A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fora da caridade não há salvação”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fora da caridade não há salvação”"— Transcrição da apresentação:

1 Fora da caridade não há salvação”
"Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação” Allan Kardec O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap.: XV

2 (Solidariedade em face das limitações e fraquezas do próximo, evitando
Q 886: Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus? “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.” Benevolência, que se exprime na boa vontade e na disposição para praticar o Bem; (Trabalho em favor do semelhante); Indulgência, que é clemência e misericórdia para com as imperfeições alheias; (Solidariedade em face das limitações e fraquezas do próximo, evitando discriminá-lo); Perdão, que é o ato de desculpar ofensas;(Esquecimento do mal que se tenha sofrido de alguém, num ato de tolerância esclarecida que se exprime na compreensão) CARIDADE - por Richard Simonetti

3 “nisto conhecerão todos que sois meus discípulos,
A caridade é o amor em ação, é a pedra de toque que dará a conhecer ao mundo os verdadeiros discípulos do Cristo “nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. Caridade brota da essência do ser. É impulso divino. É, portanto, exercício de divindade. Tal exercício será a nossa salvação, no sentido de purificarmos o nosso coração, lembrando as bem-aventuranças: “Os puros de coração verão a Deus”. CESAR REIS - Presidente do Instituto de Cultura Espírita do Brasil

4 O Cristo, nas palavras proferidas a seus discípulos há mais de dois mil anos, e ainda ecoando através dos séculos, ensina que devemos amar-nos uns aos outros como a nós mesmos. É assim, pois, que se começa a praticar a caridade, amando-nos para sabermos como amar ao próximo. Depois desse aprendizado, ou mesmo durante esse exercício, despertaremos para outra condição especificada por Jesus, a de renunciarmos a nós mesmos em favor dos mais necessitados, tal como procederam os grandes benfeitores da Humanidade.

5 Desse modo, então, esqueceremos o caminho da perdição, marcado com os estigmas do orgulho e do egoísmo, e libertados da identificação com o que é perecível, pelos próprios esforços em demanda da imortalidade, encontrar-nos-emos de posse dessa salvação descrita no Evangelho, que vem a ser, em suma, o encontro conosco mesmos na condição dos deuses, conforme explicou o Cristo.

6 O espírita é aquele de quem se espera, em seu próprio meio, que urgentemente envergue a túnica do homem de bem delineado por Allan Kardec: "É aquele que cumpre a lei de justiça, amor e caridade em sua total pureza". Os tempos atuais, de intensa transformação planetária com vistas a alçar a Terra à condição de mundo de regeneração, exigem tal postura comportamental. Para tanto, é cada vez mais necessária a recomendação do Cristo quanto ao vigiar e orar para não nos desviarmos do caminho reto que leva à porta estreita.

7 CARIDADE - Esse é o caminho da salvação, que significa vitória sobre si mesmo, sobre o orgulho e o egoísmo que ainda são traços da personalidade humana mantida na imperfeição moral.

8 Por que fazer a caridade, qual a sua real importância, em doando meu tempo, meu suor e parte de minha vida?

9 Porque daqui nada se leva de material, mas levamos aquilo que distribuímos pelo caminho: flores ou espinhos. O exercício da caridade nos burila, nos experimenta, nos dá nova perspectiva de vida, nos dá nova noção de felicidade e de infelicidade. Vemos pessoas com problemas mais tangíveis que os nossos vivendo mais felizes que nós. Aprendemos a enxergar melhor nossas possibilidades e a reconhecer melhor a misericórdia de Deus. Furtamos nossos irmãos mais necessitados da desesperança levando-lhes o conforto da fé em Deus e angariamos para nós a proteção divina já que na roda da vida, não temos nada: tudo nos é cedido e emprestado por Deus e da mesma forma que hoje somos beneficiados, amanhã poderemos estar em situação diversa. "Ajudai para que Deus vos ajude" ou ainda "Ajuda, que o Céu te ajudará”.

10 De muitas formas poderemos fazer a caridade:
Caridade por pensamentos: desejando sempre as bênçãos de Deus ao nosso próximo, mas sobretudo aqueles que nos perseguem. Sempre pensar no bem, nas coisas positivas da vida, olvidando os eventos infelizes. Caridade por palavras: dirigindo palavras de consolo, de esperança e de afetuosidade. Silenciando quando não puder ajudar ou quando intentar dirigir palavras que firam a suscetibilidade de alguém.

11 Caridade por ações: ofertar uma esmola, quando não puder ajudar melhor e quando realizada sem ferir os sentimentos de quem pede é válido. O melhor é nos enquadrarmos em algum trabalho na sociedade em que nos situamos, onde possamos ofertar um pouco de nós, de nosso tempo, de nossa dedicação em prol de nosso semelhante e em prol de nós mesmos. Caridade dentro de casa: porque há pessoas que são um poço de ternura fora de casa e dentro de casa são verdadeiros tiranos ou tiranas. Antes de nos fazermos temidos, é melhor que sejamos amados, queridos e respeitados, lembrando sempre que o lar é instituto sagrado, primeiro posto de trabalho confiado por Deus a nós, onde devemos exercitar todos os tipos de caridade: por pensamentos, palavras e ações.

12 O QUE É SALVAÇÃO PARA OS ESPÍRITAS ?
Como disse Emmanuel “salvação” não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é libertação de compromisso; é regularização de débitos. E, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não seremos salvos do resgate das complicações criados por nós mesmos, através de brigas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade. Quando fizermos da caridade a nossa lei, e da solidariedade nossa norma de conduta, nos converteremos em agentes do Bem na Terra, a mesma luz que acendermos para os outros purificará a nossa alma. Em I Pedro, 4:8 diz: “O amor cobre a multidão dos pecados”, quer dizer que todo o Bem que estendermos ao próximo diminuiremos a multidão de erros que cometemos no passado e no presente. Só assim estaremos salvos, livres de resgates, muitas vezes dolorosos, aflitivos através das reencarnações. Reencarnaremos quantas vezes for preciso até que paguemos o último centavo de nossos débitos com a lei divina. Por isso a bandeira do Espiritismo é FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

13 A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL
“Deus retribuirá a cada um segundo suas obras” (Rom. 2:6), “cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Rom. 14:12). Portanto, não será por religião, será pelas nossas obras, baseadas no amor ao próximo, ... ....não basta conhecer as leis divinas ou frequentar uma casa religiosa, tem que colocar em prática.

14 “Quando Allan Kardec estabeleceu que “fora da caridade não há salvação” exprimiu toda base para que se instalasse o progresso, a fraternidade, alegria e a paz no campo das relações humanas no mundo.” Espírito Camilo/Raul Teixeira

15 “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.”

16 Videos:

17 Colocando em Prática: O que eu posso fazer por você agora?

18

19 “A principal motivação em oferecer carinho e afeto pelas ruas é despertar a luz que existe dentro de cada um de nós e, quem sabe, deixar um mundo melhor para os filhos”, diz Renata. “Quando há uma esperança de humanização, com amor, um colo, um sorriso ou um abraço, as pessoas se agarram nela. E A Nossa Jornada é um claro exemplo disso. Juntos, nós podemos fazer muito. Juntos, somos mais fortes.”

20 Visitas: no horário de 14:00 às 17:00 (1 h)
Rua Dr. Nilo Peçanha, N° 320 CEP: Estrela do Norte São Gonçalo - RJ DOAÇÕES: Leite, Desodorante, Leite de Colônia, Óleo de Amêndoa


Carregar ppt "Fora da caridade não há salvação”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google