A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EAD – PEDAGOGIA - CAMPUS VIRTUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EAD – PEDAGOGIA - CAMPUS VIRTUAL"— Transcrição da apresentação:

1 EAD – PEDAGOGIA - CAMPUS VIRTUAL
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO TAISA COSTA VLIESE EAD – PEDAGOGIA - CAMPUS VIRTUAL Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2011.

2 LEV VYGOTSKY E A ALFABETIZAÇÃO
A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL (SOCIOINTERACIONISTA) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO Ninguém nasce gostando ou com habilidades para ler e escrever. Essas Funções Mentais Superiores são construídas na interação social, através do contato com pessoas e objetos culturais. Então, mãos á obra!

3 LEV VYGOTSKY E A LINGUAGEM
A linguagem desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento e na evolução histórica da consciência. “ a palavra liga um complexo sistema de conexões do córtex cerebral da criança e se converte numa poderosíssima ferramenta que introduz formas de análise e síntese na percepção infantil que a criança seria incapaz de desenvolver por si mesma (LURIA, 1985, p: 12).

4 Lev Vygotsky criou uma teoria sobre o desenvolvimento semântico e sistêmico da consciência e, segundo ele, as origens do pensamento abstrato e categorial devem ser buscadas nas formas sociais da existência histórica do homem, mais especificamente, na linguagem. LINGUAGEM HOMEM A linguagem é uma forma de materializar o pensamento. Ela é responsável pela interação e, por isso, é social.

5 LIGUAGEM NAS ENUNCIAÇÕES, NOS DICURSOS E NAS PRATICAS CULTURAIS
Assim: A apropriação da leitura e da escrita deve ser pensada dentro de um processo de troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos. Fazer uso da leitura e da escrita é também organizar a nossa linguagem na oralidade, no pensamento, fazendo uso das letras.

6 CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO
DE VYGOTKY O Desenvolvimento psíquico acontece a partir das interações sociais com elementos que foram a nossa cultura. Funções mentais elementares Funções mentais superiores LINGUAGEN

7 CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM
DE LEV VOGOTSKY Por entender que os homens se constituem como pessoas no seu contexto de cultura, o sujeito na perspectiva de um sujeito da sua história e da sua cultura, um ser histórico-cultural. Assim, ele participa, constrói e, na relação com a sua cultura, se constitui como pessoa. Os homens não são determinados pela cultura, mas autores de sua história, portanto, os percursos de desenvolvimento da vida são singulares e peculiares para cada pessoa.

8 A PRÉ-HISTÓRIA DA LÍNGUA ESCRITA
Brincadeira inaugura a capacidade de representação simbólica FALA – BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA- DESENHO – ESCRITA E LEITURA É o início do processo de alfabetização. Compreende que representa com palavras, com o corpo e com desenhos. Agora representa com palavras escritas

9 A ONTOGÊNSE REPETE A FILOGÊNESE
O homem passou a andar bípede, liberou as mãos da marcha e começou a transformar a natureza.

10 VYGOTSKY E SUA CONTRIBUIÇÃO
PARA ALFABETIZAÇÃO A criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura. Isto deve ser considerado como algo relevante no processo de alfabetização. A ação educativa só tem sentido se estiver adequada a este sujeito, sua idade e seu contexto de vida. O que escrevo? Quando escrevo ?Como escrevo? Para quem escrevo? O que leio? Quando leio? Como leio? Para quem leio?

11 É através do discurso da própria criança que esses elementos entram na escola.
A proposta pedagógica deve estar organizada para dar voz e vez a esta criança. Dentro dessa perspectiva, os discursos orais que poderão se organizar em discursos escritos das crianças serão os conteúdos de trabalho do professor alfabetizador.

12 O SOCIOINTERACIONISMO E
O LETRAMENTO Há diferentes dimensões do aprender a ler e a escrever: ao lado da compreensão do sistema da escrita, seu funcionamento, seu caráter convencional e suas especificidades, importa poder colocar esse Conhecimento lingüístico a serviço de práticas socialmente contextualizadas. Mais do que assimilar um determinado saber, estar alfabetizado requer um rol de competências para a efetiva inserção no mundo letrado, o que, por si só, transforma a condição do sujeito na sociedade.

13 A DIMENSÃO DISCURSIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Smolka aponta a possibilidade de uma alfabetização numa dimensão discursiva. As crianças são sujeitos de sua história e de sua cultura, autores dos discursos orais e escritos, produzidos para se apropriar da linguagem na sua forma escrita. Qual é a concepção de alfabetização do professor alfabetizador? Qual é a sua concepção de aprendizagem?

14 É necessário pensar que, ao aprender a ler e escrever, a criança aprende também a interagir com os outros usando uma nova forma de linguagem. Isto significa que a criança precisará refletir sobre o que escrever, para quem escrever, quando escrever e como escrever, uma vez que a escrita será mais instrumento de interação nas suas relações cotidianas.

15 ALFABETIZAÇÃO COMO UM PROCESSO DISCURSIVO
A compreensão da alfabetização como um processo discursivo pressupõe a organização de uma proposta pedagógica que favoreça: um trabalho com a oralidade; a leitura e a escrita com função social; a criança como um sujeito do discurso

16 TRABALHO COM A ORALIDADE: EXPLORANDO ELEMENTOS DA ORALIDADE
É referência de linguagem para a criança; Possibilita explorar a organização do pensamento para, em seguida, trabalhar com a linguagem na sua forma escrita.   Exemplos. Conversas, leitura de textos, debates e brincadeiras, explorando de forma intensa os elementos da oralidade.

17 A LEITURA E A ESCRITA COM
FUNÇÃO SOCIAL Produção de textos nas suas formas mais variadas. Trabalho com  textos reais, materiais reais e situações adequadas às condições escolares. Assim, a leitura e a escrita funcionarão com sentido e significado para as diferentes crianças. Textos reais = textos que fazemos uso socialmente, como, por exemplo,  a propaganda, o livro, a música, a poesia, os jornais, avisos, as placas de anúncio, os bilhetes, as listas, entre outros.

18 Marta Kohl - Vygotsky - Parte 1
(8:32) Marta Kohl - Vygotsky - Parte 6 (final)

19 MOMENTO ATIVIDADE Vamos alfabetizar utilizando como os rótulos como material ? Vantagens: Baixo custo Fácil Acesso Leitura informativa relevante para a crianças Pesquisa pode ser feita pela própria criança Entre outras Objetivos: Leitura Incidental Leitura com todos os sentidos: Identificação dos produtos Classificação dos produtos Conhecimento da Língua Aumento do vocabulário Conhecimento do sistema monetário e de medida.

20 As embalagens comerciais… e demais portadores de texto possibilitam suposição de sentido a partir do conteúdo, da imagem ou foto, do conhecimento da marca ou do logotipo, isto é, de qualquer elemento do texto ou do seu entorno que permita ao aluno imaginar o que poderá estar aí escrito” (p. 83). ATIVIDADES POSSÍVEIS Nome do Produto Quem fabrica o produto Slogan do produto Como podemos utilizá-lo Quais ingredientes são usados em sua produção? Qual o peso, data de fabricação e data de validade. Há código de barra. Começa com qual número? O que isso significa. Como devemos conservar e armazenar esse produto. Identificação e comparação de preço dos produtos. Onde armazenar cada produto comprado. conjunto de produtos.

21 Banheiro Sala de televisão Cozinha Área de serviço

22 O QUE VOCÊ COME E BEBE NO CAFÉ DA MANHÃ?

23 O QUE VOCÊ USA PARA DAR BANHO NUM BEBÊ?

24 COMPARANDO OS PREÇOS ENTRE MERCADOS

25 VAMOS FAZER UM PUDIM DE LEITE? Modo de Fazer:
Ligue o forno para aquecer por 10 minutos. Bata no liquidificador os ovos, o leite moça e o leite por 3 minutos . Faça uma calda com o açúcar, deixe esfriar. Coloque a calda numa forma com furo no meio, coloque o pudim sobre a calda Leve ao forno, não precisa ser em banho-maria, espere ficar moreninho em cima, em torno de 40 minutos Aguarde esfriar e leve à geladeira Ingredientes 3 ovos 1 lata de leite condensado 1 medida da lata de leite condensado de leite de vaca É bom fazer de um dia para o outro


Carregar ppt "EAD – PEDAGOGIA - CAMPUS VIRTUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google