A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algas Algas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algas Algas."— Transcrição da apresentação:

1 Algas Algas

2 Algas Uma comunidade formadora de uma verdadeira floresta aquática.
Constituída por inúmeros protistas Assim como as florestas terrestres, contribui para o abastecimento do oxigênio da biosfera.

3 Reino das Algas São organismos que anteriormente eram incluídos no Reino Plantae, mas atualmente pertencem ao Reino Protista. São seres unicelular , multicelular, eucariontes, fotossintetizantes e viventes em ambientes de água doce (rios, lagos ou superfícies úmidas) ou salgada (mares e oceanos).  O corpo de uma alga é um talo, ou seja não possui raiz, caule ou folha, mesmo que seja gigante. No meio aquático, dependendo do local onde vivem, podem constituir comunidades conhecidas como fitoplâncton e fitobentos.

4 Classificação de acordo com os botânicos
Divisão Chlophyta (alga verde) Rhodophyta (alga vermelha) Phaeophyta (alga parda)

5 Comunidades Fitoplâncton: é uma comunidade formada principalmente por numerosas microalgas que flutuam livremente ao sabor das ondas. São importantes produtoras de alimento orgânico e liberam oxigênio para a água e a atmosfera. Constitui a base das cadeias alimentares aquáticas, formando o que se denomina "pasto marinho". Fitobentos é uma comunidade de algas, em geral macroscópicas (algumas atingem dezenas de metros) fixas no solo marinho (principalmente em rochas).

6 Reprodução Assexuada A reprodução pode ser por divisão binária, isso nas unicelulares, onde a célula se divide ao meio; Quanto por fragmentação, mecanismo de cisão de um segmento no talo nas algas multicelulares. Contudo, algumas espécies multicelulares reproduzem por zoosporia, utilizando-se de células flageladas que se desprendem do talo, locomovendo-se até um local favorável para o desenvolvimento. Porém, a maioria das algas se reproduz de forma sexuada, principalmente as unicelulares haploides, comportando-se como se fossem gametas.

7 Reprodução Sexuada Em muitas algas aquáticas há a produção de gametas que, fundindo-se, originarão zigotos. Esses zigotos, após curto período de dormência, sofrem meiose com produção de quatro células (zoósporos). Outra maneira de reprodução das algas é quando o indivíduo adulto diplobionte (diploide) produz gametas por meiose (denominada meiose gamética), que se fundem e formam o zigoto que origina um novo adulto também diploide. 

8 Algas e seus filos Bacillariophyta: organismos com parede celular desprovidas de celulose. Chrysophyta: organismos clorofilados, uni ou pluricelulares com ampla distribuição nos mais diversos ambientes aquáticos. Dinophyta: organismos unicelulares, com endoesqueleto formado por delgadas placas justapostas, próximas à face interna da membrana plasmática. Euglenophyta:organismos unicelulares com dois flagelos, possuindo em seu interior estrutura chamada estigma, desempenhando função sensorial, proporcionando orientação a partir de uma fonte luminosa. 

9 Algas e seus filos Charophyta: é uma divisão das algas verdes que inclui várias classes ou ordens consideradas filogeticamente. é considerada o grupo-irmão das plantas terrestres. Chlorophyta: É o grupo mais numeroso e diversificado de algas. Habitam os mais diversos ambientes, porém sua grande maioria é de água doce, formando a maior parte do plâncton de água doce. Phaeophyta: são um grupo de algas multicelulares, fundamentalmente marinhas, ainda que alguns géneros sejam de água doce. Característica: cor castanha esverdeada. Rhodophyta:são organismos eucariontes, com clorofila  a e d, ficobilinas, xantofilas e carotenos e reservam amido.

10 Pigmentos e filos de algumas algas
Bacillariophyta (diatomáceas) Clorofila A, C e E Carotenoides Xantofila Fucoxantina (pigmento: marrom) Chrysophyta (algas verdes) Clorofila A e B Carotenoides Xantofilas Dinophyta (dinoflageladas) Clorofila A e C Carotenoides Peridinina (pigmento: marrom-avermelhada) Euglenophyta (euglenas) Clorofila A e b Carotenoides Xantofila

11 Millena Schnaider Rafael Alves Washington Potentini Larissa Santos Turma: 2006 CESC 04/09/2014


Carregar ppt "Algas Algas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google