A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cromatina No núcleo das células eucarióticas em interfase, isto é, em fase de não divisão celular, existe uma estrutura fibrosa, designada por cromatina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cromatina No núcleo das células eucarióticas em interfase, isto é, em fase de não divisão celular, existe uma estrutura fibrosa, designada por cromatina."— Transcrição da apresentação:

1 A cromatina No núcleo das células eucarióticas em interfase, isto é, em fase de não divisão celular, existe uma estrutura fibrosa, designada por cromatina. Esta é constituída pelo ácido desoxirribonucleico (DNA) associada a proteínas básicas, histonas e não histonas. O DNA apresenta-se na forma habitual de dupla-hélice.

2 A cromatina As histonas H2A, H2B, H3 e H4 unem-se, formando um octâmero denominado nucleossoma, à volta da qual se enrola o DNA. A histona H1 une os nucleossomas adjacentes, "empacotando-os", uma vez que a molécula de DNA "dá" uma volta e meia em torno do octâmero de histonas é essencial a sua existência para estabilizar este enrolamento.

3 Eucromatina e Heterocromatina
Conhecem-se dois tipos de cromatina: Eucromatina, que consiste em DNA ativo, ou seja, que pode-se expressar como proteínas e enzimas. Heterocromatina, que consiste em DNA inativo e que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular.

4 Eucromatina e Heterocromatina
Distinguem-se dois tipos de heterocromatina: Heterocromatina constitutiva, que nunca se expressa como proteínas e que se encontra localizada à volta do centrómero (contém geralmente sequências repetitivas); Heterocromatina facultativa, que, por vezes, é transcrita em outros tipos celulares, consequentemente a sua quantidade varia dependendo da atividade transcricional da célula. Apresenta-se condensada na interfase.

5 Eucromatina e Heterocromatina
Funções da heterocromatina: Proteção da eucromatina contra quebras e rearranjos; Regulação do emparelhamento dos cromossomas Controlo do mecanismo de transporte ao nível dos poros nucleares; Estabilização de certas regiões cromossómicas (centrómero e telómero); Contribuição para a especiação e evolução (pela facilidade de rearranjos cromossómicos nestas zonas que conduzem à evolução dos cariótipos e pelo estabelecer de barreiras à fertilidade).

6 Cromatina em interface
A cromatina em interfase encontra-se dispersa, nesta fase dá-se a síntese do ácido ribonucleico mensageiro (mRNA). A cromatina no núcleo em interfase está dividida em domínios estruturais, como: Território dos centrómeros; Território dos telómeros.

7 A cromatina Cadeia simples de DNA
Filamento de Cromatina (DNA com histonas) Cromatina condensada em interfase com centrómeros Cromatina condensada em prófase (existem 2 cópias de DNA) Cromossoma em metáfase


Carregar ppt "A cromatina No núcleo das células eucarióticas em interfase, isto é, em fase de não divisão celular, existe uma estrutura fibrosa, designada por cromatina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google