A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Influências genéticas e ambientais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Influências genéticas e ambientais"— Transcrição da apresentação:

1 Influências genéticas e ambientais
Unidade Disciplina: Desenvolvimento humano I

2 Genótipo e fenótipo Genótipo: conjunto específico de “instruções” contidas nos genes de um indivíduo. Fenótipo: conjunto de características reais observáveis. Resulta do genótipo, das influências ambientais (desde a concepção) e da interação entre ambos. Ex.: possível genótipo associado a QI alto + álcool durante a gravidez → possível dano ao sistema nervoso → retardo leve.

3 O que causa o desenvolvimento?
Natureza x ambiente: eis uma das questões mais antigas e centrais na filosofia e na psicologia:

4 ● Influência da natureza
“A herança genética é individual, assim como coletiva” a- Inclinações e limitações inatas b- Maturação c- Herança genética (Bee, 2003, p. 33).

5 Inclinações e limitações inatas
Conceitos convergentes com a noção de ideias inatas. Os defensores destes conceitos argumentam que os bebês nascem com tendência a responder de determinadas maneiras, com “concepções preexistentes” e também com limitações quanto ao entendimento do mundo e ao número de caminhos desenvolvimentais possíveis.

6 Maturação Termo usado para descrever padrões sequenciais de mudanças geneticamente programadas. Um padrão maturacional é universal e relativamente independente de influência ambiental. Possibilita mudanças físicas e psicológicas.

7 Herança genética A natureza também pode contribuir para variações entre indivíduos. Pesquisas com gêmeos e com crianças adotadas são feitas para estimar o impacto dos genes sobre o desenvolvimento.

8 ● Influências do ambiente
Ao contrário da maturação, a aprendizagem resulta da experiência. Modelos internos da experiência: os efeitos de uma experiência são indissociáveis da interpretação que o indivíduo faz da mesma. As influências do ambiente envolvem desde a relação materno-filial até o contexto cultural mais amplo em que se está inserido.

9 Interação entre natureza e ambiente
Hoje, os desenvolvimentalistas concordam que o “desenvolvimento de uma criança é produto de algum padrão de interação entre natureza e meio ambiente” (Bee, 2003, p. 31). A questão, então, se complexifica: como natureza e ambiente interagem? Qual é a contribuição oferecida por cada processo?

10 Métodos de estudos das influências hereditárias
Reprodução seletiva Estudos familiares ou de parentesco

11 Ex. de pesquisa: habilidades de ratos para percorrer labirintos.
Reprodução seletiva Ocorre a manipulação deliberada das características genéticas de animais e o cruzamento seletivo. Ex. de pesquisa: habilidades de ratos para percorrer labirintos.

12 Estudos familiares ou de parentesco
a- Modelo com gêmeos Gêmeos idênticos são mais parecidos um com o outro do que gêmeos fraternos? b- Modelo de adoção As crianças adotadas são mais similares a seus pais biológicos ou a seus pais adotivos?

13 Estimando a contribuição dos genes e do meio ambiente
Para características que a pessoa pode ou não apresentar, calculam-se e comparam-se taxas de concordância. Ex. pesquisa: taxa de concordância para homossexualidade (Shaffer, 2009, p. 88 e 167) Gêmeos idênticos Gêmeos fraternos homens 52% 22% mulheres 48% 16%

14 Estimando a contribuição dos genes e do meio ambiente
Para características contínuas, como altura e inteligência, a influência genética é estimada por meio do cálculo dos coeficientes correlacionais. Ex. pesquisa: Coeficientes correlacionais médios para testes de inteligência (Shaffer, 2009, p. 89) Criados juntos Criados separados Meio irmãos (parentesco: 0,25) +0,31 - Pais e filhos bio (0,50) +0,42 +0,22 Irmãos (0,50) +0,47 +0,24 Gêmeos fraternos (0,50) +0,60 +0,52 Gêmeos idênticos (1) +0,86 +0,72

15 Correlações genótipo - ambiente
Passivas: o ambiente em que as crianças são criadas está correlacionado com (e tendem a se combinar) com os genótipos delas. Evocativas: as características geneticamente influenciadas de uma criança vão afetar o comportamento de outros em relação a ela. Ativas: os ambientes preferidos e procurados pelas crianças serão aqueles mais compatíveis com a predisposição genética delas. (Shaffer, 2009, p. 97)


Carregar ppt "Influências genéticas e ambientais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google