A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Plantae Juliana nº17 Paula nº22 11ºF. As plantas são seres eucariontes multicelulares maioritariamente fotossintéticos, visto que possuem cloroplastos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Plantae Juliana nº17 Paula nº22 11ºF. As plantas são seres eucariontes multicelulares maioritariamente fotossintéticos, visto que possuem cloroplastos."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Plantae Juliana nº17 Paula nº22 11ºF

2 As plantas são seres eucariontes multicelulares maioritariamente fotossintéticos, visto que possuem cloroplastos ou pigmentos fotossintéticos. São seres autotróficos, uma vez que produzem matéria orgânica a partir de matéria inorgânica e da energia solar. O reino Plantae é um dos maiores reinos de Wittaker, constituído por espécies como flores, arvores, ervas, plantas microscopias … Cloroplasto Parede celular As células vegetais apresentam paredes celulares rígidas constituídas por celulose, na qual armazenam amido e substancias de reserva

3 Imagem microscopia Cloroplastos Na fotossíntese existe duas fases: a fotoquímica e química. A fase fotoquímica ocorre ao nível dos tilacóides e a fase química ao nível dos estromas.

4 Segundo a hipótese mais aceite, as plantas evoluíram de ancestrais protistas. Estes ancestrais seriam pequenas algas que se desenvolveram na água. A caraterística encontrada que permitiu esta esta relação foi o facto de ambas possuírem clorofila. Os critérios mais importantes foram : ser vascular ou avascular ( presença ou ausência de vasos condutores de água, seiva bruta e elaborada); A existência ou a ausência de estruturas reprodutoras ( semente, flores, fruto).

5 Plantas avasculares As briófitas são as plantas mais simples, visto que o seu corpo apresenta pouca diferenciação. Reproduzem-se por esporos. Plantas vasculares As Filicíneas são as plantas sem semente. Reproduzem-se por esporos. As Gimnospérmicas são as plantas com semente, cuja fecundação é totalmente independente da água. As Angiospérmicas são as plantas mais evoluídas com sementes e flor.

6 As Angiospérmicas estão divididas em duas subclasses: as Monocotiledóneas e as Dicotiledóneas. CaracterísticasMonocotiledóneasDicotiledóneas Cotilédones1 cotilédone2 cotilédones RaizFasciculadaAprumadas Nervuras foliaresGeralmente, paralelasGeralmente, ramificadas Partes floraisGeralmente, em múltiplos de três Geralmente, múltiplos de quatro ou cinco PólenCom um poro ou sulcoCom três poros ou sulcos Feixes vasculares caulinares EspalhadosEm anel Crescimento secundário AusenteGeralmente, presente

7 Monocotiledóneas

8 Dicotiledóneas


Carregar ppt "Reino Plantae Juliana nº17 Paula nº22 11ºF. As plantas são seres eucariontes multicelulares maioritariamente fotossintéticos, visto que possuem cloroplastos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google