A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planilha Eletrônica - Excel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planilha Eletrônica - Excel"— Transcrição da apresentação:

1 Planilha Eletrônica - Excel
Intervalos

2 Seleção de intervalos Situações em que é necessário selecionar um intervalo de células: Quando um campo de caixa de diálogo exige uma entrada de intervalo. Ao digitar um argumento de função. Antes de selecionar um comando que utiliza uma entrada de intervalo.

3 Seleção de intervalos Técnica básica de seleção de intervalo: inserir as coordenadas do intervalo manualmente, digitando o endereço da célula superior esquerda (célula âncora), seguido por um sinal de dois pontos e, por último, o endereço da célula inferior direita.

4 Seleção de intervalos Seleção de intervalos com mouse:
Ao selecionar um intervalo retangular contíguo e o canto inferior direito for selecionado incorretamente: manter pressionada a tecla Shift e clicar na célula inferior direita correta. Para intervalos não contíguos, deve-se pressionar a tecla Ctrl e mantê-la pressionada depois da seleção da primeira célula ou intervalo.

5 Seleção de intervalos Utilização da caixa de diálogo “Ir para especial”: Permite a seleção de células de acordo com o conteúdo ou outras propriedades especiais. Dentre as diversas opções da caixa de diálogo, são quatro as que permitem a seleção de acordo com o tipo de conteúdo nelas contido.

6 Seleção de intervalos

7 Séries Alça de preenchimento: é o pequeno quadrado preto no canto inferior direito da célula ou intervalo ativos. Pode ser utilizado para criar uma série de valores de texto ou numéricos e preencher, limpar, inserir e excluir intervalos. Normalmente utilizada para criar sequências numéricas e de texto.

8 Séries Funcionamento do autopreenchimento:
Para uma série de texto, selecione a primeira célula do intervalo e digite o valor inicial. Para uma série numérica, digite os dois primeiros valores, e em seguida, selecione ambas as células. Posicione o ponteiro do mouse sobre a alça de preenchimento. O ponteiro muda para um sinal de adição (+).

9 Séries Clique e arraste o ponteiro do mouse até a borda cinza compreender o intervalo que se deseja preencher. Solte o botão do mouse. O Excel preenche o intervalo com a série. Ao final do processo, o Excel exibe a marcação inteligente Opções de Autopreenchimento.

10 Séries Opções de autopreenchimento:
Normalmente ao menos quatro opções são apresentadas: Copiar células: o preenchimento é feito copiando-se para o intervalo a célula ou células originais. Preencher série: série de preenchimento padrão. Preencher formatação somente: aplica somente a formatação da célula original ao intervalo selecionado. Preencher sem formatação: preenchimento com os dados da série, mas sem a formatação da célula original.

11 Séries Criação de série (comando Série):
Selecionar a primeira célula que se deseja utilizar para a série e inserir o valor inicial. Selecionar o intervalo inteiro que se deseja preencher. Selecionar Início, Preencher, Série. É aberta a caixa de diálogo Série. Configurar a série conforme desejado (linha ou coluna).

12 Séries Usar o grupo Tipo para criar o tipo de série desejado, dentre as seguintes opções: Linear: a série apresentada é uma progressão aritmética. Crescimento: a série apresentada é uma progressão geométrica. Data: cria-se uma série de datas, conforme a opção selecionada no grupo Unidade de Datas. Autopreenchimento: pode ser usada para ampliar um padrão de preenchimento ou uma série com texto.

13 Séries Se a escolha for feita para uma série do tipo linear, crescimento ou data, deve-se digitar um valor na caixa Incremento. Para estabelecer um limite para a série, deve-se inserir um número adequado na caixa Limite. Por fim, deve-se clicar no botão OK para que a série seja construída e exibida.

14 Cópia de atributos A cópia de atributos permite que sejam copiados itens específicos da célula de origem, como por exemplo, apenas fórmulas. Seu procedimento é o que se segue: Selecionar e, então, copiar o intervalo com os dados. Selecionar o intervalo de destino. Escolher Início, Colar e em seguida, Colar Especial.

15 Cópia de atributos Verificar qual o atributo que se deseja aplicar, dentre as seguintes opções: Tudo; Fórmulas; Valores; Formatos; Comentários; Validação; Todos usando tema da origem; Tudo, exceto bordas; Largura da coluna; Fórmulas e formatos de número; Valores e formatos de número; Todos os formatos condicionais de mesclagem. Pode-se ainda excluir a colagem de células em branco existentes no intervalo (ativar a caixa “Ignorar em branco”.

16 Formatação condicional
Realce de células: quando se aplica uma formatação para as células que atendam a critérios especificados. Pode ser feita acessando-se: Início, Formatação Condicional, Realçar Regras das Células. Estão disponíveis sete opções: É maior do que; É menor do que; Está entre; É igual a; Texto que contém; Uma Data que ocorre; Valores Duplicados.


Carregar ppt "Planilha Eletrônica - Excel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google