A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Karen Neves Olivan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Karen Neves Olivan"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Karen Neves Olivan
romantismo Profª. Karen Neves Olivan

2 ROMANTISMO Prof. Karen neves olivan
A Literatura é a história contada com estilo. O Romantismo é a estética da emoção.

3 “A anatomia diz que o coração está do lado esquerdo do peito.
Em mim, ela enlouqueceu, pois eu sou todo coração.” (Maiakoviski)

4 Momento histórico: Guerras napoleônicas (desdobramento da Revolução Francesa). O legado da 1ª Revolução Industrial. O liberalismo francês. A vinda da família real portuguesa para o Brasil. O período Joanino ( ). A Independência (1822).

5 O Romantismo inaugura a Era Nacional da Literatura Brasileira.
Em 1822, tornamo-nos independentes politicamente de Portugal. Obra que inaugura o Romantismo: Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, o “romântico arrependido”.

6 O Romantismo é a estética da emoção.
O Romantismo se divide em: Poesia Romântica, dividida em três gerações. Prosa Romântica, precursora da novela televisiva, “romances de folhetins”. Teatro Romântico, marcada por Martins Pena. O Romantismo é a estética da emoção.

7 Aspectos centrais: Liberdade de criação e de expressão – a liberdade de pensamento e de criação faz do romântico um opositor natural do Classicismo e do Neoclassicismo (Arcadismo). Sentimentalismo – supervalorização do amor – o coração é a medida mais exata da existência; o amor é o valor supremo da vida. Idealização – a fuga da realidade vai se manifestar ora pela criação de um mundo ideal (cenários maravilhosos, exóticos e luxuosos), ora pela morte.

8 Aspectos centrais: Agradar ao público- a literatura romântica reflete o gosto burguês da época, público consumidor-leitor das obras. Forte nacionalismo – valorização do passado histórico, da cor local, orgulho pela pátria (ufanismo).

9 Aspectos centrais: Culto à natureza – a natureza exótica, exuberante e riquíssima, vista como inspiração, motivo de orgulho, refúgio onde o poeta busca conforto e identidade, espelho que reflete o estado da alma do artista. A todos esses sentimentos acrescenta-se a religiosidade, que vê a natureza como expressão da força divina. Indianismo – o indígena é a figura idealizada do herói nacional: valoroso, nobre, defensor e servidor da mulher amada, que o torna um personagem mítico, com características do herói branco, de cavaleiro medieval.

10 Características: Coração + Emoção = Supervalorização do sentimento = Sentimentalismo exagerado. Sentimento Humanista Exaltação da natureza. Exaltação do índio.

11 Modelos clássicos seguidos com certo rigor – maior disciplina
Formas poéticas fixas A arte tende ao geral, ao universal Inspiração na Antiguidade Clássica – paganismo Certa elitização – erudição Impessoalidade, objetividade Apelo à inteligência – predomínio da razão Homem em equilíbrio A natureza é decorativa Não há modelos as serem seguidos com rigor – maior liberdade Versificação mais livre A arte tende ao particular, individual Inspiração na Idade Média – cristianismo Motivos mais populares Pessoalidade, subjetividade Apelo à imaginação, à sensibilidade – predomínio da emoção Homem em liberdade A natureza é expressiva ARCADISMO ROMANTISMO

12 1ª Geração Aspectos essenciais: Produzida pelos viajantes que aqui estiveram. Influências de Jean-Jacques Rousseau (o mito do bom selvagem). Predomínio do nacionalismo e patriotismo. Indianismo e culto à natureza. Forte religiosidade. Poesia amorosa, idealizante e marcadamente sentimental.

13 1ª Geração Principais autores e obras: Gonçalves de Magalhães Poeta de importância mais histórica do que literária. Suspiros poéticos e saudades (1836). A confederação dos Tamoios (poema épico).

14 1ª Geração Gonçalves Dias Um dos poetas fundamentais da literatura brasileira  poesia humanista. Principais obras foram de poesia indianista e poesia lírico- amorosa (frustração no amor / natureza e saudades de sua terra natal). Primeiros Cantos Segundos Cantos Últimos Cantos Os timbiras (poesia) Leonor de Mendonça (teatro)

15 Canção do exílio Gonçalves Dias Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar –sozinho, à noite– Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. 

16 2ª Geração Aspectos essenciais: Também chamada de geração byroniana ou Ultra-Romantismo. Influências de Lord Byron, poeta libertino inglês (principalmente), Musset e Lamartine. Subjetivismo, egocentrismo, tendendo ao sonho e à evasão (fuga) da realidade.

17 2ª Geração Aspectos essenciais: Temática emotiva de amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio. Forte tendência para o devaneio, o erotismo difuso ou obsessivo, a melancolia, o tédio, o pessimismo e insatisfação. Obsessão pela imagem da morte. O medo de amar, o amor platônico e irrealizado.

18 2ª Geração Álvares de Azevedo O maior nome da 2ª geração. Obra influenciada por Lord Byron e por Musset, dos quais herdou as características de sarcarmos, ironia e autodestruição. Poeta da dúvida. Obra traz o amor idealizado e que nunca se materializa: daí a frustração, o sofrimento e a dor. Lira dos vinte anos (poesia) Noite na taverna (contos) Macário (teatro)

19 2ª Geração Casemiro de Abreu Apesar de pouca qualidade técnica, fez sucesso na época. Poeta da saudade. Temas: saudade, infância, família e amor platônico. Seus últimos poemas são marcados pelo pessimismo. As Primaveras

20 O Presente é angustiante.
“Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais.” (Casemiro de Abreu) O Presente é angustiante. O passado não sabe o lugar dele, pois insiste em estar presente.

21 2ª Geração Junqueira Freire Obra composta de 2 livros que refletem as contradições e atribulações de sua vida. Temas: vida religiosa x vida mundana; obsessão pela morte. Inspirações do claustro Contradições poéticas

22 2ª Geração Fagundes Varela Autor de transição entre a 2ª e a 3ª gerações. Sua obra abrangeu quase todos os temas do Romantismo. Uma 1ª fase de sua obra engloba as produções da década de 60, em que se misturam o mal-do-século, o patriotismo, a luta abolicionista, a natureza e a morte. Sua 2ª fase, início da década de 70, caracteriza-se pelo misticismo religioso. A religião torna-se seu escape, uma espécie de redenção de seus sofrimentos pessoais.

23 3ª Geração Aspectos essenciais: Inspiração no profetismo de Víctor Hugo. Também considerada como Geração Condoreira ou Condoreirismo – estilo grandioso, retórico, com uma linguagem que visa à grandiloquência.  Lembrar da ave condor. Contempla as produções poéticas dos momentos finais do Romantismo no Brasil e muito próximas do Realismo.

24 3ª Geração Aspectos essenciais: É a poesia social e libertária do Romantismo, que se volta para as temáticas sociais e políticas. O amor platônico perde espaços, que vão sendo ocupados por manifestações mais sensuais e até eróticas de amor; a mulher se apresenta mais real e palpável.

25 3ª Geração Principais autores e obras: Castro Alves O amor some da 3ª geração. Poeta da liberdade; poeta abolicionista. Sua poesia, além de apresentar o caráter individualista e amoroso, também é de cunho social, abolicionista e liberal.

26 3ª Geração Castro Alves Erotização com sensualismo. Castro Alves abandona a visão platônica e imaginária da 2ª geração e adota uma postura em que se destaca o sensualismo ousado, carnal da experiência amorosa plena. Espumas flutuantes A cachoeira de Paulo Afonso Os escravos (poesia) Gonzaga ou Revolução de Minas (teatro)

27

28 Sentimento Humanista 
 poesia Nacionalista e Indianista * Na Europa, o cavaleiro medieval * No Brasil, o índio Exaltação da natureza. Exaltação do índio. José de Alencar, com Iracema, Ubirajara, O guarani etc.

29


Carregar ppt "Profª. Karen Neves Olivan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google