A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dra. Evelyn Vieira Miranda Psicóloga Clínica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dra. Evelyn Vieira Miranda Psicóloga Clínica"— Transcrição da apresentação:

1 Dra. Evelyn Vieira Miranda Psicóloga Clínica
Potencializando sua Memória para ter Saúde Plena Dra. Evelyn Vieira Miranda Psicóloga Clínica Coord. Núcleo Psicologia - Equipe Saúde Plena Instituto Brasileiro de Neurociência e Comportamento-IBNec Associação Brasileira de Alzheimer-ABRAZ MBA em Gestão de RH

2 Conceituação - Memória
É a capacidade mental de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis seja internamente (cérebro), seja externamente (dispositivos artificiais).

3 Processo - Memória Codificação – formato (código) em que um item é colocado na memória .   Armazenamento – registro da codificação no sistema mental que é armazenado e conservado de forma mais ou menos permanente para posterior utilização   Recuperação – extração de um determinado traço mnésico de entre todos os outros que foram armazenados Retenção

4 Hipocampo Existe uma parte do córtex cerebral (superfície enrugada, coberta por circunvoluções) designada Hipocampo. - Sistema Límbico Este órgão desempenha um papel fundamental, mas ainda não esclarecido, na memória, portanto, uma lesão do hipocampo pode afetar severamente a memória. Pcte. H.M. Ao t ratar epilepsia, O neurocirurgião tirou parte do hipocampo desconhecia sua função, o paciente nunca mais armazenou novas memórias.

5 Tipos de Memória Declarativa ou Memória Explícita/semântica/episódica
Memória Implícita (não-declarativa) ou Emocional Curta e Longa duração. Visuo-espacial Procedural Auditiva

6 O Esquecimento Normal? Adaptativo - Não podemos lembrar de tudo...
Perda ou déficit de informação antes acessível, mas que não tem significado patológico.  “Esqueci algo” Freqüência e “esqueci que esqueci”.

7 Alterações Patológicas da Memória
Qualitativas Amnésias Parcial ou total Paramnésias (perturbação no reconhecimento,Ex:pensa que o pai é o irmão). Dismnésias –alteração da memória “memória ruim”.   Quantitativas Hipomnésias – diminuição recordação. Hipermnésias –estados febris, lembranças da infância.

8 Amnésias  Amnésias sociais – Perda total da capacidade de recordar certas informações correspondentes a um determinado período e vida Apraxias ou motoras – o sujeito não reconhece nem executa gestos ou expressões   Anosognosia

9 Anterógrada – sujeito incapaz de fixar novas informações (pós-trauma) enquanto que as passadas encontram-se perfeitamente recordadas.   Retrógradas – sujeito é incapaz de recordar acontecimentos passados Amnésias Infantil- Memória Emocional Síndrome de Korsakoff- Associada ao Etilismo.

10 Caso Phineas Gage Não só lesões Neurológicas, comportamentais também!
Supervisor de Obra Ferroviária, teve seu crânio atravessado por uma barra de ferro , saiu andando. Sempre educado e bem quisto...depois, agressivo, desrespeitoso...Saiu andando. Lobo frontal –Juízo moral e social.

11 Patologias (memória é afetada)
Mal de Alzheimer Mal de Parkinson TCE Depressão Estresse - TEPT

12 Abordagem psicoterápica
Avaliação e Diagnóstico Grau de comprometimento Tempo e evolução do quadro Sintomas psicopatológicos A fase História de vida

13 Terapia cognitivo comportamental
Explicar a família (n. e fr. sessões, tarefas de casa, em que se baseia) Avaliação conjunta (sintomas, horários, predisposição, eventos estressores) Exposição + Prevenção da Resposta => aumento da ansiedade (exercícios) Habituação => Desaparecimento dos sintomas Capacidade Crítica aos sintomas = piora do tto comportamental e farmacológico Terapia de Família (multifamiliar): Sessões conjuntas Psicoeducação da família sobre o que é o transtorno e o seu tratamento.

14 Avaliação do Estado Mental
Consciência / Atenção / Orientação Memória (meem) Sensopercepção – auditivas 3ª pessoa Inteligência Pensamento – neologismo, idéias Psicomotricidade Vontade e Afetividade DEPOIS ENTRA A FASE DA REABILITAÇÃO!!!

15 Exercite-a! Cultura do Exercício da Memória.
Sem Memória - Sem Identidade.

16 Aumente o Poder do Seu Cérebro
7 3 5 7 6 4 Estude as figuras por 20 segundos, irei fazer outro teste, depois voltarei para este teste! Por 20 Segundos

17 Reconhecimento de Figuras Qual a figura que falta?
1 2 3

18

19 Reconhecimento de Faces

20

21 Exercitando a Memória Esquecimento ou desmotivação? Ou desatenção?
Atividades Intelectuais Foque sua atenção. Se você está interessado em um assunto ou evento, concentre-se nele, evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo ou ficar pensando em outras coisas a serem resolvidas. Dedique aquele momento somente ao seu foco. Reduza o estresse. Aprenda técnicas de relaxamento, organize melhor seu tempo e assim passe a gerenciar melhor o seu estresse.

22 Durma bem. Cuide do seu sono, dormindo as horas necessárias para repousar corpo e mente. Evite atividades exaustivas e estimulantes; café e ambientes barulhentos ou muito iluminados quando estiver próximo do horário de dormir. Organize-se. Ás vezes, é desorganização ,e não problema de memória!Use calendários, agendas, anotações e celulares para organizar atividades, compromissos e idéias. Esta é uma maneira de esvaziar a mente de detalhes que não são importantes, liberando espaço para criatividade e aprendizado.

23 Experimente técnicas de memorização
Experimente técnicas de memorização. Para lembrar o nome de alguém, repita-o várias vezes após ter sido apresentado a pessoa. Estes e muitos outros truques podem ajudar. Melhore sua alimentação! Importante diagnóstico para reabilitar, mas independente disso deve se fazer treinamento de memória! Registre seus Compromissos Psiquismo

24 Lançamento do Curso: TREINAMENTO DA MEMÓRIA.

25 TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR!!!
IDEAL DE SAÚDE: TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR!!! /


Carregar ppt "Dra. Evelyn Vieira Miranda Psicóloga Clínica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google