A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de modulo V Patologias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de modulo V Patologias."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de modulo V Patologias

2 CIE – Centro Integrado de Ensino
Turma de Radiologia – 90 / Prof. Claudia Paredes Apresentação: Camila Almeida de Palma Raino Soares de Oliveira Reinaldo Vieira da Costa Valmir Moreira dos Santos Vânia Vieira Pinheiro

3 Cervical - Padejador de barro

4 Definição Fratura da apófise espinhal de C7, não associada a lesão neurológica: ocorre hiperflexão com a musculatura extensora contraída.

5 Normalmente ocorre devido a acidentes.
Causas Normalmente ocorre devido a acidentes.

6 Radiografia AP e Perfil de cervical
Diagnóstico Radiografia AP e Perfil de cervical Pode ser visto ‘’sinal do duplo processo espinhoso’’ na radiografia AP devido ao deslocamento do segmento fraturado por avulsão.

7 Tratamento Colar cervical rígido

8 Ombro – Ombro congelado

9 Definição é a perda da movimentação ativa e passiva do ombro, o ombro fica rígido e dolorido, não tem ligação com trauma de ombro. A cápsula em volta da articulação do ombro pode se tornar rígida e desenvolver tecido fibroso, causando adesão na articulação.

10 Causas A capsulite adesiva inicia-se com uma inflamação, mas diferentemente das bursites e tendinites, ocorre na cápsula articular, que é o tecido que reveste toda a articulação. Pode existir algum "gatilho" para o desenvolvimento da capsulite, como um pequeno trauma ou um esforço repetitivo. Mas ela pode ocorrer sem nenhuma causa aparente.

11 Radiografia AP e PF ombro
Diagnóstico Radiografia AP e PF ombro

12 Tratamento Os tratamentos mais utilizados atualmente se baseiam na fisioterapia ou acupuntura, métodos considerados “não invasivos”, ou seja, não requerem anestesia, internação, etc., mas são métodos que levam à melhora lenta e gradual, o doente precisa ter paciência e saber que não vai melhorar de uma hora para outra. Temos utilizado em nosso grupo um tratamento baseado em bloqueios analgésicos (injeção de anestésico junto aos terminais nervosos da articulação) que tem levado a um alívio dos sintomas mais rápido, além de serem também feitos no consultório e com altos índices de bons resultados.

13 Dorsal - Escoliose

14 Definição A escoliose é um encurvamento da coluna vertebral. A coluna vertebral se encurva no meio ou nos lados.

15 Causas A escoliose congênita (de nascença) decorre de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recémnascido A escoliose neuromuscular é causada por problemas como fraqueza muscular ou do controle precário dos músculos, ou paralisia decorrente de doenças como paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida e pólio. A escoliose idiopática não possui causa conhecida. A escoliose idiopática em adolescentes é o tipo mais comum.

16 Radiografia PA e AP de coluna vertebral.
Diagnóstico Radiografia PA e AP de coluna vertebral.

17 Tratamento O tratamento para a escoliose vai depender da idade do indivíduo e do grau da curvatura. Quando ela é diagnosticada ainda em bebê e em crianças e é considerada grave, uma boa opção é utilizar o colete de milwaukee, sob a orientação de um ortopedista. Quando ela é descoberta em indivíduos adultos, muitos podem beneficiar-se de uma especialidade da fisioterapia que é a Reeducação Postural Global (RPG). Esta técnica utiliza várias posturas e exercícios que visam realinhar a coluna trazendo grandes benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas. Em casos mais graves, necessita cirurgia

18 Lombar – Hérnia de disco

19 Definição A coluna vertebral é composta por vértebras. Em seu interior, passa a medula espinhal ou nervosa. A hérnia de disco ocorre quando todo, ou parte, de um disco na espinha é forçado a atravessar uma parte mais fraca do disco. Isso gera pressão nos nervos vizinhos.

20 Causas Predisposição genética Envelhecimento Sedentarismo Peso

21 Diagnóstico Pode ser feita uma eletromiografia para determinar exatamente a raiz de nervo em questão. O mielograma pode ser usado para determinar o tamanho e a localização da hérnia de disco. O teste de velocidade de condução do nervo pode ser feito. A ressonância magnética ou a tomografia computadorizada da coluna evidenciam a pressão sobre o canal espinhal pela hérnia de disco. Pode ser feito um raio X da coluna para excluir outras causas de dor nas costas ou no pescoço. Entretanto, não é possível diagnosticar uma hérnia de disco apenas com uma radiografia de coluna.

22 Tratamento Medicacao e fisioterapia 90% aptos
Quando na lombar (clínico) Recomendações: Evitar excessos, cuidar do peso, praticar exercicios.

23 Pelve – Fratura femoral proximal do quadril

24 Definição A fratura da porção proximal do fêmur (colo do fêmur) e da sua área articular é um dos problemas ortopédicos mais comuns nos idosos, sobretudo em mulheres. O osso pode tornar-se tão enfraquecido que um simples movimento de torção provoca uma fratura patológica. Uma pessoa idosa pode cair e quebrar o quadril, mas em muitos pacientes a queda deve-se a uma fratura precedente. Nesses casos, a pessoa não fratura porque cai, mas cai porque fratura. Ocasionalmente, uma pessoa sadia também pode fraturar o colo do fêmur em razão de um traumatismo violento, mas isso é mais raro. A fratura do colo do fêmur pode ser completa ou incompleta e a linha de fratura pode localizar-se em qualquer nível do osso. Quanto mais horizontal ela for, melhor será o prognóstico do tratamento.

25 Tratamento O tratamento da fratura do colo do fêmur é cirúrgico, precedido de uma tração que visa recolocar no lugar as partes ósseas afetadas, as quais devem, em seguida, serem fixadas por meio de pinos ou parafusos. Desde o primeiro dia, o paciente pode assentar-se na cama ou numa poltrona e deve começar a andar o mais cedo possível, mesmo que de início usando muletas, as quais podem ser completamente abandonadas ao final da segunda semana. 

26

27 Radiografias solicitadas: AP, obliquas a 45 graus, In Let e Out Let.
Diagnóstico Radiografias solicitadas: AP, obliquas a 45 graus, In Let e Out Let.

28 Sacro/Coccix - Coccidinía

29 Definição O nome Coccidinia significa dor na região do Cóccix, que pode ser de moderada a aguda e que pode ter muitas etiologias (causas) e por isso tratamentos diferentes. Regra geral os sintomas são desencadeados por se sentar em superfícies duras, por movimentos repetitivos (saltar, correr, no caso dos atletas), no movimento de levantar depois de estar sentado muito tempo, nas relações sexuais, sobretudo nas mulheres, e na defecação. A Coccidinia é 5 vezes mais frequente nas mulheres (justificado pela anatomia) do que nos homens.

30 Tratamento O tratamento Osteopático varia e depende obviamente da causa da disfunção. Em termos gerais, o tratamento engloba técnicas específicas que permitam um relaxamento dos músculos e ligamentos adjacentes, um reequilíbrio do jogo articular da coluna lombar, bacia, coxo-femorais, sacro e cóccix, aconselhamento de exercícios domésticos.

31 Diagnóstico A melhor forma de diagnóstico de subluxação do cóccix é o RX nas posições de pé e sentado.

32 Bibliografia maurogracitelli.com/blog/capsulite
medicinacirurgiageral.blogspot.com drauziovarella.com.br osteopatia-aartedotoque.blogspot.com


Carregar ppt "Trabalho de modulo V Patologias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google