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Prof. Carolina Lindberg

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Apresentação em tema: "Prof. Carolina Lindberg"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Carolina Lindberg
FTAD – ACI Prof. Carolina Lindberg

2 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO
aci

3 Índice de Mortalidade das MPPE
 58% das empresas de pequeno porte fecham as portas antes de completar cinco anos. 84 mil empresas fecham anualmente, o que representa 348 mil ocupações a menos, uma perda de faturamento da ordem de R$ 18,2 bilhões. 

4 Alguns motivos de Fechamento
Ausência de comportamento empreendedor  Planejamento prévio adequado por parte do empresário Deficiências no processo de gestão empresarial  Insuficiência de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios Além de dificuldades econômicas e os impactos de problemas pessoais sobre o negócio. 

5 Qual o Principal usuário do PN
O empreendedor . Quem é ? É a pessoa que organiza e gere um negócio assumindo o risco em favor do lucro. Tem metas e objetivos pessoais bem definidos. Busca oportunidades e tem iniciativa. Tem independência e auto-confiança. Faz que um dia seja diferente do outro.

6 Quando você precisa de um PN
Quando quer iniciar. Quando quer expandir. Quando quer vender ou passar um negócio. Quando quer obter um empréstimo.

7 Fatores de Sucesso no PN
Conceito do Negócio Atendimento ás necessidades do negócio Características de um negócio bem-sucedido -Algo novo -Algo melhor -Um mercado novo e mal atendido

8 Plano de Marketing Basicamente, o Plano de Marketing possui os seguintes tópicos: Análise ou pesquisa do mercado Estratégias de Marketing

9 Pesquisa de Mercado Mecanismo para se conhecer o seu público alvo;
Coleta, análise e interpretação sistemática de dados importantes sobre o cliente para o planejamento das ações de Marketing; Quem faz ? -Empresas especializadas; departamentos de grandes empresas; ou o próprio interessado.

10 Objetivos da pesquisa de Mercado
Avaliar os produtos ou serviços; Segmentar o mercado; Dimensionar o mercado; Detectar novas tendências; Avaliar os concorrentes.

11 Tipos da Pesquisa Quantitativa: Qualitativa
Preocupa-se com a mensuração do mercado; Tamanho do mercado; tamanho da faixa de cada concorrente; frequencia das compras, etc. Qualitativa Mais no entendimento do mercado do que na sua medição; Avalia percepções do consumidor; Atitudes, etc.

12 Formatos de Pesquisa Quantitativa: Qualitativa
Realizada através de questionários a serem respondidos por pessoal com o perfil do mercado Brindes, sorteios, etc. Qualitativa Reune-se uma grupo de pessoas com perfil do mercado alvo para emitirem opinião sobre o produto ou serviço - discussão em grupo. O pesquisador oferece brindes, jantar, etc.

13 Dados Primários x Secundários
levantados pelo próprio pesquisador; Dados secundários: fontes já levantadas, IBGE, Institutos, estatísticas, internet, etc. Uso combinado de ambas as fontes.

14 Etapas de uma Pesquisa de Mercado
Identificar com clareza o(s) objetivo(s) da pesquisa; Listar as informações a serem pesquisadas; Definir a precisão desejada ou necessária; Definir o método de pesquisa; Elaborar o questionário ou entrevista; Definir o orçamento e o cronograma; Aplicar a pesquisa; Tabular e analisar os dados.

15 Foco no Produto FOCO NA PRODUÇÃO: O objetivo era a produção - gerar escala para se reduzir custos; FOCO NAS VENDAS: O excesso de estoque levou a um aumento no esforço de venda para se colocar a produção no mercado - empurrar no cliente;

16 Foco no Cliente FOCO NO CLIENTE 1: Conhecer as necessidades e desejos do cliente e do mercado como estratégia para a colocação dos produtos; FOCO NO CLIENTE 2: Antecipar os desejos e necessidades do cliente, desenvolver e oferecer produtos e serviços que agreguem valor ao negócio do seu cliente - o produto sob a ótica do cliente.

17 Foco no Produto x Foco no Cliente
XEROX Nós fazemos copiadoras; Nós ajudamos a promover a produtividade nos escritórios. UNIMED Nós vendemos plano de assistência médica; Nós garantimos a sua saúde. AVON Nós fazemos cosméticos; Nós vendemos beleza.

18 Segmentação de Mercado
É a divisão do mercado em grandes grupos de forma a se definir o publico alvo; Objetiva o direcionamento das ações de marketing; Reduz custos e esforços de marketing; Foco no mercado alvo Mass Marketing X One to One Marketing

19 Exemplo de Segmentação Perfil do Cliente
Comprador de carro esporte: sexo masculino; idade de 30 a 45 anos; classe AA; moradores da região sudeste; possui hábito de viagem no final de semana.

20 Exemplo de Segmentação Mercado Potencial de Produtos
Mulheres preocupadas em construir uma carreira: possuem alto nível de escolaridade; possuem dinheiro; são compradoras de automóveis caros, serviços financeiros diferenciados e viagens; estão na vanguarda da moda e dos cosméticos; São perspicazes e céticas.

21 Tipos de Segmentação de mercado
Segmentação geográfica: por região; por tamanho de município; por clima, etc. Segmentação demográfica: por idade, sexo, ocupação, religião; por raça, nacionalidade, tamanho familiar, etc

22 Tipos de Segmentação de mercado
Segmentação psicográfica: por classe social; por estilo de vida; por personalidade, etc. Segmentação comportamental: índice de uso; grau de lealdade; atitude emocional com relação ao produto

23 Nicho de Mercado - Produtores de software; -Pessoas com alta estatura;
É uma segmentação de mercado para um determinado produto ou serviço; Compradores possuem uma combinação especial de características; Ex.: - Produtores de software; -Pessoas com alta estatura;

24 Mercado de Nicho São mercados com oportunidade que podem ser bastante lucrativas; Deve ser grande o suficiente para gerar lucros; Exige alta especialização; É em geral mais protegido da concorrência.

25 Exemplo de Marcas bem posicionadas
Exaustor é SUGGAR; Palha de aço é BOMBRIL; Refrigerante cola é COCA COLA; Lâmina de barbear é GILETTE;

26 Exemplo de inovação nas Organizações
Fatores de sucesso para o engajamento colaborativo Alto nível de engajamento com a mídia social. Elevado grau de interação com as companhias utilizando ferramentas de mídia social Vontade inerente para cocriar com as empresas

27 Criar um produto cosmético ou linha de produtos com sensorial inovador que encante e ultrapasse as expectativas do consumidor. Lançou desafios junto a jovens estudantes. 5893 visitas 1295 downloads do desafio 107 conceitos recebidos

28 Qual a sugestão inovadora que você tem para diferenciar os Postos Ipiranga no mercado em 2012 ?
2964 visitas 852 downloads edital 79 conceitos recebidos de universidades

29 Desenvolver uma forma simples interativa e intuitiva de configurar os manuais de uso dos produtos
2300 visitas ao desafio 814 downloads do desafio 34 conceitos recebidos Média de 5 horas de trabalho para cada participante . Total de 1700 horas de pensamento intensivo para a Philips

30 ATIVIDADE Qual o objetivo e os tipos de pesquisa de mercado? Desenvolva uma pesquisa de mercado no seu negócio.

31 ATIVIDADE Entrega: 14/04/12 até às 23:00h
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. “LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO ESTÁ SENDO AVALIADA”

32 Dúvidas Acesse o Fórum de dúvidas e discussões
Chat dia 29/03/12 no horário: das 19 às 20:30 h


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