A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais Parâmetros Abióticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais Parâmetros Abióticos"— Transcrição da apresentação:

1 Principais Parâmetros Abióticos

2 Janela Abiótica

3 Alcalinidade pH Temperatura OD Condutividade Transparência Nutrientes Janela Abiótica Organismos

4 Alcalinidade pH Temperatura OD Condutividade Transparência Nutrientes Janela Abiótica Organismos

5 Água e suas Propriedades
Constituinte fisiológico da biota – nenhum processo metabólico ocorre sem sua ação direta ou indireta. A estrutura molecular da água determina a maioria das características dos E A. Arranjo das moléculas: características únicas à água: Ponte de Hidrogênio Espaços intermoleculares – “Túneis Molécula da água o H

6 Maior densidade a 4oC – efeito da redução na agitação das moléculas e aumento no número de pontes de hidrogênio (importante em regiões temperadas) – padrões de circulação.

7

8 Alcalinidade Concentração de carbonatos na água – capacidade de tamponamento da água. Importante para disponibilidade de Cálcio, limites de pH.

9 Condutividade Capacidade de uma substância em conduzir corrente elétrica. A água pura é uma substância má condutora de corrente elétrica apresentando um valor teórico de 0,0055 uS/Cm a 25ºC. Indica a quantidade de sais existentes na coluna d'água, e, portanto, representa uma medida indireta da concentração de poluentes – sais nutrientes, especialmente N e P. Em geral, níveis superiores a 100 μS/cm indicam ambientes impactados. Águas do semi-árido e de regiões kársticas apresentam, em geral, alta condutividade (> 400uS/cm).

10 TURBIDEZ A turbidez de uma amostra de água é o grau de atenuação de intensidade que um feixe de luz sofre ao atravessá-la, devido à presença de sólidos em suspensão, tais como partículas inorgânicas (areia, silte, argila) e de detritos orgânicos, algas e bactérias, plâncton em geral, etc. A erosão das margens dos rios em estações chuvosas é um exemplo de fenômeno que resulta em aumento da turbidez das águas. Afeta profundamente a produtividade primária dos ecossistemas aquáticos, pela limitação da incidência solar, afetando a fotossíntese dos organismos planctônicos, macrófitas e perifíton.

11 Transparência da Água N - Lago Nakuru LCM – Constance - Maio
LCM – Constance - Dezembro LT – Lake Tahoe K – Lake Konigsee

12 Sombra e Cianobactérias (Scheffer, 1997)
< 50% Oscillatoriacea > 50% Oscillatoriacea

13 Turbulência

14 Temperatura

15

16 Oxigênio Dissolvido Um dos parâmetros limnológicos mais importantes;
Rápida dissolução na água – máximos de saturação na camada ar-água (importante microhabitat) Limitante em ambientes anóxicos (sem oxigênio)

17 Oxigênio Dissolvido Adaptações morfológicas, comportamentais e fisiológicas para habitar ambientes com baixa disponibilidade de O2 – áreas de refúgio. Microhabitats. Chaoborus spp.

18 Oxigênio Dissolvido Concentrações expressas em mg/L (mg.L-1).
Fluxo – importante fator que rege a concentração de OD nos EA, especialmente lóticos. Processos de auto-depuração – repetição da oxigenação física da água.


Carregar ppt "Principais Parâmetros Abióticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google