A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Expressionismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Expressionismo."— Transcrição da apresentação:

1 Expressionismo

2 Em oposição ao Impressionismo, o Expressionismo surge no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. Aqui ele se opõe à objetividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.

3 Olha. Chega de intelectualizar as coisas
Olha... Chega de intelectualizar as coisas. Onde fica o sentimento, a emoção.Que pintura realista que nada; eu quero é manchar uma tela, usar imagens distorcidas pra vê se me liberto dessas angústias. Poxa! Vocês só tratam de temas patéticos, trágicos e sombrios. Sei não hein!! Mó depressivo...

4 No Expressionismo o artista utiliza a tela como um meio de comunicação para manifestar suas emoções.
As cores utilizadas são fortes, chegando a ser irreais. As pinceladas eram rápidas, demonstrando enorme vitalidade.

5 Principais artistas e obras
Seu marco ocorreu na Alemanha, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. Principais artistas e obras

6 Edvard Munch 1863-1944 "Eu não dispensaria minha doença,
O maior pintor norueguês e mais importante inspirador do movimento expressionista alemão foi Edvard Munch ( ). Munch foi sempre um marginal, pensativo e melancólico, que chamava seus quadros de "filhos " ( "não tenho mais ninguém, dizia"). Sua neurose tem origem numa infância traumática: a mãe e a irmã mais velha morreram de tuberculose quando era pequeno e ele foi criado pelo pai, que era um fanático religioso. Internado por depressão num sanatório, Munch descobriu que seus problemas psicológicos eram catalisadores de sua arte. Edvard Munch "Eu não dispensaria minha doença, pois há muito em minha arte que devo a isso".

7 Características Munch se especializou em pintar emoções extremas como ciúme, desejo sexual e solidão. Foi um dos primeiros artistas do século XX que conseguiu conceder às cores um valor simbólico e subjetivo, longe das representações realistas.

8 Obras O GRITO ( 1893 ) – MADONA –
EDVARD MUNCH1894/5.  óleo sobre tela. 91 cmX71 cm. Nasjonalgalleriet, Oslo O GRITO ( 1893 ) – EDVARD MUNCH

9 Depois da morte do pai, Schiele iniciou seus estudos na Academia de Viena, apesar da oposição da mãe, que pretendia que o filho seguisse os passos do pai na estrada de ferro. Seus quadros foram realmente confiscados e ele foi parar na cadeia várias vezes devido à obscenidade de suas representações.No entanto, seu sucesso foi estrondoso. No início de 1913, foi aceito na prestigiosa liga de Artistas da Áustria, cujo presidente era exatamente Klimt, o seu mestre inspirador. Suas obras começaram a percorrer as salas mais famosas da Europa, e ele era considerado o sucessor do mestre, apesar das diferenças conceituais. Suas obras mais importantes estão nos museus de Viena e da Suíça e em importantes coleções particulares. EGON SCHIELE Erótico? É, acho que sim!!

10 Características Suas obras apresentam seres humanos transfigurados pelo desespero e pela morte, amantes nus revirados em amontoados de lençóis brancos, mulheres desfiguradas e auto-retratos provocantes Além de seus nus e auto-retratos, Schiele fez uma série de paisagens e quadros de residências burguesas, nos quais exibe um estilo cuidadoso e elegante, de traços bordados, com fortes contrastes entre ocres e cores primárias.

11 Obras

12 Creditos Produzido por: Reinaldo Silva
pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo Comente sobre essa aula:


Carregar ppt "Expressionismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google