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Formação em Gestão Social: Trajetórias e Cenários Tânia Fischer CIAGS Universidade Federal da Bahia 3 de abril de 2008.

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1 Formação em Gestão Social: Trajetórias e Cenários Tânia Fischer CIAGS Universidade Federal da Bahia 3 de abril de 2008

2 1.Gestão Social: Um campo multidisciplinar, com múltiplas relações 2. Responsabilidade Social: as formas da ação 3. Formar para a Gestão Social: três cenários em movimento

3 Responsabilidade Social e Ambiental Trajetória Como campo de conhecimento Como “locus” de práticas ressignificadas Espaços de múltiplas articulações Comunidades de múltiplos interesses: Gestores, praticantes, formadores que criam: Ações/Projetos Programas Pactos de Governança Territorial Inteorganizações Gestão Social Campo multidisciplinar e multirrelacional – As formas da ação

4 Gestão Social com Responsabilidade Social e Ambiental Vive-se uma transição de ações, projetos e programa organizacionais para estratégias de governança do desenvolvimento social de territórios.

5 De onde falamos? O que é PDGS?  Programa de Pesquisa, Extensão e Ensino Interdisciplinar  Construção e teste de modelos de desenvolvimento sócio-territorial e de formação em gestão social  Pólos de irradiação O CIAGS se estrutura a partir do PDGS, Programa de Desenvolvimento e Gestão Social. O que é o CIAGS? Um centro multidisciplinar de uma universidade pública

6 GESTÃO SOCIAL DESESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL CIAGS 200020082015 PublicaçõesArticulação e apoioModelos de avaliação de ensino Mapeamentos, estudos de caso e estudos referenciais Residência Social Pesquisa e Estudos Nacional Especialização presencial Extensão Apoio à graduação

7 GESTÃO SOCIAL CIAGS 200020082015 DESESENVOLVIMENTO E REQUALIFICAÇÃO TERRITORIAL PublicaçõesArticulação e apoioModelos de avaliação de ensino Série EditorialGestão da InformaçãoModelos de avaliação 360º Mapeamentos, estudos de caso e estudos referenciais Residência Social Pesquisa e Estudos Nacional Internacional Especialização presencial Extensão Mestrado Multidisciplinar e Profissional Especialização à distância Apoio à graduação

8 Mapeamentos, estudos de caso e estudos referenciais GESTÃO SOCIAL Publicações Residência Social CIAGS Especialização presencial Pesquisa e Estudos Extensão Articulação e apoioModelos de avaliação de ensino 200020082015 Mestrado Multidisciplinar e Profissional DESESENVOLVIMENTO E REQUALIFICAÇÃO TERRITORIAL Série EditorialGestão da InformaçãoModelos de avaliação 360º Nacional Internacional Doutorado Profissional Graduação em Gestão Social Especialização à distância Apoio à graduação

9 Cenário 1 – 2001 Domínios de competência do curso de Especialização 1. Elaborar diagnósticos, programas, projetos e ações; 2. Articular redes interorganizacionais, interinstitucionais e intersetoriais; 3. Mediar interações em escalas territoriais e organizacionais; 4. Articular ações em diversos arranjos sócio-produtivos; 5. Promover aprendizagem individual e coletiva;

10 1. Capacidade de elaborar e gerir projetos de intervenção e mudança em contextos sócio-territoriais de diferentes escalas de poder (locais, regionais, nacionais e/ou internacionais), incluindo etapas de planejamento e avaliação de processos, de resultados e de impactos; 2. Capacidade de elaborar diagnóstico, valendo-se do conhecimento, de instrumentos institucionais e tecnológicos e de recursos metodológicos produzidos em diversos campos do saber, integrando-os e articulando- os, de acordo com as características do contexto de intervenção; 3. Capacidade de sistematizar práticas de desenvolvimento e gestão social, reconhecendo instrumentos e saberes (lições e ensinamentos) relacionados a elas; Cenário 2 – 2008 Domínios de competência do curso de Mestrado Profissional

11 Cenário 2 – 2008 Domínios de competência do curso de Mestrado Profissional 4. Capacidade de gerir criativamente organizações e interorganizações em diferentes dimensões de tempo e espaço; 5. Capacidade de potencializar espaços de aprendizagem, por meio do engajamento nas oportunidades oferecidas pelo curso e na busca ativa para estabelecer relações com pessoas e organizações envolvidas em práticas relacionadas a sua área de atuação; 6. Capacidade de difundir socialmente os conhecimentos produzidos ao longo do curso.

12 Cenário 3 – 2015 O que será a Gestão Social do Desenvolvimento Territorial em 2015?  Que valores?  Que espaços de prática?  Que ancoragens locais, regionais, nacionais, internacionais, virtuais?  Que campos de conhecimento?  Que perfis do gestor social e que domínios de competências?

13 Como construir parcerias com responsabilidade social para apoiar a formação de gestores do desenvolvimento territorial? Como compartilhar agendas de ensino, pesquisa e disseminação de práticas? Corredores de cooperação Questões

14 Apoio à formação de gestores com Responsabilidade Social e Ambiental para a Gestão do Desenvolvimento Territorial. Como as empresas podem colaborar? Desafio

15 Obrigada! Tânia Fischer Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social www.gestaosocial.org.br nepol@ufba.br

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