A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIMINAS Diario de Bordo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIMINAS Diario de Bordo"— Transcrição da apresentação:

1 UNIMINAS Diario de Bordo
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Diario de Bordo Dunalva Elenita Dez. 2007

2 Introdução Vivências Fato Significativo Considerações Gerais
Sair

3 Introdução Este diário é uma avaliação, das disciplinas:
Informática aplicada à educação I, ministrada pela Profª. Gilca Vilarinho . Estudos Independentes III, ministrada pela Profª. Ana Carolina Scalia. O objetivo é expor os momentos e experiências vividos em sala de aula, no decorrer do terceiro período do curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional – Uniminas. Voltar

4 Vivências O Espelho Envelhecer é Vencendo obrigatório, crescer
é opcional Vencendo Desafios As Cores dos Sentimentos O Presente Aurora do Tempo O Espelho Voltar

5 Vencendo Desafios Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

6 Descrição Facilitadoras: Cristiane Sofia
Dunalva Elenita e Graciela Soares Número de Participantes: de 20 a 25 pessoas. Objetivo: O objetivo desta brincadeira foi mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou impotência. Devemos aprender que somos capazes de superar todos os desafios colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia. Recursos: Gravuras, data show, cadeiras, vendas para os olhos, aparelho de som, cd de mensagem e de músicas, bombom, caixa e língua de sogra. Duração: 60 minutos Voltar

7 Metodologia Objetivo: Quebra-gelo
 1 Momento-Aquecimento : Informar aos participantes que o objetivo desta vivência é a superação dos desafios, que possamos repensar nossas atitudes e comportamentos diante das diversidades das situações que vivenciamos no decorrer do dia-a-dia. Objetivo: Quebra-gelo Procedimento: 1º momento:Orientar o grupo que forme um círculo ao redor das cadeiras que estarão organizadas. 2º momento: De mãos para trás deverão iniciar voltas ao redor das cadeiras ao ouvirem o som da música, (dança das cadeiras). 3º momento: Será oferecida uma premiação ao ganhador. Continuar

8 2 Momento-Ação: Material: Garrafas, colchonetes, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos. Procedimento: Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala .Os participantes devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o trajeto que percorrerão posteriormente. Os participantes deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver, devem permanecer parados até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada.As facilitadoras , imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos da sala.A facilitadora insistirá que o grupo tenha bastante cuidado para não derrubar os obstáculos, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo a facilitadora pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos. Dica: Enquanto os obstáculos são retirados por outro facilitador é importante conversar com os participantes sobre o que será feito em seguida a fim de que eles não escutem pequenos ruídos que possam ser causados por algum descuido na retirada dos objetos. Continuar

9  3 Momento- Socialização: Deixaram as pessoas a vontade para expor seus comentários e sentimentos a partir da técnica vivenciada, promovendo uma troca de experiências e ponderações entre o grupo. Foram feitas perguntas ao grupo: O que vocês pensaram que fosse acontecer? Foi esperado? Quais sensações tiveram ao estarem com os olhos vendados? Etc... 4 Momento-Processamento: Apresentou-se um clipe musical sobre a mudança de atitude. 5 Momento – Avaliação: Disponibilizou-se gravuras,espalhando-as pelo chão. Cada pessoa escolheu uma gravura que representasse em qual circunstância ela sente medo e avaliou a vivência e fez-se um breve comentário explicando o motivo da relação. Voltar

10 Considerações Pessoais
Essa vivência foi apresentada pelo meu grupo, foi difícil organizar as idéias, eu não sabia que era capaz de contribuir com a criação de algo que ajudasse tanto as pessoas, aprendi que não importa o tamanho dos obstáculos, o que vale é a força de vontade, colaboração dos amigos e determinação em realizar nossos sonhos. Voltar

11 Envelhecer é obrigatório,
crescer é opcional Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

12 Descrição Facilitadoras: Chirlly Cristine de Freitas,
Janaína Arcanjo e Mariana Ribeiro Número de participantes: 10 a 35 pessoas. Objetivo: aprofundar relacionamentos, possibilitar a integração do grupo, a heteropercepção, a auto percepção e a criatividade. Recursos: uma folha para que cada participante possa desenhar uma árvore; caixa de giz de cera e canetinhas de cores variadas; CD de músicas para acolhida do grupo; equipamento de som; colchonetes para que eles possam ficar acomodados para desenhar; slides e trilha sonora para relaxar.Entrega de um texto de motivação e um coração de cartolina, com uma frase motivadora.  Duração: 1h Voltar

13 Metodologia 1º momento – aquecimento (10 minutos): foi solicitado aos participantes, que em roda façam um gesto de expressão que represente sua característica e expressar em gesto o que está sentindo. 2º momento – ação (20minutos): colocar os colchonetes no chão para acomodar os participantes e uma música de fundo (É preciso saber viver-Titãs). Todos os participantes receberão uma folha e nela será pedido a cada um que desenhe uma árvore com galhos, representando o que é mais importante para cada um. Cada galho seta desenhado com tamanho respectivo a cada importância (pequeno-pouco importante; médio-importante; grande-muito importante). Após terem desenhado a árvore, será pedido que deixem o desenho em repouso. Logo em seguida será feitas uma apresentação no movie maker e simultaneamente a leitura de uma história de motivação. Continuar

14 3º momento – socialização (10minutos): em círculo, pediram que os participantes comentassem a técnica vivenciada. Proporcionou troca de experiências. Pediram que todos expressassem, livremente os sentimentos experimentados ao participar da atividade. Pediram que fizéssemos uma reflexão entre a história e a árvore que desenharam. Qual o sentido de alguns galhos serem maiores que outros? A árvore realmente corresponde a você? O que posso mudar? Que aprendizagens importantes podem tirar desta vivência para o sucesso deste curso? E para nossa vida profissional e pessoal?    4º momento – processamento (10 minutos): apresentar um filme de motivação e autoconfiança (“Você aprende”). 5º momento – avaliação (10 minutos): pedir para que cada um dê sua avaliação expressando através de uma só palavra, como está saindo da vivência, ou seja, qual o sentimento que está tento após toda a atividade. Voltar

15 Considerações Pessoais
Com esta vivencia pude refletir sobre as prioridades em minha vida. Observei que na maioria das vezes me importo com coisas irrelevantes, que não têm grande importância, me esqueço dos momentos simples que dão um colorido especial e sentido a minha vida. Brincar com meu filho, quanto tempo não faço isso, andar descalço, já até me esqueci como é , damos muita importância às aparências e nos esquecemos que o tempo esta passando e daqui algum tempo não teremos mais TEMPO. Voltar

16 O Presente Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

17 Descrição Facilitadoras: Aurenivea, Silvia e Vanuza
Numero de participantes: 12 a 30 pessoas Objetivos: aprofundar o relacionamento, possibilitar a integração grupal, compartilhar sentimentos e emoções que proporcione bem estar e auto-estima saudável. Recursos: CD de músicas para relaxar, data show, bombons, colchonetes, aparelho de som, papel, fita crepe, canetinhas. Duração: 60 minutos Voltar

18 Metodologia 1º momento: aquecimento - 10 minutos
Iniciar fazendo um círculo na sala com os participantes, todos sentados no chão, distribuir canetinhas, papéis e fita crepe. Pedir que cada um desenhe em seu papel uma “carinha” que expresse seu sentimento naquele momento. Solicitar a cada um que cole em sua roupa. Em seguida, observar em silêncio o desenho do colega, um a um, sem comentar.    2º momento: Ação - 10 minutos Em seguida, ao som de uma música tranqüila, caminhar pela sala lentamente, relaxando o corpo e concentrando-se na música em silêncio total. Pedir aos partipantes que troquem olhares com os demais por um segundo e continuar caminhando. Continuar

19 As pessoas têm dificuldade em parar de conversar principalmente quando tem que vivenciar alguma emoção. Dizer o tempo todo “vamos nos concentrar, caminhar em silêncio, vivam o momento, pensem em sentimentos bons, vamos respirar pausadamente, inspire e espire...”. Neste momento, as facilitadoras solicitam aos participantes que durante a troca de olhares pensem “o que posso oferecer a esta pessoa? De que forma posso ajuda-lá?” Após trocar olhares com todos os colegas, escolher um canto no ambiente e deitar-se no colchonete. Peça aos participantes que relaxem por 5 minutos e pensar em um presente que queiram oferecer a uma pessoa do grupo. Convidar os participantes para pegarem um bombom na caixa, sentarem-se lentamente em circulo e trazerem o presente imaginário para a roda, entrega-lo junto com o bombom a uma pessoa do grupo com um abraço, de forma que, o que recebeu dê o seu a uma outra pessoa e assim sucessivamente. Continuar

20 3º momento: socialização – 20 minutos
Pergunte: Que presente você deu e pra quem? O que o participante sentiu ao recebê-lo? Em seguida utilizar o data show com uma linda mensagem. Neste momento as pessoas falarão sobre a sensação da vivência. 4º Momento de reflexão – 5 minutos Diante dessa vivência o oficineiro pergunta como os integrantes se sentem, os seus sentimentos são os mesmos do inicio da vivência? Houve alguma alteração? Perguntar se desejam trocar seu desenho. 5º Momento – Avaliação – 5 minutos Logo após solicitar aos participantes que façam à avaliação da vivência. Voltar

21 Considerações Pessoais
Como é bom receber um presente, adorei participar dessa vivencia, pude observar como as pessoas de nossa turma se gostam, se respeitam, com a correria do dia-a-dia não paramos para prestar atenção nos amigos que fazem parte de nossas vidas e compartilham do mesmo objetivo. Voltar

22 As Cores dos Sentimentos
Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

23 Descrição Facilitadores: Cácia Vieira, Delzira Rodrigues e Ricardo Ferreira Objetivo Geral: Promover a identificação pessoal, possibilitar de forma descontraída, o abrir-se para o outro, estabelecer contato, conhecer e refletir sobre o olhar para nós como pessoas em processo de crescimento. Perceber quais são os sentimentos que compõem um bom grupo (o respeito, o companheirismo, a compreensão, a força de vontade, saber ouvir, saber calar, o dinamismo, o apoio e a ajuda que faz o grupo crescer e produz um saber coletivo). Público: Alunos/as do 3º Período do Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Material: Vários jornais e ou papel craft, tiras de papel de varias cores, cartolinas, giz de cera de varias cores, um CD instrumental, Data Show, caixa de som e um mini system. Duração: 60 minutos Voltar

24 Metodologia Aquecimento: 1. Dinâmica - ESQUENTADO OS MOTORES
1. 1. Entregue uma folha de jornal para cada participante e solicite para que eles as coloque em sua frente. 1.2. O mediador pede para os participantes ficarem em pé sobre a folha de jornal e ao seu comando os participantes fazer o que é solicitado. 1.3. FORA os participantes pulam para fora do jornal. 1.4. DENTRO pula para cima do Jornal. 1.5. TROCAM DE LUGAR os participantes deve ir para o jornal do colega ao dada direito. 1.6. Após falar este comando por duas vezes o mediador retira um jornal e o participante que ficar sem, pisa junto com o colega. 1.7. Assim sucessivamente até que fique não cabem mais em um jornal. Continuar

25 Ação: 2. Dinâmica - AS CORES DOS SENTIMENTOS
2.1. Pedir para que os participantes fechem os olhos e procurem, dentro de si, associar o que estão sentindo com uma cor. 2.2. Passados 10 segundos peça que cada pessoa escolha no chão, em silencio, um tira de papel, relacionando a cor desse papel aos sentimentos do momento. 2.3. Formar subgrupos, de acordo com as cores das tiras de papel, as cores idênticas forma um pequeno grupo. 2.4. Cada participante pega um giz de cera diferente da que o(a) companheiro(a) escolheu. O objetivo desta dinâmica é fazer com que os grupos interagem e dê continuidade a arte do outro, é muito importante que todos participem e permitam experimentar, arriscar e sentir o que está troca provoca em cada um. Continuar

26 2.5 Ao som da música, cada um inicia um desenho, procurando expressar o sentimento ou uma idéia.
2.6. Para a música e cada participante passa o desenho para a pessoa da direita, recebe o desenho da pessoa da sua esquerda (sem mudar a cor do seu lápis) e prosseguir a atividade, observando o que recebeu e completando o desenho com o que considerar oportuno para o enriquecimento da idéia ou do sentimento. 2.7. Quando a folha com a qual cada participante iniciou a atividade, retornar às suas mãos dê-se o inicio a socialização. Socialização: A minha cor foi importante para o outro? A cor do outro foi importante para mim? Continuar

27 Processamento: É muito bom permitir que o outro partilhe com você e que o(a) ajude. Se você for forte, nunca tenha tanto orgulho de sua força, a ponto de pensar que não precisa de apoio. Mesmo com uma cor escura no momento, você pode expressar bons sentimentos. A força interior existe! O mesmo lápis que escreve o ódio escreve AMOR. Cada um de nós tinha uma cor, mas o desenho que está conosco não tem apenas mais uma cor, tem outras cores. Quando estamos abertos para receber o outro, a vida é uma novidade vibrante cheia de sentimentos coloridos!!! Avaliação: Marque no quadro a carinha que corresponde com a sua satisfação, aproveitamento nesta Vivência. Voltar

28 Considerações Pessoais
Como é difícil modificar atos, atitudes e feitos de outras pessoas, mudar o desenho que minhas colegas fizeram foi difícil, no entanto muito bom, contribuir com o outro, saber que sou capaz de ajudar sem pedir nada em troca ou questionando o desenho das outras. Se fosse em outra época de minha vida, ficaria procurando defeitos em seus desenhos, dizendo que aqui não esta bom, ali ficou feio etc. Voltar

29 Aurora do Tempo Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

30 Descrição Facilitadoras: Alessandra Moreira, Glória de Jesus Superbi e
Ludimila de Souza Santos Objetivo: Provocar a sensibilidade, buscando uma reflexão sobre as expectativas, planos e sonhos desde que começamos o curso até o momento atual, nos posicionando enquanto profissionais. Público alvo: Turma de pedagogia 3º período ou outros grupos que estejam desenvolvendo algum trabalho em conjunto. Nº de participantes: de 20 a 30 pessoas Material: máscaras em cartolina branca, tinta guache colorida, pincéis, quatro recipientes vazios (água para lavar os pincéis), tecido (para enxugar os pincéis), som, um CD com imagens, um CD de música e data show. Duração: 50 minutos Voltar

31 Metodologia Aquecimento (Tempo-10 min) Brincadeira: Telefone sem fio.
Colocar-se-á uma música de fundo, os participantes irão se dispor em círculo, dando início a brincadeira com a frase abaixo. Frase: “O rio atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar os obstáculos.” Ação (Tempo-20 min) Será feita uma breve introdução sobre o tema, orientando aos participantes à reflexão sobre o filme produzido pelas integrantes do trio. Após a apresentação do filme, será entregue para cada participante uma máscara em branco, tintas e pincéis, onde irão retratar os seus sentimentos. Continuando sobre uma música de fundo, será dito algumas palavras que auxiliem na expressão dos desenhos. Continuar

32 Socialização (Tempo-15 min)
Após a construção das máscaras, todos irão coloca-las e sentar-se-ão em círculo. Ainda sobre uma música de fundo irão expor qual o sentimento diante da ação proposta. Avaliação (Tempo-5 min) No quadro serão categorizados os seguintes sentimentos: Realização (ótimo) Esperança (bom) Confusão (ruim) Os participantes serão convidados a retirarem suas máscaras e a depositarem no sentimento em que mais se identificarem no momento. Voltar

33 Considerações Pessoais
Adorei participar dessa vivência, geralmente não paro para pensar por que escolhi este curso, certa vez cansada de pensar em um motivo especifico conclui que fui guiada nessa escolha, o curso me escolheu e não eu a ele. Gosto muito do curso e de meus colegas, com eles aprendi muito e espero aprender muito mais. Voltar

34 O Espelho Descrição Metodologia Considerações Pessoais
Mensagem de Reflexão Voltar

35 Descrição Facilitadoras: Cristiane Comaccio, Cristina Lima e
Heloísa Lourenço Objetivo: Despertar a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores Número de participantes: de 20 a 25 pessoas Recursos: Pedaço de papel, caneta Duração: 60 minutos Voltar

36 Metodologia Aquecimento: Informar aos participantes que o objetivo da vivência é o reconhecimento de si próprio, a valorização do de cada um e o auto-conhecimento. Objetivo: Descontração Procedimento: Primeiro momento: Pedir que formem um círculo para que em seguida seja distribuído um pedaço de papel para cada um, e uma caneta. Segundo momento: Cada um irá escrever qualquer pergunta que ela quiser. Logo após, o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para cada (só que não poderá pegar o seu). Continuar

37 Terceiro momento: Depois cada um irá responder o que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do outro, você vai dobrar seu papel e vai passar duas vezes para seu lado direito todos juntos. Quarto momento: Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em seguida a pessoa do lado direito lê o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta. Continuar

38 Segundo Momento – Ação:
Material: Um espelho escondido dentro de uma caixa. O ambiente deve ser silencioso Procedimento: Dividir a turma em três grupos e os convidar a fechar os olhos e os motivar a refletir sobre alguém que lhes sejam importantes, uma pessoa a quem gostariam de dedicar toda a sua atenção, alguém que amam de verdade, com quem estabeleceu íntima comunhão, que merece todo seu cuidado. Entre em contato com essa pessoa, com os motivos que a torna tão amada por vocês, que fazem dela o grande sentido de sua vida. Em seguida o coordenador orienta que todos se dirijam ao local em silêncio onde está à caixa, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais. Socialização: Fazer a partilha dos sentimentos, das reflexões e conclusões de cada um. É muito importante conversar sobre os objetivos da dinâmica. Avaliação: Cada um faz uma avaliação reflexiva sobre a dinâmica e de como se sentiram Leitura da mensagem Voltar

39 Considerações Pessoais
Como é bom tomar consciência do meu próprio eu, corremos tanto em nosso dia a dia que as vezes não prestamos atenção em nossos sentimentos e nem nos fatos que acontecem a nossa volta, essa vivencia me ajudou a me ver realmente e não somente enxergar superficialmente a vida ... Voltar

40 Continuar MENSAGEM DE REFLEXÃO NADA IMPEDIRÁ
Nem a tristeza, nem a desilusão Nem a incerteza, nem a solidão NADA ME IMPEDIRÁ DE SORRIR. Nem o medo, nem a depressão, Por mais que sofra meu coração, NADA ME IMPEDIRÁ DE SONHAR. Nem o desespero, nem a descrença, Muito menos o ódio ou alguma ofensa, NADA ME IMPEDIRÁ DE VIVER. Em meio às trevas, entre os espinhos, Nas tempestades e nos descaminhos, NADA ME IMPEDIRÁ DE CRER EM DEUS. Continuar

41 Continuar Mesmo errando e aprendendo, Tudo me será favorável,
Para que eu possa sempre evoluir, Preservar, servir, cantar, Agradecer, perdoar, recomeçar... QUERO VIVER O DIA DE HOJE COMO SE FOSSE O PRIMEIRO, COMO SE FOSSE O ÚLTIMO, COMO SE FOSSE O ÚNICO. Quero viver o momento de agora Como se ainda fosse cedo, Como se nunca fosse tarde. Quero manter o otimismo, Conservar o equilíbrio, Fortalecer a minha esperança, Recompor minhas energias, Para prosperar na minha missão E viver alegre todos os dias. Continuar

42 Voltar Quero caminhar na certeza de chegar,
Quero lutar na certeza de vencer, Quero buscar na certeza de alcançar, Quero saber esperar Para poder realizar os ideais do meu ser. Quero dar o máximo de mim, Para viver intensamente e maravilhosamente TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA. Voltar

43 Fato Significativo Um fato marcante neste último semestre foi a dificuldade que encontrei em executar alguns trabalhos da faculdade, o Projeto de intervenção na Disciplina Estudos Independentes com a Profª Ana Carolina e o Projeto de pesquisa na Disciplina MTC II com a Prof.ª Jane de Fátima, descobri que dificuldades sempre existirão e elas vêm para nos mostrar que somos capazes de supera-las e nos tornarmos aptos a desempenhar múltiplos papéis. Mostrou-me que sou capaz disso e muito mais... Voltar

44 Considerações Gerais Mais um semestre se finda, e dele com certeza ficam muitas emoções, aprendizado e novos colegas. As dificuldades superadas, as experiências vividas nas vivências na aula da Prof.ª Ana Carolina, com certeza contribuíram para um crescimento intelectual, emocional e para um conhecimento mais profundo de cada um dos alunos envolvidos. Com certeza, saímos desse semestre mais unidos e certos de que estamos no caminho certo. Gostaria de deixar aqui meus sinceros agradecimentos as colegas: Cristiane Sofia, Cristiane Comaccio, Cristina Lima,Marli , Vanusa, ao colega Ricardo e a todos os outros companheiros de jornada, por terem contribuído na conclusão deste semestre. Voltar


Carregar ppt "UNIMINAS Diario de Bordo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google