A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Luiz Felipe Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Luiz Felipe Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Luiz Felipe Geografia
Japão Professor Luiz Felipe Geografia

2 História Embora os japoneses tivessem um pequeno comércio com os holandeses desde o século XVI, quando os estadunidenses aportaram no Japão em 1853, encontraram um país feudal e economicamente atrasado. A partir de 1636, sob o xogunato Iyemitsu (Clã Tokugagawa), o país viveu um período de reclusão chamado sakoku (país fechado). Japoneses estavam proibidos de sair do país e estrangeiros de entrar.

3 História Mais de dois séculos depois, os EUA tentando realizar seu projeto geopolítico de controle dos oceanos, trataram de realizar a abertura econômica do país, através do “Tratado de Kanagawa” (1854). Essa abertura acelerou a desintegração do sistema feudal japonês e, em 1868, encerrou-se o domínio dos Tokugawas.

4 “A importância de não nascer importante”
Por que o Japão se manteve isolado por tanto tempo? Por que os EUA e, particularmente, britânicos que estenderam seus impérios sobre China e Índia, não se interessaram pelo Japão? Na verdade, o Japão não despertou interesse imediato nos comerciantes do mercantilismo, nem nos industriais da época do imperialismo.

5 “A importância de não nascer importante”
Trata-se de um país insular, muito pequeno (sua área corresponde aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul somados), formado principalmente por montanhas e planaltos, tendo pouquíssimas terras agricultáveis, a maioria na zona temperada. Sua geologia é formada por uma combinação de dobramentos modernos e vulcanismo o que determina grande instabilidade tectônica e solos muito pobres em minérios e combustíveis fósseis.

6

7

8

9

10

11 “A importância de não nascer importante”
Quando os EUA emergiram como potência e se lançaram em pontos estratégicos no Pacífico e no Atlântico, o Japão subitamente tornou-se muito importante. Mas, nesse momento a elite japonesa já tinha interesses próprios. A partir de então, os japoneses passam a se empenhar no seu processo de industrialização, baseado na intervenção econômica do Estado e no militarismo.

12 Industrialização e imperialismo
Inicio efetivo da industrialização do Japão se deu com o fim do xogunato e a restauração do império, sob liderança de Mutsuhito (1868 – 1912) . O período foi denominado “Era Meiji”. Políticas modernizantes do estado japonês Criação de infraestrutura – ferrovias, portos, minas, etc. Grandes investimentos em educação – universalizada e voltada para especialização da mão de obra. Abertura aos produtos e tecnologias estrangeiras.

13 Industrialização e imperialismo: Zaibatsus
Grupos industriais e financeiros que, apoiados pelo Estado, se organizaram como conglomerados, atingindo grande tamanho e poder na economia japonesa entre a Era Meiji ( ) e o final da Segunda Guerra Mundial. Ex: Mitsubishi, Mitsui, Sumitomo, Yasuda.

14 Industrialização e imperialismo: necessidade de expansão.
Com o vertiginoso processo de industrialização, os problemas estruturais como escassez de matéria-prima e energia e limitações ao mercado interno começaram a comprometer o crescimento econômico do país. A saída foi buscar novos territórios na Ásia e no pacífico. Inicia-se uma forte militarização, que aliada a rígida disciplina e a industrialização se tornou muito eficaz.

15

16 Industrialização e imperialismo: Segunda Guerra Mundial.
Em 1937 os japoneses lançam um ataque total contra a China e em 1941, outro ataque contra a base naval dos EUA de Pearl Harbor. Em resposta, os EUA entram em guerra contra os japoneses e acabam por lançar em seu território duas bombas atômicas.

17

18 A reconstrução japonesa
Durante o período de ocupação ao Japão (1945 – 1951), os norte-americanos implementaram uma reforma agrária nas grande propriedades e desmilitarizaram quase totalmente o país. A pesar do exército japonês ter se tornado uma força de auto defesa, a verdadeira defesa passou a ser feita pelos EUA (inclusive nuclear). O xintoísmo deixou de ser religião oficial e passou a haver liberdade religiosa. A independência política e a soberania foram reestabelecidas em 1951.

19 A reconstrução japonesa
Os EUA escolheram o Japão como a principal “propaganda” de sua luta contra o comunismo sino-soviético. O Japão passa a beneficiar-se da ajuda financeira dos EUA (em torno de 2,5 bilhões de dólares, de 1947 a 1950). As indústrias de equipamentos bélicos japonesas acumularam muito capital fornecendo equipamentos para as guerras da Coreia e Vietnã.

20 A reconstrução japonesa: “o milagre japonês”
Com os recursos obtidos, o governo japonês: investiu na criação de infraestrutura (estradas, ferrovias, portos, usinas elétricas, etc.) Construiu novas indústrias do setor de: Base Intermediárias Consumo siderúrgicas, metalúrgicas, químicas sobretudo as navais automóveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos

21

22 A reconstrução japonesa: o “milagre japonês.
Fatores internos que contribuíram para o rápido crescimento japonês. - Grande disponibilidade de mão de obra barata, disciplinada e relativamente qualificada. - Maciços investimentos estatais em educação - Estado e iniciativa privada investiram fortemente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. -Reconstrução de infraestrutura e dos antigos conglomerados sob bases mais modernas.

23 A geografia das indústrias japonesas.
A maior parte das indústrias japonesas estão localizadas nas áreas litorâneas. Isso se deve, sobretudo, ao seu interior montanhoso e a proximidade dos portos e a proximidade das maiores concentrações populacionais do país. Tóquio, Nagoya e Osaka respondem por cerca de 70% da produção industrial japonesa.

24 A industrialização japonesa e os recursos naturais.
Apesar do enorme sucesso da economia japonesa após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses estão cientes da insuficiência de seus recursos naturais. - Reservas reduzidas de combustíveis fósseis e de minérios. - Seu potencial hídrico, relativamente grande, é insuficiente devido ao aumento do consumo.


Carregar ppt "Professor Luiz Felipe Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google