SIMPLISMENTE DEIXAM BRINCAR OBJETIVO GERAL: VERIFICAR O ESPAÇO E AS RELAÇÕES DO LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM OBJETIVOS ESPECÍFICOS: PEQUISAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICONO ENSINO APRENDIZAGEM;ANALIZAR O PAPEL DO EDUCADOR EM RELAÇÃO AO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; VERIFICAR O QUE O LÚDICO DESENVOLVE NAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

3 COMPREENDENDO O BRINCAR O BRINCAR É UMA ATIVIDADE DE NATUREZA SOCIAL E É COMPREENDIDA COMO UMA DAS ATIVIDADES PRÍNCIPAIS DA CRIANÇA. O BRINCAR APRESENTA DUAS DIMENSÕES: LÚDICA- QUANDO O BRINCAR É ESCOLHIDO VOLUNTARIAMENTE E TRÁS DIVERSÃO, PRAZER E MESMO DESPRAZER. EDUCATIVA- QUANDO O BRINCAR ENSINA ALGO, TRÁS CONHECIMENTOS, MUDA A APREENSÃO DO MUNDO DAQUELA CRIANÇA, MAS QUE NÃO POR ISSA CONDIÇAÕ,PERDE A SEU ASPECTO LÚDICO.

4 A IMPOTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR INTERMÉDIO DO LÚDICO A CRIANÇA ENCONTRA O EQUILÍBRIO ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO, OFERECE A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE MANEIRA PRAZEIROSA O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL A CRIANÇA PRECISA SENTIR PRAZER PELO ATO DE CONHECER E APRENDER, A LÚDICIDADE DEVE PERMEAR O ESPAÇO ESCOLAR A FIM DE TRANSFORMÁ-LO EM UM LUGAR DE DESCOBERTAS, IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE

5 CONCEITO E FUNÇÃO DE JOGO, BRINCADEIRA E BRINQUEDO BRINCADEIRA: É A AÇÃO QUE A CRIANÇA DESEMPENHA AO CONCRETIZAR AS REGRAS DO JOGO, AO MERGULHAR NA AÇÃO LÚDICA, É O LÚDICO EM AÇÃO. BRINQUEDO: SUPÕE UMA RELAÇÃO INTIMA COM A CRIANÇA E UMA INDETERMINAÇÃO QUANTO AO USO, PORTANTO, SEM REGRAS FIXAS, SENDO SUPORTE DA BRINCADEIRA.

6 JOGO: INCLUI UMA ATENÇÃO LÚDICA DO JOGADOR E É CARACTERIZADO PELA NÃO- LITERALIDADE, OU SEJA, QUANDO ACRIANÇA BRINCA COM SEU URSO DE PELÚCIA, O URSO NÃO É LITERALMENTE O FILHO MAS É COMO SE FOSSE. SE CARACTERIZA POR EFEITOS POSITIVOS COMO ALEGRIA, PRAZER, FLEXIBILIDADE, PRIORIDADE NO PROCESSO, LIVRE ESCOLHA E CONTROLE INTERNO. APESAR DE NÃO DIZERMOS BRINCAR DE CARTAS E SIM JOGAR CARTAS,OU JOGAR DE PEGA-PEGA E SIMBRINCAR DE PEGA-PEGA, ESTA CARACTERIZAÇÃO DO JOGOBEM PODE SER ATRIBUÍDA A BRINCADEIRA POIS EM AMBAS SITUAÇÕES PERCEBEMOS UMA AÇÃOLIVRE, IMPREVISÍVEL, SIMBÓLICA, REGULAR, MENTADA E BEM DEFINIDA EM TERMOSDE ESPAÇO E TEMPO DE REALIZAÇÃO.

7 COMO SE JOGA A FINALIDADE DOS JOGOS DE EXERCÍCIO É O PRÓPRIOPRAZER DO ATO DE FUNCIONAR O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL O BRINCAR SE ENCONTRA EM TODO CONTEXTO ESCOLAR, O PROBLEMA É QUE MESMO NAS SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTILO BRINCAR COSTUM AESTAR AUSENTE, AINDA QUE QUANTO MAIORES AS CRIANÇAS, MENOS BRINQUEDOS E ESPAÇOS PARA BRINCAR SÃO ENCONTRADOS.

8 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESNVOLVIMENTO DA CRIANÇA QUANTO MAIS NOVA A CRIANÇA MAIS INDIVIDUAL E EGOCÊNTRICA ELA SE ENCONTRA, É ATRAVÉS DA BRINCADEIRA QUE A CRIANÇA COMEÇA SE DESCENTRAR E PASSA A CONSTRUIR RELAÇÕES E CONHECIMENTOS A RESPEITO DO MUNDO EM QUE VIVE

9 OQUE A CRIANÇA DESNVOLVE ENQUANTO BRINCA A IMITAÇÃO AJUDA A ENTENDER A REALIDADE ADULTA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA POR MEIO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA TEORIA DE PIAGET A AUTONOMIA, SIGNIFICA CAPACIDADE DE DECIDIR SOZINHO ENTRE CERTO E ERRADO NO DOMÍNIO MORAL, É DECIDINDO QUE A CRIANÇA APRENDE A TOMAR DECISÕES

10 LÚDICO DO AFETO À CRIATIVIDADE A INTERAÇÃO AFETIVA AJUDA MAIS A COMPREENDER E MODIFICAR AS PESSOAS DO QUE UM RACICÍNIOS BRILHANTES, REPASSADOS MECANICAMENTE. A RELAÇÃO DA CRIANÇA COM O FAZ- DE-CONTA HISTÓRIAS CLÁSSICAS, HISTÓRIAS EDUCATIVAS E ATÉ MESMO HISTÓRIAS INVENTADAS FAZEM COM QUE A CRIANÇA VIAGE EM UM MUNDO IMAGINÁRIO, CRIANDO UM MUNDO NO QUAL SE M I S K MISTURAM REALIDADE E FICÇÃO.

11 A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AO LÚDICO EDUCAR NÃO SE LIMITA EM REPASSAR INFORMAÇÕES OU MOSTRAR APENAS UM CAMINHO, MAS É AJUDAR A CRIANÇA A TOMAR CONCIENCIA DE SI MESMA, DOS OUTROS E DA SOCIEDADE. A POSTURA DO PROFESSOR EM RELÃÇÃO AO LÚDICO EM SALA DE AULA COM O LÚDICO NA SALA DE AULA OS PAPÉIS PERDEM A SUA RIGIDEZ, POIS O PROFESSOR ALÉM DE ENSINAR, APRENDE EO ALUNO ALÉM, DE APRENDER, ENSINA.

12 A AÇÃO DO EDUCADOR SOBRE O BRINCAR INFANTIL É PRECISO QUE O EDUCADOR INSIRA O BRINQUEDO EM UM PROJETO EDUCATIVO, OBJETIVANDO E TENDO CONCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SUA AÇÃO AO DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM INFANTIL.

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS A EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE SER BASEADA PELA NATUREZA DA CRIANÇA QUE É UM SER ATIVO.É ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA, REESTRUTURAÇÃO, MOTIVAÇÃO E SENTIMENTOS QUE ACONTECE A APRENDIZAGEM. A INFANCIA ESTÁ INTIMAMENTE LIGADAÀ BRINCADEIRA, E PERCEBEMOS QUE ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL,, A APRENDIZAGEM TEM OUTRO SENTIDO. O PAPEL DO PROFESSOR É FUNDAMENTALIMPORTÂNCIA PARA A DIFUSÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS EM SALA DE AULA. O EDUCADOR AO SE CONSIENTIZARDAS VANTAGEM DO LÚDICO, O ADEQUARÁ A DETERTMINADAS SITUAÇÕES DE ENSINO, UTILIZANDO-AS DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES. O PROFESSOR COMO PESQUISADOR DEVE ESTAR SEMPRE EM BUSCA DE AÇÕES EDUCATIVAS, CRIATIVASE EFICAZES. ASSIM O APRENDIZADO SE DARÁ EM UM NOVO N AMBIENTE, DE FORMA MAIS AGRADÁVEL E PRAZEROSA

14 “As maiores aquisições de uma criança são conseguidas através do brinquedo, aquisições que no futuro tornarão seu nível básico de ação real e modalidade” (VIGOTSKY,1998)


Carregar ppt "DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PORTO DOS GAUCHOS MT 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google