A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência e tecnologia no ensino médio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência e tecnologia no ensino médio"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência e tecnologia no ensino médio
1o Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio 2005 Marlise Araújo Colégio Pedro II

2 A autonomia científico-tecnológica é fundamental para sustentar a qualidade de vida de uma sociedade. Cabe à escola, como instituição formativa, exercer o papel de desenvolver as competências cognitivas e estimular a formação de uma cultura científica e tecnológica que capacite o cidadão a compreender o mundo atual, podendo tomar decisões bem informadas.

3 “Para um espírito científico, todo o conhecimento é resposta a uma questão”
Gaston Bachelard

4 O contexto adolescente:
Sem maturidade na percepção dos fenômenos naturais: sem representação ou relações causais. Nenhuma cultura científica: sem acesso ou interesse. Dificuldade de relacionar o seu cotidiano com o desenvolvimento tecnológico: os gadgets são de uso instantâneo. Desvalorização do conhecimento: cultura anti-nerd

5 O “aprender” da Biologia no ensino médio estimula a formação do espírito científico?
O contexto escolar propicia a prática da análise reflexiva? O contexto social valoriza a cultura tecnológica? As instituições científicas participam do despertar científico dos alunos no ensino médio?

6 Plano de curso de Biologia:
Aproximadamente 80 horas anuais. Aproximadamente 60 itens/ 20 pontos nodais. Em geral sem experiências em laboratório. Conteúdos apresentados sob forma descritiva e estática. Conhecimento descrito com status definitivo. Conclusões apresentadas sem discussão sobre a metodologia. Método científico apresentado como um protocolo unidirecional e processual.

7 O contexto extra-classe:
Instituições científicas e os projetos de iniciação científica. Museus: divulgadores de ciências. Cultura científica: livros, revistas, internet e filmes. Organizações não governamentais: projetos e impactos

8 QUESTÕES FUNDAMENTAIS:
Qual o tempo e o espaço para o aluno refletir? Como ter acesso a um contexto estimulante? Como conciliar o tempo de fascinar e motivar com a carga de conteúdo exigida pelo vestibular? Como preparar um curso que tenha espaço para o interesse inesperado? Como dizer para o aluno “não sei” sem perder a autoridade do seu saber?


Carregar ppt "Ciência e tecnologia no ensino médio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google