A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESQUEMAS SIMBÓLICOS E A PRODUÇÃO DE VERBALIZAÇÕES E COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Fabíola Custódio Flabiano-Almeida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESQUEMAS SIMBÓLICOS E A PRODUÇÃO DE VERBALIZAÇÕES E COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Fabíola Custódio Flabiano-Almeida."— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESQUEMAS SIMBÓLICOS E A PRODUÇÃO DE VERBALIZAÇÕES E COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Fabíola Custódio Flabiano-Almeida Suelly Cecilia Olivan Limongi Faculdade de Medicina daUniversidade de São Paulo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Síndromes e Alterações Sensório-Motoras (LIF-SASM) Apoio FAPESP 06/

2 Objetivo: investigar a relação entre o uso de esquemas simbólicos e a produção de verbalizações e combinações de palavras em crianças com síndrome de Down (SD), em comparação a crianças com desevolvimento típico (DT), a partir da quinta fase do período sensório-motor até o início do período pré-operatório. Métodos: 10 crianças com SD (GSD) e 15 crianças com DT (GDT), localizadas no início da 5ª. fase do período sensório-motor no início do estudo, de acordo com o Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem Expressiva – versão revisada (PODCLE-r). realizadas observações mensais da linguagem e cognição (PODCLE-r), com duração de 30 minutos, todas registradas em vídeo, durante o período de oito meses. foram considerados para a análise: Uso de esquemas simbólicos simples (UESS); Uso de esquemas simbólicos combinados (UESC), Produção de sílabas com significado (SSI); palavras monossilábicas e interjeições (PMI); palavras onomatopaicas (PON); palavras com mais de uma sílaba (PMS), combinações de duas palavras (CDP) e combinações de três ou mais palavras (CTMP).

3 Resultados: Conclusão: Correlação entre UESS e verbalizações:
GDT: 0,91; GSD: 0,79; p-valor < 0,001 Correlação entre UESC e combinações de palavras: GDT: 0,70; GSD: 0,30; p-valor < 0,001 Diversidade das verbalizações: diferenças entre os grupos observadas a partir da 5ª sessão, com médias mais altas para o GDT. Diversidade das combinações de palavras: diferenças entre os grupos observadas a partir da 6ª sessão, com médias mais altas para o GDT. Complexidade das verbalizações: GSD - predomínio de SSI e PMI; GDT - predomínio de PMS (mais complexas) Complexidade das combinações de palavras: apenas o GDT apresentou CTMP (mais complexas) Conclusão: Apesar da relação entre o uso de esquemas simbólicos e a produção de verbalizações e combinações de palavras ter sido encontrada para ambos os grupos, correlações menos lineares foram observadas para o GSD, em função da menor diversidade e complexidade de suas produções, evidenciando a presença de déficits maiores em relação à linguagem expressiva do que em relação ao desenvolvimento cognitivo.


Carregar ppt "RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESQUEMAS SIMBÓLICOS E A PRODUÇÃO DE VERBALIZAÇÕES E COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Fabíola Custódio Flabiano-Almeida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google