A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Médio, 1ª Ano O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação

2 Mas, afinal, o que é Esporte?
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Imagem: Albeiror24 / GNU General Public License. Imagem: ms4denmark / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Imagem:  Photographer’s Mate 2nd Class Jonathan R. Kulp. / U.S. Navy Public Domain. Mas, afinal, o que é Esporte? (Adaptado de BARBANTI, 2000). Imagem: Luis Dantas / Domínio Público. Imagem: ALBA-BALAMAND / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: Mustapha Ennaimi / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

3 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Segundo Barbanti (2000), há três condições a considerar no desenvolvimento de uma definição de esporte: 1. esporte referente a tipos específicos de atividades; 2. esporte depende das condições sob as quais as atividades acontecem; 3. esporte depende da orientação subjetiva dos participantes envolvidos nas atividades (motivação intrínseca e extrínseca).

4 CAPACIDADE OU QUALIDADES FÍSICAS
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação 1. Esporte referente a tipos específicos de atividades Habilidades motoras complexas Envolvem o atributo físico treinável num organismo humano. * Força * Velocidade * Agilidade * Equilíbrio * Coordenação motora CAPACIDADE OU QUALIDADES FÍSICAS * Flexibilidade * Resistência

5 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Definições: força: é a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo por meio da contração dos músculos; (1) velocidade: é a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal; (2) Imagem:  Frank C. Müller / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. Imagem:  TracyN1090 / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0.

6 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação agilidade: é a capacidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”; (2) equilíbrio: é a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade; (3) Imagem:  David Wilmot / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem:  Nevit Dilmen / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0.

7 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação coordenação motora (destreza): é a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada; (2) flexibilidade: é a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude; (2) Imagem:  Eadweard Muybridge / United States public domain. Imagem:  Mohamed Ouda / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

8 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação resistência: é a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando-se mais rapidamente. (4) Imagem:  Laup F. / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0.

9 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Dessa forma, jogar xadrez, cartas, damas, entre outros, embora exijam estratégias cognitivas complexas, nenhum deles exige esforço físico vigoroso e, apesar de envolverem movimentos, as habilidades motoras são limitadas a ações com variações simples. (BARBANTI, 2000)

10 2. Esporte depende das condições sob as quais as atividades acontecem.
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação 2. Esporte depende das condições sob as quais as atividades acontecem. Dois amigos espontaneamente decidem “chutar bola no gol”. Flamengo e Santos jogam no estádio do Maracanã. Ambas as situações envolvem uma atividade física descrita como futebol. Serão ambas esporte? (Adaptado de BARBANTI, 2000).

11 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação De acordo com muitos sociólogos, o esporte é caracterizado por alguma forma de competição que ocorre sob condições formais e organizadas. (5) Isso significa que os times Flamengo e Santos, no exemplo anterior, estão fazendo o que chamamos de esporte, mas os dois amigos chutando a bola, não!

12 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Alguns conceitos: competição: é definida como o processo através do qual o sucesso é medido diretamente pela comparação das realizações daqueles que estão executando uma mesma atividade física, com regras e condições padronizadas; (5) institucionalização: é o conceito sociológico que se refere a um conjunto de comportamentos normatizados ou padronizados durante um certo tempo e de uma situação para outra. (5)

13 Elementos da institucionalização
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Elementos da institucionalização Regras das atividades são padronizadas. O cumprimento das regras é feita por entidades oficiais.

14 Espírito esportivo (Flair play)
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação 3. Esporte depende da orientação subjetiva dos participantes envolvidos nas atividades (motivação intrínseca e extrínseca). * A participação no esporte é necessariamente caracterizada por: Espírito esportivo (Flair play) Fatores externos Equilíbrio Os participantes devem estar motivados pela satisfação intrínseca, fazendo um jogo justo, ético, honesto (jogo limpo). dinheiro; troféu; medalha; fama; aprovação dos pais, dos técnicos ou dos espectadores.

15 M.I* > M.E** Brincadeira M.I* < ME** Esporte de alto rendimento
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Obs. 1: se esse equilíbrio for quebrado de forma que a motivação intrínseca substitua todas as preocupações pelos motivos externos, a organização e a estrutura da atividade esportiva se transforma em pura brincadeira. Obs. 2: os fatores externos como dinheiro, fama, prêmios estão se tornando cada vez mais predominantes no esporte durante esses últimos anos. Porém, se isso substituir a motivação intrínseca, o esporte se transformará em espetáculo. M.I* > M.E** Brincadeira M.I* < ME** Esporte de alto rendimento * M.I: Motivação intrínseca e **M.E: Motivação Extrínseca

16 ESPORTE “PROFISSIONAL”
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação ESPORTE “AMADOR” ESPORTE “PROFISSIONAL” não há recompensa financeira; joga-se pela equipe, pela bolsa de estudo, por hobby. há recompensa financeira; é considerado um trabalho.

17 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Dessa forma, ESPORTE é uma atividade competitiva, institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. (5)

18 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O esporte pode ser encarado dentro de outras óticas, tanto como o esporte veiculado pelas mídias, quanto como uma atividade dentro de um grupo de amigos (na escola, na rua ou em qualquer local), ou seja, adaptado a outras realidades. ESPORTE Saúde Educação Lazer Trabalho

19 Esporte enquanto saúde
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Esporte enquanto saúde O que é saúde Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença ou enfermidade”.

20 Benefícios da prática regular dos esportes
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Benefícios da prática regular dos esportes Aumento do gasto calórico Condicionamento cardiorrespiratório Melhoria na capacidade mental Composição corporal Imagem:   Massimo Finizio / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Melhoria da resistência e da força muscular, entre outros. Diminuição do estresse e da ansiedade

21 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O esporte enquanto saúde vai de encontro aos maus hábitos de vida atuais que promovem o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade. O sedentarismo tem sido considerado “o mal do século”. Assim, em combate à obesidade, o esporte promove saúde, além de ser um incentivo às relações sociais, tais como companheirismo e amizade. (7) Imagem:   Didier Vidal / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

22 Mas, precisamos ter alguns cuidados na prática do esporte, como:
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Mas, precisamos ter alguns cuidados na prática do esporte, como: a sobrecarga de exercícios sem orientação de um profissional; a especialização motora precoce; o consumo de suplementos alimentares sem orientação do especialista.

23 Esporte enquanto lazer ou esporte participativo
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Esporte enquanto lazer ou esporte participativo A junção de dois termos abrangentes, lazer e esporte, estabelece um outro sentido para o esporte Características: realiza atividades físicas sem pretensão de superar índices individuais, para apenas sentir-se integrado ao meio ambiente; esporte despojado de comparações atléticas; sentir-se satisfeito pela convivência com as pessoas;

24 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O que vemos atualmente é o esporte renascendo para uma mudança de valores, talvez aproximando-se do que Dumazedier (1979) chamava de esporte participação ou esporte de lazer. Busca transformar as práticas esportivas no tempo livre em: entretenimento; diversão participação; bem-estar e; qualidade de vida.

25 O esporte de lazer: um olhar das políticas públicas
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O esporte de lazer: um olhar das políticas públicas Os investimentos do Estado no lazer, através do conceito de bem-estar social e qualidade de vida, levaram a uma transformação no conceito de planejamento urbano e de políticas públicas. Com a ampliação dos praticantes de esporte sem fins lucrativos (jogos participativos) buscando diversão, prazer e sociabilidade, ampliaram-se os conceitos típicos do lazer, sendo então incorporados ao esporte. (9)

26 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Além de mudanças de valores, outro aspecto importante do esporte de lazer é a preocupação com grupos minoritários, como o desenvolvimento de atividade esportiva para pessoas da terceira idade e com necessidades especiais. (DIECKERT, 1984) Imagem:   Miaow Miaow / Domínio Público. Imagem: Sports and Wheelies Disabled Association / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

27 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O esporte de lazer promove a participação de todos os setores e se preocupa com a acessibilidade e inclusão. Lembre-se de que o esporte de lazer não precisa de estádio, de locais fechados ou mesmo de equipamentos de última geração que só os iniciados conseguem utilizar; o esporte de lazer exige equipamentos amplos que possam ser aproveitados por diversas faixas etárias, tipos de pessoas e jogos; os equipamentos devem atender amplas necessidades, não ficando “presos” a uma única modalidade. (DIECKERT, 1984).

28 Será que a televisão proporciona uma forma de alienação?
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O lazer passivo, do qual os meios de comunicação, em especial a televisão, fazem uso com bastante propriedade, tornam os espectadores em potenciais consumidores da “indústria do lazer.” (SEED-PR, 2006). Para refletir! Será que a televisão proporciona uma forma de alienação? Imagem: Robert S. Donovan / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

29 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Sobre a relação entre o esporte e o consumo, podemos refletir de diversas formas, tais como: (8) compra de ingressos para assistir a um evento esportivo; investimento de multinacionais em marketing esportivo; matrícula de crianças em escolinhas esportivas com pais influenciados pela mídia; compra de calçados e materiais específicos para a prática esportiva. Imagem: Marcello Casal Jr/ABr / Creative Commons License Attribution 3.0 Brazil. Imagem: Robert S. Donovan / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. A televisão e os meios de comunicação em geral, por influenciarem um grande público, tornando-se produtoras de verdades, criando crenças e ídolos, e divulgando informações pertinentes aos seus interesses, contribuem para a formação de uma massa consumidora. (8)

30 Esporte enquanto trabalho ou esporte de alto rendimento
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Esporte enquanto trabalho ou esporte de alto rendimento Características: regras físicas; subordinação dessa prática a algum órgão oficial (Federação); atividade competitiva; atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior que o prazer de praticar o esporte.

31 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O indivíduo que se envolve com um esporte de alto nível será submetido a ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos; estar bem claro (orientação) das dificuldades e foco na superação. Obs.1: Esporte de alto nível é seletivo e excludente; só tem espaço para os “melhores”. Imagem: Usien / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Obs.2: a carga extenuante de treinamento diário para se atingir um nível de rendimento ótimo (performance), muitas vezes está associada à ocorrência de lesões traumáticas, que são os fatores limitantes. (6)

32 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Doping O uso indevido de substâncias ilegais com finalidade de elevar ilicitamente os níveis da capacidade física, normalmente, quando flagrados em exames antidoping, bloqueia parte da carreira desportiva e deixa algumas sequelas psicológicas, como sentimento de derrota, frustração, entre outros. (6)

33 Esporte enquanto educação (Esporte Educacional)
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Esporte enquanto educação (Esporte Educacional) 1) O esporte deve ser trabalhado de forma adaptada na escola em relação à estrutura/ espaço; ao material; às regras; ao nível de competição; à premiação; aos gestos motores de acordo com as condições sociais e pessoais; à seletividade (não seletivo); ao desenvolvimento de habilidades e competências para além da técnica e gestos motores.

34 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação 2) Objetivos: vivenciar as práticas esportivas visando ao prazer e não à competição (Espírito Esportivo); alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: aprender a aprender; Para a formação de competências (cidadania plena), na busca da inclusão e transformação social. aprender a fazer; aprender a ser; aprender a conviver. Aprendizagem de valores (respeito, honestidade, solidariedade, disciplina, entre outros).

35 Para refletir!!! Esporte na Escola ou Esporte da Escola
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Para refletir!!! Esporte na Escola ou Esporte da Escola

36 Esporte na Escola Subordinação aos códigos da instituição esportiva
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Esporte na Escola Esporte da Escola Subordinação aos códigos da instituição esportiva Prática da cultura escolar princípio do rendimento atlético-desportivo; comparação de rendimentos e recordes; regulamentação rígida; sucesso esportivo (vitória); racionalização de meios e técnicas. não serve à indústria do esporte; esporte como objeto de ensino; reorganização e reestruturação de um saber acumulado historicamente. (Adaptado de BARBANTI, 2000)

37 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Não podemos negar o Esporte da Escola, pois sua ideologia penetra no âmbito escolar por se tratar de um fenômeno social e, na medida que a escola produz uma cultura do esporte, pode relacionar-se com essa prática, confrontando-a, dando-lhe um novo significado. Assim, o esporte como elemento cultural se insere na sociedade de diferentes maneiras, por isso a dificuldade de dissociá-lo da economia, da cultura e da política. (10) Fonte: Acessado em: 20 Abr

38 EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio
O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Extras Júri simulado: dividam-se em 4 equipes; elejam 5 pessoas que irão compor o júri. O restante da turma, dividido em 4 equipes, fará a defesa das quatro visões apresentadas sobre o esporte; no primeiro momento, 1ª e 2ª equipes, com as temáticas “Esporte enquanto saúde e lazer”; no segundo momento, 3ª e 4ª equipes, com as temáticas “Esporte enquanto trabalho e educação”. é importante que o júri não julgue quem será o vencedor, mas sim quais foram os melhores argumentos das equipes.

39 Referências Bibliográficas
EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Referências Bibliográficas BARBANTI, Valdir J. Teoria e prática do treinamento esportivo. Edgard Blucher, DIECKERT, Jürgen. Esporte de Lazer, Tarefa e Chance Para Todos. Rio de Janeiro: Livro Técnico, DUMAZEDIER, Jofre. Sociologia Empírica do Lazer. Tradução: Silvia Mazza e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva: SESC, PARANÁ, SEED. Educação Física. Curitiba: Livro Didático Público., *Sites da Internet: disponíveis nos hiperlinks.

40 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 6-A David Wilmot / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 27/08/2012 6-B Nevit Dilmen / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0. 7-A Eadweard Muybridge / United States public domain. 7-B Mohamed Ouda / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 8 Laup F. / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0. 20 Massimo Finizio / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 21 Didier Vidal / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 26-A Miaow Miaow / Domínio Público.

41 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 26-B Sports and Wheelies Disabled Association / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 27/08/2012 28 Robert S. Donovan / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 29-A Marcello Casal Jr/ABr / Creative Commons License Attribution 3.0 Brazil. 29-B


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google