A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?"— Transcrição da apresentação:

1 C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?

2 As áreas repulsivas no território português
As tendências observadas escondem diferentes dinâmicas territoriais, que se devem à existência de movimentos migratórios entre as várias regiões, nomeadamente entre as mais rurais e as mais urbanizadas. Algumas regiões continuam a revelar uma forte capacidade de atração e crescimento populacional e outras caracterizam-se por elevadas e contínuas perdas de população. Taxa de crescimento natural em Portugal continental, por NUT III em 2010.

3 Os problemas das áreas repulsivas
Insuficiência de população ativa e de mão de obra qualificada. Despovoamento, gerado pelo abandono de muitas aldeias, ficando a população rural envelhecida, dispersa e isolada. Decréscimo da natalidade e do número de jovens. Perda de importância da atividade agrícola, hoje praticada sobretudo por idosos, acentuando o seu caráter de subsistência. Degradação ambiental, por abandono da agricultura e expansão de matos e baldios, mais suscetíveis à ocorrência de incêndios. Fragilidade do tecido económico, com repercussões no aumento da população desempregada. Alteração da estrutura de procura de serviços coletivos sociais e culturais. Insuficiência de infraestruturas e de equipamentos (água, eletricidade, saneamento e vias de comunicação).

4 As consequências do crescimento populacional das áreas urbanas
Nas áreas metropolitanas, que representam pouco mais de 4 % do território de Portugal continental, residem mais de 4 milhões de pessoas, o que significa que, nestes espaços, com uma superfície restrita, se concentra mais de 40 % da população. Capacidade de carga humana - o número limite de pessoas que se podem fixar numa região, sem pôr em causa a sua sustentabilidade.

5 As consequências do crescimento populacional das áreas urbanas
Os valores de densidade populacional são muito elevados na maioria destes dois polos de concentração do povoamento. Por isso, se fala de bipolarização do povoamento em Portugal. A densidade populacional na Área Metropolitana do Porto. A densidade populacional na Área Metropolitana de Lisboa.

6 processo de urbanização
Os problemas das áreas atrativas Consequências do processo de urbanização Expansão de espaços com excesso de construção de edifícios; Insuficiência de equipamentos escolares, de saúde e outros, de apoio à população; Surgimento de grandes desigualdades sociais no interior das áreas urbanas que originam muitas vezes problemas como a segregação espacial e a exclusão social; Degradação de muitos bairros nas periferias e nos centros históricos das cidades; Aumento dos riscos de inundação provocados pela construção em leitos de cheia ou pela excessiva impermeabilização dos solos com a construção de edifícios, ruas e estradas; Degradação ambiental decorrente da crescente produção de resíduos e do aumento dos vários tipos de poluição; Aparecimento de estratos da população sem meios para obter uma habitação condigna, levando à construção de bairros de barracas; Insuficiência de espaços verdes e de equipamentos de lazer; Incapacidade de algumas infraestruturas (de saneamento básico ou da acessibilidade, entre outras) responderem às necessidades da população.


Carregar ppt "C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google