A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DAVID FIGUEIREDO DE ALMEIDA Orientador: Prof. Dr. Alvino Moser. ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO, EM MACAPÁ (AP). MACAPÁ 2008

2 1- INTRODUÇÃO A presente investigação científica, voltada para a área educacional, apresenta registros e análises de informações fornecidas por professores de biologia de Macapá (AP) sobre suas atuações em um dos temas de maior relevância dentro e fora da escola: a Evolução Biológica (SANTOS, 2002, p. 9). Burnie (1997, p. 44): Processo pelo qual os seres vivos se transformam no transcurso das gerações.

3 Ainda que a importância da evolução biológica seja alardeada por especialistas no assunto e por documentos educacionais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, pesquisas científicas têm demonstrado que tal tema ainda não é tratado, no âmbito escolar, à altura de sua relevância. Almeida (2007, p. 44): Para a maior parte de estudantes de uma escola pública de ensino médio de Macapá (AP), o maior expoente da Teoria da Evolução Biológica foi Galileu Galilei, ao invés de Charles Darwin.

4 Calluf (2007, p. 29): Pedagogia Tradicional: não cabe ao aluno argumentar nenhuma informação ou conceito. Apenas lhe é transmitido o conteúdo de forma objetiva, abusando de memorizações, mecânicas e descontextualizadas, tendo o professor como centro do processo.

5 Este trabalho objetivou obter informações sobre a atuação de professores de biologia, de Macapá (AP), focalizando as seguintes questões: Interdisciplinaridade Metodologias de ensino Avaliação da aprendizagem O professor como mediador do processo educativo Despertar da criticidade discente com relação ao tema A inserção de questões históricas Dificuldades encontradas no ensino do tema

6 2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As idéias evolucionistas são aplicadas aos seres vivos desde tempos remotos, pioneiramente por filósofos gregos (MOODY, 1975, p.2). Em 1859, Charles Robert Darwin ( ) publica o livro “A Origem das Espécies”, onde propõe a seleção natural como principal mecanismo evolutivo. Atualmente, diversos pesquisadores, como Santos (2002) Carneiro (2004) e Almeida (2007), têm demonstrado a precariedade do ensino da Evolução Biológica.

7 Consultando Lakomy (2003, p. 69) e Brasil (2006, p
Consultando Lakomy (2003, p. 69) e Brasil (2006, p. 26), podem-se destacar as seguintes intervenções que poderiam ser aplicadas ao ensino da Evolução Biológica: Aulas práticas Produções de conhecimento Dramatizações Debates Seminários Jogos pedagógicos

8 3- METODOLOGIA Quadro 1: Perfil dos professores de biologia investigados. Identificação Idade Sexo Formação Tempo de experiência Professor A 23 F Licenciatura Plena (Biologia) 2 anos Professor B 26 M 1 ano e 10 meses Professor C 38 13 anos Professor D 42 12 anos

9 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1 Interdisciplinaridade no Ensino de Evolução Biológica Conforme as informações fornecidas pelos professores, para estes a Evolução Biológica pode ser mais facilmente interagida com a Química, Física e Geografia. Conforme Brasil (2006, p. 110), no ensino fundamental, biologia, física e química são trabalhas numa mesma área do conhecimento: Ciências.

10 4.2 Metodologias de Ensino em Evolução Biológica
De acordo com as informações fornecidas pelos professores, a prática pedagógica destes ainda segue predominantemente a Pedagogia Tradicional Krasilchik (2007, p. 87): Ainda prevalecem no Brasil as tendências tradicionalistas, apesar das mudanças ocorridas na educação ao longo das últimas décadas.

11 4.3 O Professor Como Mediador do Processo Eduativo
Os professores reconhecem que atuam como mediadores de ensino, mas não especificaram suas ações para possibilitar tal situação. Brasil (2002, p ): Experimentação, jogos, projetos, seminários, debates, etc.

12 4.4 Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Evolução Biológica
Os métodos avaliativos aplicados, em ordem de freqüência, foram: Avaliação escrita/atividades de fixação, seminários/apresentações/palestras, interpretações de texto e pesquisas manuscritas. Não houve menção direta ao método avaliativo processual, discutido por Lakomy (2003).

13 4.5 Os Aspectos Históricos no Ensino da Evolução Biológica
Todos os professores investigados reconheceram a importância da abordagem de aspectos históricos no ensino da Evolução Biológica. 4.6 O Despertar da Criticidade Discente no Ensino da Evolução Biológica Um dos objetivos da educação formal é a formação de cidadãos críticos e participativos (ASSIS et. al, 2003, p. 72). Para os professores, isso ocorre principalmente através da realização de seminários e debates.

14 4.7 Dificuldades no Ensino da Evolução Biológica
As dificuldades mencionadas pelos professores foram: limitações da escola, tempo, pressão para fechar o conteúdo, falta de união entre os professores, ausência de laboratórios, excesso de alunos por turma, crenças (?) e material para aulas práticas. Rezende e Silva (2007): A necessidade de melhoria nas condições de trabalho do professor é essencial para que os objetivos propostos para o ensino sejam alcançados.

15 5- CONCLUSÃO Tendo em vistas os objetivos almejados por este trabalho e os resultados expostos anteriormente, pode-se afirmar que os professores de biologia pesquisados ainda apresentam atuações atreladas às Pedagogias Tradicionais no ensino da Teoria Evolutiva. Há de se levar em conta todo o contexto que configura o processo educativo, cuja superação das dificuldades encontra-se, possivelmente, em mais investimentos em educação, formação continuada e melhores salários aos professores.


Carregar ppt "FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google