A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descentralização e Regionalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descentralização e Regionalização"— Transcrição da apresentação:

1 Descentralização e Regionalização
Prof Francisco Santos Centro de Convenções – 2014

2 Descentralização e Regionalização
Reforma do Estado e movimento de descentralização e regionalização (Ex: Canadá, Itália, Inglaterra e Alemanha). Implantação no Brasil: gradual e não conjunta. Viana et al (2011)

3 História Descentralização e Regionalização
UNIÃO 1980 SUDS CF 1990 SUS NOBS 2000 NOAS PACTO PELA SAÚDE 2010 DECRETO 7508 LC 141 ESTADO REGIÃO MUNICÍPIO

4 Por que Regionalizar ? Gestão RH
Necessidade de Saúde; Problema Multidimensional; Preparado para emergência; Tripartite e com Participação Social Interdependencia municipal Difícil de controle; Hierárquico tradicional; Dificuldade de fixação Há um entendimento de que o sistema de saúde depende de uma articulação territorial, uma interdepêndencia municipal e um planejamento integrado que deve ter a gestão estadual como coordenadora (Fleury, Ouverney, 2005). Equidade de Acesso Dusseault (1993); Portela e Teixeira (2011); Assis Malfort (2005)

5 Regionalização - Literatura
IBÑEZ (2012) apud LIMA (2012)

6 Regionalização - literatura
O papel do estado como articulador e fomentador de financiamento nos diversos níveis de atenção, para a conformação de uma saúde regionalizada para superar as discrepâncias de financiamentos regionais (Reis, Cesse e Carvalho , 2010);

7 Regionalização – Literatura
Para Mello, Ibañez e Viana (2011) a regionalização ocorre a partir da atenção primária; Regionalização “reduz os custos dos serviços por imprimir uma maior racionalidade sistêmica na utilização dos recursos” (Silva, 2011, p. 2755). Francisco Santos

8 Regionalização - literatura
Scatena (2009), aponta que a dependência municipal amplia a necessidade de financiamento federal para a regionalização; Necessidade de forte articulação com outros níveis de complexidade, pois o paciente deve ter acesso tanto a porta de entrada quanto a saída do sistema de saúde (Teófilo, Silva, 2012).

9 Possíveis falhas na Regionalização
Foco na Média e Alta complexidade Falta de Articulação Regional Pode provocar uma desregulação da oferta/demanda; (des)economia de escala; elevação de custo unitário por procedimento e acirramento da disputa por recursos disponíveis. Desconhecimento da necessidade; Descumprimento de funções gestoras públicas; Falta de espaço para o controle social Pinheiro Filho e Sarti (2012)

10 Caminhos para a Regionalização
Contratos de trabalho Regionais (semelhante a fundação estatal da Bahia); Comunicação entre níveis de atenção em saúde e intramunicípios; Focar a regionalização na inteligência sanitária (exemplos dos consórcios); distribuição equilibrada de recursos, desenvolvimento de câmaras de compensação e a proposição de serviços de saúde centrados em uma perspectiva da economia de escala e de escopo, respeitando as características culturais, históricas e sociais das regiões de saúde (Stephan-Souza et al, 2010).

11 Referências FLEURY, S.; OUVERNEY, A. M. A Estratégia de Regionalização da Política de Saúde.Rio de Janeiro: FGV, p. 204 LIMA, L. D. DE; VIANA, A. L. D’ÁVILLA; MACHADO, C. V. et al. Regionalização e acesso à saúde nos estados brasileiros : condicionantes históricos e político-institucionais. ciencias & saude coletiva, v. 17, n. 11, p , 2012. MELLO, G. A.; IBAÑEZ, N.; VIANA, A. L. D’ÁVILLA. Um Olhar Histórico Sobre a Questão Regional e os Serviços Básicos de Saúde no Estado de São Paulo. Saúde Soc., v. 20, n. 4, p , 2011. PINHEIRO FILHO, F. P.; SARTI, F. M. Falhas de mercado e redes em políticas públicas : desafios e possibilidades ao Sistema Único de Saúde. Ciências e Saúde Coletiva (Rio de Janeiro), v. 17, n. 11, p , 2012. PORTELA, L. E.; TEIXEIRA C. F. Epidemiologia e gestão de serviços de saúde. In: Barreto ML, Almeida Filho N: Epidemiologia & Saúde: fundamentos, métodos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 622 – 630

12 Referências SILVA, S. F. DA. Organização de redes regionalizadas e integradas de atenção à saúde : desafios do Sistema Único de Saúde ( Brasil ). Ciências e saúde coletiva, v. 16, n. 6, p , 2011. SCATENA, J. HENRIQUE G.; VIANA, A. L. D’ÁVILLA; TANAKA, O. Y. Sustentabilidade financeira e econômica do gasto público em saúde no nível municipal : reflexões a partir de dados de municípios. Caderno de Saúde Pública (Rio de Janeiro), v. 25, n. 11, p , 2009. TEÓFILO, T. J. S.; SILVA, C. P. reflexões sobre a estratégia saúde da família e o desenvolvimento de suas bases sócio-políticas, econômicas e técnico-científicas. Tempus actas de saúde coletiva (Brasília), v. 5, n. 4, p. 123 – 141, 2012. REIS, Y. A. C. DOS; CESSE, E. ÂNGELA P.; CARVALHO, E. F. DE. Consensos sobre o papel do gestor estadual na regionalização da assistência à saúde no Sistema Único de Saúde ( SUS ). Revista Brasileira de Saúde Materno-Infantil, v. 10, n. Supl 1, p , 2010. STEPHAN-SOUZA, A.; CHEBLI, I. C. F.; JACOMETTI, E. J. E M.; PAIVA, M. G. REGIONALIZAÇÃO SOB A ÓTICA DOS GESTORES : UMA ABORDAGEM DIALÉTICA Revista APS, v. 13, n. suplemento 1, p , 2010. VIANA, A. L. LIMA L.D.(Orgs). Regionalização e Relações Federativas no política de saúde do Brasil. RIO DE Janeiro . Ed contra capa(2011).

13 OBRIGADO!


Carregar ppt "Descentralização e Regionalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google