A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BRINCADEIRA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BRINCADEIRA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

1 A BRINCADEIRA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ALIEGE CECHINATO ZANOTO CLÁUDIA DA MOTTA MANOZZO ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS O DIREITO DE BRINCAR: A BRINCADEIRA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2 ALIEGE CECHINATO ZANOTO
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR: BRINCADEIRA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL” ALIEGE CECHINATO ZANOTO Educadora de Séries Iniciais no município de Campestre da Serra na Escola Municipal Joanita Giacomeli Tavares, e na Escola Estadual de Ensino Médio Álvaro Laureano Brum, graduada em Pedagogia-Séries Iniciais. CLÁUDIA DA MOTTA MANOZZO Educadora de Séries Iniciais no município de Campestre da Serra na Escola Municipal Joanita Giacomeli Tavares, e na Escola Estadual Schio Neto, graduada em Pedagogia-Séries Iniciais.

3 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR:
A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL” TEMA : “O DIREITO DE BRINCAR: A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

4 No que as brincadeiras favorecem a aprendizagem na educação infantil?
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.” PROBLEMA: No que as brincadeiras favorecem a aprendizagem na educação infantil?

5 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.” JUSTIFICATIVA A escolha deste tema tem o propósito de enfatizar a importância dos jogos e brincadeiras, no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Toda a gama de conhecimento necessário às brincadeiras, só se adquire visualizando a concepção do homem, sociedade e dos fins da educação. A avaliação lúdica tem importância significativa, onde a criança precisa ser avaliada com base nas necessidades e experiências em seu mundo simbólico-cultural. Visto que desde os primórdios da história a visão de corpo e mente segundo Descartes é fragmentada, infelizmente alguns professores ainda têm essa visão e trabalham o corpo de forma mecanizada. O desenvolvimento psicomotor é imprescindível na educação infantil, pois nesta fase ela busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal, que é um elemento básico para a formação da sua personalidade. A importância dos jogos e brincadeiras é fundamental para a assimilação das primeiras aprendizagens. Considerando-se a importância das brincadeiras na educação infantil, sendo que essa atividade é fonte inesgotável de desenvolvimento global da criança. Não se pode deixar de explorar os jogos cooperativos bem como a educação como um todo Sendo indispensável que o desenvolvimento da criança seja de forma global, através de um trabalho bem feito, reforçado futuramente, em experiências pessoais ou em conjunto com a sociedade.

6 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.” HIPÓTESES As brincadeiras na educação infantil têm a finalidade do desenvolvimento integral da criança. Através das brincadeiras as crianças encontram um espaço fértil para trabalhar as suas individualidades físicas, intelectuais e emocionais. Existe integração entre professores e alunos nas brincadeiras e aprendizagens na educação infantil.

7 OBJETIVO GERAL OBJETIVOS
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.” OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Identificar a importância do lúdico e do desenvolvimento psicomotor no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Encontrar a melhor forma de avaliar esse processo não tirando o caráter lúdico do mesmo.

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.” OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender a atividade lúdica no desenvolvimento afetivo-social do ponto de vista conceitual; Conceituar ludicidade, brinquedo e brincadeira, dentro do processo ensino- aprendizagem na Educação Infantil; Relacionar a ludicidade, os jogos e as brincadeiras ao desenvolvimento psicomotor da criança, compreendendo a importância desta ludicidade neste processo; Identificar o motivo do brincar das crianças, a partir das contribuições de teóricos; Identificar a melhor forma de avaliar o lúdico, dentro do mundo simbólico-cultural da criança.

9 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.” METODOLOGIA A metodologia utilizada neste trabalho foi baseada no método dedutivo e fundamentada em pesquisa bibliográfica de obras publicadas que tenham relação com este tema, oferecendo meios para definir e resolver problemas conhecidos, como também novas áreas que não se consolidaram.

10 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR
A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.” INTRODUÇÃO: Este trabalho busca subsídios teóricos que mostrem como as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, como deve ser realizada a avaliação lúdica, qual a importância e quais as brincadeiras que podem ser utilizadas para o desenvolvimento psicomotor da criança na Educação Infantil e o lúdico no desenvolvimento afetivo-social.

11 A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.” CAPITULO I A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Cada situação pode ser uma situação de ensino-aprendizagem. Pessoas capazes de indagar, pesquisar, procurar alternativas, experimentar, analisar, dialogar, compreender, ter uma atitude científica perante a realidade, são pessoas que aprendem e ensinam em todas as situações. O importante é, não só definir a aprendizagem como a aquisição de novos comportamentos, mas como formação da consciência, a formação de novos valores, disposição e formas interiores de pensar, ser e sentir que se exteriorizam através das atitudes e ações, sempre lembrando que para alguém que alguém aprenda é necessário que queira aprender. É na educação infantil que se constroem os alicerces e se erguem as paredes da formação estrutural cognitiva, afetiva, psicomotora e social, começando tudo pela brincadeira, levando a criança a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade.

12 O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO AFETIVO SOCIAL
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.” CAPITULO II O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO AFETIVO SOCIAL As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade. Dessa forma, entende-se que a brincadeira é algo muito sério e fundamental. O ato de brincar contribui para um melhor desenvolvimento da criança nos seus aspectos físico, afetivo, intelectual e social. A educação lúdica, além de contribuir e influenciar na formação da criança possibilita um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, uma integração na prática da democracia enquanto investe na produção séria do conhecimento. O lúdico conduz a criança à busca, ao domínio de um conhecimento mais abstrato misturando uma parcela de trabalho, com uma boa brincadeira.Desta forma transforma esse trabalho, numa brincadeira bem – sucedida.

13 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL” CAPITULO III AVALIAÇÃO LÚDICA: AVALIANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Na educação infantil, a avaliação exige um olhar reflexivo do andamento das atividades escolares que devem ser voltadas para o lúdico e significativas, respeitando o mundo simbólico-cultural da criança bem como o desenvolvimento global dos envolvidos. Avaliar na educação infantil é difícil pela falta de propostas pedagógicas , de critérios sistemáticos, bem como oficialização dos órgãos competentes. É necessária a superação do caráter assistencial à criança pequena ainda muito presente nas creches e pré-escolas.

14 DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL” CAPITULO IV DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Na educação infantil a criança busca experiências em seu próprio corpo,formando conceitos e organizando o esquema corporal,que é um elemento para a formação da personalidade da criança;ela se sentirá mais segura na medida em que conhecer bem o seu corpo e que puder utilizá-lo não só para se movimentar , mas também para agir e transformar o mundo à sua volta. Dentro da psicomotricidade existem elementos básicos ou pré-requisitos que são condições mínimas e necessárias para uma boa aprendizagem, que são:esquema corporal, lateralidade, orientação espacial e orientação temporal, ritmo,análise-síntese, visual e auditiva.

15 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL” CONSIDERAÇÕES FINAIS Percebemos, ao finalizar o presente estudo sobre “O direito de brincar: A brincadeira e aprendizagem na educação infantil”, que a ludicidade é um dos principais eixos norteadores do processo ensino-aprendizagem. Constata-se também que é preciso dar ênfase ao desenvolvimento psicomotor da criança. A importância dos jogos e brincadeiras é imprescindível para a assimilação das primeiras aprendizagens. A criança cujo esquema corporal é mal constituído não coordena bem os movimentos, apresentando defasagem em diferentes atividades. Por isso o lúdico é apoiado por vários teóricos e psicólogos devido a sua importância na Educação Infantil.

16 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL” Portanto educadores que atuam na Educação Infantil precisam conscientizar-se da necessidade e do direito da criança de brincar, o lúdico contribui para a unificação e integração da sua personalidade promovendo situações de autonomia e oportunizando estimulação para seu desenvolvimento integral. Na educação infantil a criança precisa ser avaliada no seu desenvolvimento global devendo ser considerados os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor,com base nas necessidades e experiências em seu mundo simbólico-cultural.

17 Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos,
Apenas brincando Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos, Por favor não diga que estou apenas brincando. Porque enquanto brinco estou aprendendo Sobre equilíbrio e formas. Quando estou pintando até os cotovelos, Ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila, Por favor não me deixe ouvir você dizer ele está apenas brincando. Porque enquanto brinco estou aprendendo. Estou me expressando e criando. Eu posso ser um artista ou um inventor um dia. Quando você me vê sentado numa cadeira Lendo para uma platéia imaginária, Por favor não ria e pense que eu estou apenas brincando. Eu posso ser um professor, uma professora algum dia.

18 Quando estou entretido com um quebra-cabeça,
Ou com algum brinquedo na minha escola, Por favor não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras Porque enquanto brinco estou aprendendo. Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas. Eu posso estar numa empresa algum dia. Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, Correr e movimentar meu corpo, Por favor não diga que estou apenas brincando. Eu estou aprendendo como meu corpo funciona. Eu posso ser um médico, enfermeiro ou atleta algum dia. Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje, E eu digo, eu brinquei. Por favor não me entenda mal. Porque enquanto eu brinco estou aprendendo.

19 A Deus, pois quando necessitamos dele, Ele nos carrega nos braços.
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS “O DIREITO DE BRINCAR A BRINCADEIRA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL” AGRADECIMENTOS A Deus, pois quando necessitamos dele, Ele nos carrega nos braços. A família que nos assistia com olhar sereno, refletindo a esperança de que tudo valeria a pena Aos mestres que tem o dom de transmitir o conhecimento e a garra de vencer obstáculos Aos nosso alunos por nos ensinarem que, mais do que conservar o novo é preciso renovar o velho, todos os dias


Carregar ppt "A BRINCADEIRA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google