A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especificação em Projeto de Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especificação em Projeto de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Especificação em Projeto de Sistemas
Prof. Wolley W. Silva

2 Bibliografia

3 Fontes de Consulta http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm

4 Agenda Revisar as disciplina do Processo Unificado e aplica-lo de forma Iterativa e Incremental. Organizar o trabalho do semestre para a produção do Projeto Final de Curso.

5 RUP - Processo Racional Unificado (Rational Unified Process):

6 Fases do RUP Concepção Elaboração Construção Transição
Estabelecer o business case para o sistema. Elaboração Desenvolver um entendimento do domínio do problema e a arquitetura do sistema. Construção Programação e teste de sistema. Transição Implantar o sistema no seu ambiente operacional.

7 RUP - Processo Racional Unificado (Rational Unified Process):

8 Modelagem de Negócio As metas da modelagem de negócio são:
Assegurar que os clientes, usuários finais e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização alvo; Derivar os requisitos de sistema necessários para o suporte da organização alvo;

9 Os artefatos produzidos:
Um documento de visão de negócio; necessidades de negócios, justificativa do projeto, entendimento atual das necessidades do cliente, alinhar as expectativas dos interessados. Um documento das Atividades do negócio; Descrever as atividades necessárias para o cumprimento dos objetivos do negócio. Um documento com as Regras de Negócio: declarações de políticas ou condições que devem ser satisfeitas pelo processamento da aplicação.

10 RUP - Processo Racional Unificado (Rational Unified Process):

11 O fluxo de Requisitos As metas do fluxo de requisitos são:
Estabelecer e manter acordo com os clientes e interessados no que o sistema deverá fazer. Fornecer uma base para o planejamento dos conteúdos técnicos de iterações.

12 Artefatos produzidos:
Especificação dos Requisitos Funcionais Especificação dos Requisitos Não Funcionais Diagrama de Caso de Uso

13 RUP - Processo Racional Unificado (Rational Unified Process):

14 As metas da Análise e Projeto são:
Traduzir os requisitos numa especificação que descreva como implementar o sistema, selecionando a melhor estratégia; Adaptar os resultados da análise às restrições impostas pelos requisitos não funcionais, ambientes de implementação, requisitos de desempenho e outros;

15 Artefatos produzidos:
Documento de Especificação dos Casos de Uso; Diagrama de Classes Diagrama de Sequência Diagrama de Componentes Diagrama de Instalação Documento de Arquitetura de Software;

16 RUP - Processo Racional Unificado (Rational Unified Process):

17 As metas da Implementação são:
Definir a organização do código em termos de pacotes organizados em camadas; Implementar classe e objetos em termos de componentes; Testar os componentes desenvolvidos como unidades; Integrar num sistema executável os resultados produzidos por implementadores individuais ou equipes.

18 Artefatos Produzidos arquivos-fonte, Binários, Executáveis e outros...

19 Processo Iterativo e Incremental?

20 Cascata, Linear ou Clássico

21

22 Iterativo e Incremental
Iterativo: Feito ou repetido muitas vezes. Incremental: Que visa a incremento, ou seja, Ato ou efeito de crescer, de aumentar. Crescimento. Aumento. Desenvolvimento, progresso.

23 Iterativo e Incremental
Uma iteração incorpora um conjunto de atividades em modelagem de negócios, requisitos, análise e design, implementação, teste e implantação.

24 Iterativo e Incremental

25 Redução de Risco Como a iteração produz um executável testado, você perceberá os riscos diminuírem.

26 Etapas de uma Iteração Definir Modelo de Domínio
Especificação de casos de Uso Implementação e Teste Definir Diagrama de Iteração Definir Diagrama de Classe de Projeto

27 Aplicação: Projeto Final de Curso - PFC
Objetivo Geral da Disciplina: Aplicar os conhecimentos e habilidades obtidas ao longo do curso em um projeto prático de sistema de software orientado a objetos. Praticar a análise e especificação de um sistema de software, exercendo as habilidades de análise, modelagem, arquitetura e programação em um contexto de trabalho em equipe.

28 Aplicação: Projeto Final de Curso - PFC
Tempo de Desenvolvimento: 2 semestres Diretrizes Gerais: Grupos de 3 pessoas Linguagem de Programação Orientada a Objetos Padrão Arquitetural MVC O projeto final é avaliado por uma banca examinadora.

29 Aplicação: Projeto Final de Curso - PFC
Todos os Projetos devem contemplar: Caso de Uso de Análise Relatórios gerenciais para tomada de decisão Caso de Uso de Configuração cadastro, consulta, atualização e exclusão Caso de Uso de Condução Automatização de um processo de negócio Realizar Venda, Locação, Reserva

30 Exercício Definir uma Equipe de Trabalho
Escrever uma proposta de Projeto


Carregar ppt "Especificação em Projeto de Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google