A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão"— Transcrição da apresentação:

1 Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Disciplina: Sistemas de Informação e Gestão

2 Introdução O tema deste trabalho é a Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão (SIG), e para se poder explicar melhor, vai-se começar por se introduzir umas designações das várias “partes” deste tema, ou seja, primeiro vai-se falar sobre o que é a ética, de seguida onde ela se insere nos SIG, consequentemente uma definição do SIG e por último, vai-se interligar estas definições de maneira a explicar como estas estão interligadas entre si.

3 Ética A palavra ética originou-se do grego ethos (carácter, modo de ser de uma pessoa), ela consiste em um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana dentro da sociedade, com base nos seus valores históricos e culturais. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado, nesse sentido ela se assemelha às leis, embora haja diferença entre elas, já que ninguém é obrigado a cumprir as normas éticas e nem pode ser punido caso não as cumpra. A ética é definida como algo que abrange uma aplicação sistemática de regras, padrões e princípios morais a problemas concretos Há quem acredite que um problema ético surge sempre que alguma decisão ou acção tem o potencial de prejudicar ou de melhorar o bem-estar de um indivíduo ou de um grupo de cidadãos. Esses dilemas surgem com frequência, pois são inumeráveis os conflitos de interesses na sociedade de informação.

4 Sistemas de Informação
Sistemas de Informação são um conjunto de recursos, que recolhe, processa, armazena, analisa e dissemina as informações produzidas pelos departamentos da estrutura organizacional no apoio às decisões da gerência. Os Sistemas de Informação desenvolveram-se rapidamente em razão da evolução do conhecimento humano, crescimento das organizações e a quantidade de dados no ambiente organizacional. O crescimento das organizações deve ser analisado, não apenas pelo aumento da produção, mercado e actividades, mas também pela diversificação e utilização de recursos tecnológicos mais complexos, alterando a execução dos processos, conforme o nível de complexidade e o grau de formalização das estruturas, que estão ligadas directamente às características e ao estágio de desenvolvimento da organização.

5 Sistema de Informação e Gestão
Este sistema é tipicamente baseado em computadores, utilizado no seio de uma organização. É basicamente um sistema que consiste na rede de canais de comunicação numa organização. Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação onde se inclui tipicamente o hardware,  software, pessoas, sistemas de comunicação, e os dados propriamente ditos. As actividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão. Como área de estudo é tipicamente referida como administração ou gestão de tecnologias de informação. O estudo de sistemas de informação é vulgarmente uma disciplina de administração e gestão comercial, e envolve frequentemente desenvolvimento de software, mas também se distingue concentrando-se na integração de sistemas computadorizados mediante os objectivos da organização. No contexto empresarial, os sistemas de informação ajudam os processos de negócio e operações, tomadas de decisão e estratégias competitivas.

6 Importância das SIG nas estruturas organizacionais
Os papéis vitais dos SIG na estrutura organizacional proporcionam a essência do planeamento, a vantagem competitiva e o controle na tomada de decisões, nos níveis estratégico, táctico e operacional, se o conteúdo for adequado e confiável. Portanto, quando os SI desenvolvem os principais papéis realizam conquistas de vantagens estratégicas, de gerência e operacionais, mas isso requer inovação, dinamismo e investimentos, para conquistar vantagem competitiva no mercado e principalmente apoio do ambiente empresarial. Investimentos e inovação nos SI com recursos de TI requerem mais empenho dos recursos utilizados nos SI.

7 Fases da implementação de um SIG
Consciencialização: as pessoas dentro da organização tornam-se cientes da tecnologia SIG e os benefícios potenciais para sua organização; Desenvolvimento dos requisitos do sistema: a ideia que um SIG poderia beneficiar a organização é formalmente reconhecida e um processo mais sistemático e formal é instituído para adquirir informações sobre a tecnologia e para identificar os usuários potenciais e suas necessidades;

8 Avaliação do sistema: O processo de avaliação leva em conta a análise das necessidades da fase anterior. No final desta fase, uma decisão formal deve ser feita a respeito de se prosseguir ou não com a aquisição do SIG; Desenvolvimento de um plano de implementação: tendo tomado a decisão de prossegui com a aquisição de um sistema, um plano é desenvolvido para adquirir o equipamento necessário e contratar o pessoal, fazer mudanças organizacionais e financiar o processo;

9 Aquisição do sistema e inicialização: o sistema é adquirido e instalado, o pessoal treinado, a criação da base de dados iniciada e os procedimentos de operação começam a ser estabelecidos; Fase operacional: nesta fase procedimentos são desenvolvidos para manter a estrutura SIG e os serviços de melhoria do hardware e software. A construção da base de dados custa normalmente de 5 a 10 vezes o preço de hardware e software somados.

10 Ética na constituição de um SIG
A aplicação da informática, no mínimo, transforma radicalmente o suporte e os produtos do trabalho humano, e, por conseguinte, modifica a natureza do trabalho em si, qualquer que ele seja. Isto, se não o elimina, como se pode verificar pelo crescimento do desemprego vinculado a informatização, em todos os países. Primeiro, a vertente que poderíamos considerar ética, que, num de seus aspectos mais polémicos, nega a neutralidade da técnica, e visa justamente a atribuição de valor à técnica em si. Nessa vertente ética, elaboram-se novas agendas de pesquisa do SIG, sob a óptica de seu significado e importância, para a sociedade. Em particular procura-se saber se o SIG, incluindo a tecnologia que o sustenta, é “bom” ou “mau” para a sociedade, em qualquer escala de apreciação, do individual ao colectivo. Um dos problemas k hoje em dia existe na implementação de uma tecnologia nova numa empresa ou na implementação de um sistema de informação numa empresa é que erradamente os trabalhadores encaram isso como se fosse o significado do empregado ir para a rua e não encaram como uma ajuda.


Carregar ppt "Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google