A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Renata Medici

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Renata Medici"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Renata Medici
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Recursos Hídricos Profa. Dra. Renata Medici

2 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Objetivos aula - Discutir o conceito de Recursos hidricos, Bacias e regiões hidrográfica, disponibilidade hídrica e estresse hídrico. - Apresentar a situação dos recursos hídricos no Brasil e em Goiás.

3 Recursos Hídricos - Conceito
O que vem a ser um Recurso Hídrico? Água disponível na natureza para utilização do homem

4 Mananciais Águas Subterrâneas Águas Superficiais Rios Represas
(Represa Billings-SP) Fonte: Domínio Público) Poço Piratuba (SC): altura do jato 35 m e profundidade 718 m (Foto: Luiz Amore)

5 Bacias e Regiões Hidrográficas
Resumo – Bacia Hidrográfica é uma área drenada por um rio ou um sistema conectado de rios (riachos, córregos) tal que toda a vazão efluente é descarregada através de uma simples saída. A Bacia Hidrográfica é a Unidade Territorial para implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos Art.1º inciso V da Lei nº /97. Bacias e Regiões Hidrográficas .

6  Bacia Hidrográfica de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água. É uma área geográfica e, como tal, mede-se em km². Região Hidrográfica compreende um conjunto de bacias com características naturais e socioeconômicas semelhantes que escorrem para um corpo de água único. A Bacia Hidrográfica é a Unidade Territorial para implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos Art.1º inciso V da Lei nº /97.

7 DISPONIBILIDADE DE ÁGUA NO MUNDO
Fonte: Brito, Silva e Porto (s/d): Disponibilidade de água e a gestão dos recursos hídricos Texto para reflexão A era da falta d'água: Claudio Angelo, Mariana Mello e Maria Fernanda Vomero

8 Água Mar para consumo Humano ???
O que você acha? Água Mar para consumo Humano ??? Como funciona?

9 PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA
DESSALINIZAÇÃO COMO FONTE ALTERNATIVA DE ÁGUA POTÁVEL Luiz Faustino Souza (2006) Disponível em:

10 1- Quais as Regiões Hidrográficas do Brasil?
Resumo – Bacia Hidrográfica é uma área drenada por um rio ou um sistema conectado de rios (riachos, córregos) tal que toda a vazão efluente é descarregada através de uma simples saída. A Bacia Hidrográfica é a Unidade Territorial para implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos Art.1º inciso V da Lei nº /97. 1- Quais as Regiões Hidrográficas do Brasil? 2- Em qual região hidrográfica Goiás está inserida? 3 – Quais os principais problemas que afetam as Bacias de Goiás? .

11 Regiões Hidrográficas do Brasil
. Fonte: ANA (2010) Disponível em:

12 12 Regiões hidrográficas.
Resumo – Bacia Hidrográfica é uma área drenada por um rio ou um sistema conectado de rios (riachos, córregos) tal que toda a vazão efluente é descarregada através de uma simples saída. A Bacia Hidrográfica é a Unidade Territorial para implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos Art.1º inciso V da Lei nº /97. 12 Regiões hidrográficas. . Fonte: ANA (2010) Disponível em:

13 DISPONIBILIDADE DE ÁGUA EM GOIÁS
Região Hidrográfica Tocantins / Araguaia: representada pelos cursos d’água que vertem no sentido sul-norte, destacando-se como tributários principais os rios Araguaia e Tocantins, os quais têm confluência em outras Unidades da Federação. Região Hidrográfica do São Francisco: situa-se na porção leste do Estado, representada pelas nascentes dos rios Preto, Bezerra e Urucuia. Região Hidrográfica do Paraná: localiza-se na porção centro-sul do Estado, representada no Estado pelos afluentes da margem direita do Rio Paranaíba, dentre os quais destacam-se os rios Corumbá, Meia Ponte, dos Bois, Claro e Aporé. Fonte: Seplan, disponível em:

14 DISPONIBILIDADE DE ÁGUA NO BRASIL
Fonte: ANA (2010) Relatório de Conjuntura – Informe 2010

15 Densa e constituída de rios de médio e grande porte.
Características da Rede de Drenagem de Goiás Densa e constituída de rios de médio e grande porte. Navegabilidade é, em parte, prejudicada pelo grande número de cachoeiras e corredeiras. Porto de São Simão (no rio Paranaíba,) escoamento de parte da produção agrícola do Estado. Existem estudos que destacam a possibilidade de navegabilidade no rio Araguaia. Fonte: Laboratório de processamento de imagens e Geoprocessamento da UFG. Em todo o estado, assumem grande importância as lagoas naturais e os lagos formados pelo barramento artificial dos rios para geração de energia elétrica ou abastecimento público. Estes lagos representam cerca de 1,6% da área de Goiás. Águas termais e sulfurosas – potencial turístico Fonte: Seplan, disponível em:

16 ATIVIDADE 1 O que é gestão e por que a necessidade de gestão? Baseie-se nos principais problemas ambientais que afetam as Bacias de Goiás.


Carregar ppt "Profa. Dra. Renata Medici"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google