A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3 – Ciclo de vida de Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3 – Ciclo de vida de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 – Ciclo de vida de Sistemas
Engenharia e Gerência da Informação Prof. Esp. Cristiano José Cecanho

2 Conteúdo Importância de T.I. para a empresa.
Transformações da tecnologia. Gestão da qualidade total. Ciclo de vida de sistemas de informação.

3 Importância de T.I. para empresa
Os três principais componentes de uma organização voltada para a sociedade da informação são: O hardware; O software; E os recursos humanos. (Rodrigues & Ferrante, 2000)

4 Importância de T.I. para empresa

5 Transformações da tecnologia
As empresas que se mantiveram no mercado tiveram que se adaptar e considerar: O processo de mudança sempre acelerado. Oferta de produtos ou serviços com qualidade. Redesenho de processos para a entrada de sistemas ERP – Enterprise Resource Planning (Sistemas Integrados de Gestão). Transformação tecnológica acompanhada pela equipe de T.I. capacitada de forma a promover os negócios da empresa. Simulações de situações do mercado. Estratégias e visão a longo prazo estabelece a competitividade. Rotinas sistematizadas.

6 Diferenças entre qualidade e reengenharia
Fator Qualidade Reengenharia Abordagem Melhorias incrementais Melhoria Radical Estratégia de Mudança Incremental (passo a passo) Geral (Drástica) Tipo de Mudança Cultural Cultural e Estrutural Ponto de Partida Processos Existentes Do nada (Desconsidera tudo) Frequência da Mudança Contínua Esporádica Nível de Participação Alto Baixo Foco Um processo por vez Em todos os processos Risco De Baixo a Moderado Estilo Por Consenso Mandatário Papel da Tecnologia da Informação Acidental Chave Considera que os processos atuais são Basicamente bons Totalmente Errados

7 Reengenharia como técnica
Aumento dos processo produtivos. Reduz o custo através da redução do trabalho (não pessoas). Melhor disponibilização de serviços ao cliente. Melhora a qualidade de bens e serviços. Aumento de vendas. Melhor atuação a pressão do mercado e de clientes.

8 Gerenciar drásticas mudanças
Processos bem definidos e relacionados a um bem ou serviço bem definido. Fator humano envolvido a um bem ou serviço deve fornecer um contribuição significativa com os objetivos do processo. Gerenciar tarefas e processos por sistemas informatizados para aumentar a confiabilidade e eficiência do sistema. Dados e informações devem ser armazenados de uma só vez no sistema para evitar inconsistência e redundância.

9 Gerenciar drásticas mudanças
O sistema deve ter controle de acesso hierárquico e executado no local onde o trabalho é executado. Rotinas e processos devem ser executados de forma paralela utilizando recursos de T.I., passando a ser automáticas, com maior confiabilidade, segurança e velocidade. Regras definidas devem ser quebradas e crenças ignoradas. Capacitação dos profissionais envolvidos nos processos.

10 Gerenciar drásticas mudanças
Traçar objetivos ambiciosos para atingir vantagens logo de início. Sistemas de informação devem promover os negócios de uma organização e não como uma forma de suporte. Recursos devem ser utilizados de forma global e não centralizada. O objetivo é reduzir o trabalho e não o número de pessoas.

11 Falhas na aplicação da reengenharia
Reengenharia focada em um processo. Falta de envolvimento das pessoas. Falta de definição do(s) objetivo(s) da empresa.

12 Gestão da qualidade total
Estes fatores somados nos indica a prática da gestão em qualidade total. A gestão da qualidade total deve ter os seguintes atributos: Visão e objetivos estratégicos. Liderança. Gerenciamentos dos resultados. Cultura. Estrutura organizacional. Comunicação e informação. Desempenho gerencial. Tecnologia. Gerenciamento da mudança. Saber aprender com os erros. Fazer o que diz e ser ético.

13 Início do ciclo de vida de sistemas
Como os executivos (conteporâneos) encaram a tecnologia: “Eu não entendo nada de computadores. Eu não os utilizo. Eles são dispositivos muito complicados.” “Tudo que se relacionar a computadores passo para minha secretária.” “Eu tenho uma equipe de tecnologia da informação para cuidar disso para mim.”

14 Organizar a função da informação
Primeiro, a equipe de T.I. de uma empresa presta serviços a rede interna de comunicação. Ela deve estar alinhada aos negócios da organização. Envolvimento do CEO (principal executivo da organização) para fornecer uma visão da organização, que deve refletir a nova organização da informação.

15 Organizar a função da informação

16 Definição dos macroprocessos
Visão da organização com relação aos recursos da informação, dos clientes, produtos ou serviços esperados da área de T.I. T.I. implica em: Operação. Suporte. Atendimento aos usuários. Desenvolvimento de sistemas. Assim, é necessário definir os macroprocessos sob o ponto de vista dos clientes e não interno à organização.

17 Exemplo de macroprocessos entregues ao cliente
Tipo de Cliente Produtos e serviços Principal executivo Sistema de apoio à decisão Automação de escritório Sistema de informação de custos Sistema de informação pessoal Gerência intermediária e supervisores Sistema de informação para área de interesse específico da gerência Administração Sistema de informação administrativo Processamento de imagens para documentos administrativos

18 Exemplo de macroprocessos entregues ao cliente
Tipo de Cliente Produtos e serviços Vendas e Marketing Automação de escritório Telefonia celular Sistema de informação de Marketing Sistema de informação de Clientes Sistema de informação considerando os Produtos e Serviços Sistema de processamento de imagens para apresentações promocionais Pesquisa e desenvolvimento Sistemas de integrados de CAD/CAE e CIM Base de dados de Informação Acesso a patentes e registro de licença Sistemas técnico-científico Sistemas baseados em Inteligência Artificial Produção Sistemas CIM Sistemas de Automação Industrial Automação do manuseio e transporte Sistema de informação de suprimento Sistema de informação da manutenção Sistema de informação da inspeção

19 Exemplo de macroprocessos entregues ao cliente
Tipo de Cliente Produtos e serviços Engenharia do produto Sistemas de integrados de CAD/CAE e CIM Sistema de administração e gerenciamento industrial Sistema de processamento de imagens para documentos de engenharia Sistemas técnico-científico Profissionais da área de tecnologia da informação Desenvolvimento de software CASE (software auxiliado por computador) Software básico para banco de dados e programação científica Software de monitoração para supervisão dos recursos de rede Software para gerência da função informação e atendimento a usuários.

20 Macroprocessos

21 Elimine telas desnecessárias
Elimine interfaces quando da definição dos macroprocessos. Cada interface representa uma perda de energia, aumentando o tempo total do processo. Seja objetivo em cada macroprocesso.

22 Engenharia de Sistemas
Ciclo de vida - cascata Engenharia de Sistemas Análise de requisitos Projeto Codificação Testes Manutenção

23 Ciclo de vida - Incremental

24 Análise de requisitos Primeiramente devemos realizar a análise funcional: técnica de especificação de sistemas, onde, identificamos todas as funcionalidades do mesmo, o que ele deve fazer. Problema desta faze: comunicação.

25 Análise estruturada Técnica relacionada com a análise funcional para estabelecer um elo de comunicação entre analista e os clientes. Também chamada de análise essencial.

26 Quando se aplica? Sistematizar o processo de especificação
Sem isso a especificação se baseia em textos, limitando assim, possibilidades (visões) diferenciadas. Obter a visão lógica ou conceitual do sistema de informação: O resultado desta fase é um conjunto de gráficos e descrições que oferecem uma visão lógica ou conceitual do sistema.

27 Quando se aplica? Uniformizar as diferentes visões que as pessoas têm de um sistema. Estruturar e simplificar a análise de sistemas de informação, principalmente dos mais complexos. Registrar de forma sistemática as necessidades do cliente.

28 Sistema Sistema é um conceito útil, que ajuda a analisar diversos fenômenos segundo um ângulo novo. Assim sistema tem: Objetivo. Componentes ou subsistemas. Forte relacionamento entre seus componentes. A partir do relacionamento recebe uma contribuição direta ou indireta para atingir seu objetivo.

29 Organização vista como um sistema
Áreas e departamentos de uma organização funcionam como componentes, interagindo entre si para atingir um objetivo em comum.

30 Sistema de informações
Um sistema de informação é constituído de: Entrada de dados: são recebidos e codificados para o sistema processar. Controle de qualidade: verifica os dados recebidos. Processamento: produção dos dados recebidos. Armazenamento: base de dados ou arquivo. Saída de dados: informações em formas de gráficos e relatórios. Administração: controle sobre o processamento da informação.

31 Sistema de informações

32 Decompondo o sistema Um sistema é composto de vários módulos.
Cabe a nós identificar o que cada módulo deve realizar para adequar as necessidades do sistema. Ou seja, ao final desta etapa temos a convicção do que realmente é necessário para a organização adquirir.

33 Decomposição sucessiva
Consiste em dividir o problema maior em problemas menores, ou mais simples, de forma a reduzir a complexidade para alcançarmos o entendimento correto. Sistema Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 Módulo 5 Módulo 6

34 Elementos básicos

35 Roteiro para especificação de um sistema
Definir o contexto da análise: definir o que está dentro e fora do escopo do sistema. Modelar funções: identifica as funções do sistema, simplifica o problema e identifica depósito (tabelas de um banco de dados) de dados. Dicionário de dados: resultado gráfico das ações anteriores.

36 Dicionário de dados

37 Versões de projeto Neste momento o versionamento de documentos se torna imprescindível. Isto porque, muitas alterações são realizadas nos documentos, hora pelo acumulo de funções, hora por novas funcionalidade identificadas junto ao cliente (usuário).

38 Padrões para a documentação
A capa de um documento, assim como ele ao todo, segue o formato padrão das normas ABNT para redação de relatórios. Mas com uma diferença, a capa aponta a versão do documento. Existe softwares que gerenciam as versões de documentos e projetos. Como padrão utilize: vr A cada alteração geral parte para 2.0, a cada alteração interna e simplificada 1.1 e assim pro diante.

39 Modelo de Contexto Identifica elementos externos que interagem com o sistema. Mostra o fluxo de informações existente entre os sistema e seu ambiente externo. Estabelece os limites (escopo) do sistema. Identifica os eventos que ocorrem no ambiente externo e que provocam uma resposta do sistema.

40 Modelo de contexto

41 Divisão deste modelo Representação gráfica do sistema com seu ambiente externo. Lista de eventos que relaciona os fatos do ambiente externo que o sistema obrigatoriamente deve reconhecer.

42 Diagrama de contexto

43 Lista de Eventos

44 Sistema Locadora Como exemplo para elucidar a teoria anterior, vamos descrever as funções de uma locadora de CD, DVD, Blue-Ray. Pense nas funções desempenhadas pelo sistema

45 Diagrama de contexto Empresta Filme Cadastra Cliente Cliente
Sistema de locadora Cliente Empresta Filme Funcionário Cadastra Cliente Cliente Devolve Filme Funcionário Cadastra Dependente Funcionário Procura Filme Funcionário Procura Cliente

46 Bibliografia (Rodrigues & Ferrante, 2000): Tecnologia de informação e gestão empresarial.


Carregar ppt "Aula 3 – Ciclo de vida de Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google