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Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação
Aula 19/10

2 Desenvolvimento e uso de SI
As empresas necessitam de diferentes tipos de Sistemas de Informação de acordo com o seu tamanho, complexidade estrutural e política.

3 Ciclo de vida dos sistemas
É o método padrão de desenvolvimento de sistemas onde ocorre a divisão do trabalho em fases relacionadas. A maior parte do seu desenvolvimento é praticada por profissionais técnicos. Não indicada para sistemas que necessitam de soluções imediatas.

4 Tanto os profissionais de Tecnologia quanto os (gerentes, chefes e usuários) precisam manter uma relação extremamente próxima para a correta modelagem da solução.

5 A ideologia de fazer alterações tardias promove uma série de prejuízos para a organização.

6 Ciclo de vida dos sistemas
Principais fases: Definição do projeto (determinar o problema); Estudo do sistema (coleta de informações); Projeto da solução (modelagem e documentação do projeto); Programação (codificação da solução e testes); Instalação; Pós-implementação (executar manutenção).

7 Prototipagem Método que primeiramente cria-se um protótipo do sistema como um elemento experimental. Aproxima mais o desenvolvimento de sistema das necessidades do usuário. Estrutura mais flexível e informal. Indicada quando as necessidades do usuário não estão muito claras.

8 Prototipagem Este método também é importante para testar a interface com o usuário do Sistema de Informação.

9 Prototipagem “Alto poder de decisão)
Desenvolver a versão para a produção. Desenvolver o protótipo final Implementação Verificar a aceitação do protótipo? Usar o protótipo? Desenvolvimento do protótipo operacional Entendimento do problema Tomada de decisões Projeto da solução Identificar os requisitos iniciais Análise do problema Prototipagem Resolução de Problemas NÃO SIM

10 Uso de pacotes Programas pré-desenvolvidos e testados que se encontram disponíveis no mercado. Boa opção para empresas sem profissionais técnicos. Reduz o custo de desenvolvimento e custo com mão-de-obra especializada. Desvantagem: A organização é obrigada a mudar sua maneira de trabalhar para se adaptar ao sistema pré- elaborado. Custo elevado qdo o usuário não utiliza todos os recursos do sistema.

11 Uso de pacotes Talvez seja importante definir um processo de elaboração de questões relativas as necessidades do usuário. Faz-se uma cotação das diversas opções de pacotes existentes e verifica-se quais características que cada sistema pode resolver. Criar um sistema de pontuação para verificar o que melhor se adapta as necessidades.

12 Uso de pacotes Pós-implementação Adequação do pacote à organização
Instalação do pacote Implementação Avaliação do pacote Projeto da solução Tomada de decisão Estudo do sistema Entendimento do problema Definição do problema Análise do problema Uso de pacotes Resolução de problemas

13 Terceirização – uma organização contrata uma empresa especializada para desenvolver qualquer tipo de serviço. Uso de uma empresa especializada que promove a concepção do sistema. Nem sempre a economia com a terceirização é materializada. Possui diversos elementos que devem ser levados em consideração, as vezes prestadores de serviços deixam a desejar. A empresa contratada deve ter capacidade técnica e prática suficiente para exercer a atividade em questão. Confiança em demasia pode se tornar um problema.

14 Terceirização Atividades que podem ser supridas:
Operação de alguns ou todos os sistemas ligados a tecnologia; Desenvolvimento de suporte técnico; Desenvolvimento de aplicações personalizadas; Consultoria em resolução de problemas relativos a aplicação de tecnologia.

15 O principal motivo que leva uma organização a terceirizar um serviço é a redução de custos, além da vantagem de negociação de preços (sem o comprometimento da qualidade) e a previsibilidade que pode ser obtida com a contratação.

16 O excesso de confiabilidade na empresa de prestação de serviços é um fator negativo, pois pode causar a vulnerabilidade do negócio e a interrupção do serviço; caso a prestadora atravesse alguma dificuldade financeira, isso pode influenciar diretamente na organização, inclusive com a paralização dos serviços.

17 Terceirização Implantação Implementação
Avaliação do prestador de serviços Projeto da solução Solicitação de propostas Tomada de decisão Estudo do sistema Entendimento do problema Definição do problema Análise do problema Terceirização Resolução de problemas


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