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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Fundamental, 8° Ano Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão

2 JOGOS DE SALÃO EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão JOGOS DE SALÃO Jogos de salão: também conhecidos como jogos de tabuleiro, fazem parte da cultura dos povos desde tempos imemoriais. Normalmente são jogados por duas pessoas, mas existem alguns que admitem até seis pessoas, como as damas chinesas. Os jogos de salão possuem regras pré-determinadas. Eles são caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo. São exemplos de jogos de salão: dominó, dama, xadrez, gamão, baralho, trilha, uno, fubica, quebra cabeças, etc. Imagem: Part of the A Game Of Thrones board game in progress / Autoria de françois Philipp / Disponibilizado por Sandstein / Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.

3 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão ORIGEM DOS JOGOS Os primeiros jogos de salão surgiram há cerca de 4000 anos nas civilizações do Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo mancala é identificado como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de idade. Foi muito popular na Grécia e em Roma, de onde se espalhou por toda Europa e, depois, para a América Imagem: Um tabuleiro em madeira de Mancala / Autoria de Cburnett / Disponibilizado por Ahellwig / GNU Free Documentation License, Version 1.2

4 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão POPULARIZAÇÃO DOS JOGOS DE SALÃO Somente a partir do séc. XIX, os jogos se tornaram produtos de massa, devido ao surgimento da classe média, que tinha mais tempo para o lazer. A partir da década de 80, os jogos de salão perderam bastante popularidade, devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos, voltaram a conquistar muitos adeptos. Um dos motivos é seu alto índice de interação entre os jogadores. Alguns jogos são de estratégia, como xadrez, damas, e xadrez chinês, enquanto outros envolvem algum elemento de sorte, como ludo e gamão. Imagem : A contemporary backgammon set / Autoria e disponibilização por Ptkfgs / Domínio Público. Imagem: A game of dominoes in progress / Autor desconhecido / Disponibilizado por Pixel ;-)/ GNU Free Documentation License

5 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão JOGOS DE SALÃO NO BRASIL No Brasil, os índios conhecem um jogo chamado o “jogo da onça”, que tem sua origem provável entre os incas. Esse jogo foi encontrado entre os bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como adugo. Consiste em um tabuleiro riscado no chão, uma peça que representa a onça e 14 outras (iguais entre si) que representam os cachorros. Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação. Jogos parecidos a esse são encontrados em outras civilizações, como entre os incas (puma e carneiros), na Índia (tigre e cabras) e na China (senhor feudal e camponeses).

6 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão JOGO DA ONÇA OU ADUGO  Jogo da onça: era conhecido pelos indígenas brasileiros antes dos portugueses chegarem ao Brasil. Uma pesquisa realizada no ano de 2003 comprovou que o jogo ainda é conhecido em tribos de todo o país. imagem: Initial positions of the traditional game Adugo (jogo das onças) / Autoria e disponibilização por Life on Riley / GNU Free Documentation License.

7 organizar a vivência de jogos de salão.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Sugestão de atividade Atividade 1: organizar a vivência de jogos de salão. O professor irá organizar a aula para que os alunos vivenciem os jogos praticados na antiguidade, como, por ex., o jogo praticado pelos índios (o jogo da onça, ou adugo).

8 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS Jogos de sorte: são os jogos no quais os participantes necessitam mais de sorte do que de habilidade de jogo. Na sua grande maioria são jogos de dados. Ex.: ludo (conhecido por alguns como "devagar se vai ao longe"); jogo da trilha. Jogos de estratégia: são os jogos em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégicas (método de jogo) supera a sorte como fator de determinação do vencedor. damas; xadrez; jogo do moinho.

9 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS Jogos de sorte e estratégias: são os jogos em que os participantes precisam tanto de sorte quanto de habilidades de jogo (estratégia). Ex.: monopólio (conhecido no Brasil por banco imobiliário); war. Imagem: Monopoly board / Autoria de Frank Horst at the German language Wikipedia / Disponibilizado por Hautala / GNU Free Documentation License , Version 1.2

10 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Jogos de sorte Ludo: significa "eu jogo" em latim. É o nome utilizado em português para uma versão do jogo indiano Pachisi, um jogo de corrida para dois a quatro jogadores. Objetivo do jogo: Percorrer o trajeto do tabuleiro com todas as peças e ser o primeiro jogador a chegar à casa central. Imagem: Raphael Mendes em Jornal do Povo/2012/tabuleiro oficial de ludo

11 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Regras: podem jogar de 2 a 4 jogadores; cada um escolhe uma cor dentre as tradicionais vermelho, azul, verde e amarelo; cada jogador tem direito a 4 peões e seu objetivo é levar os quatro até a Zona Final (Home), no meio do tabuleiro; os peões precisam dar uma volta inteira no tabuleiro, saindo da casa de saída e percorrendo todas as outras 51 casas; Imagem: Guil /2005/jogos de tabuleiro/blog átomo

12 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Regras: para se iniciar a partida, cada jogador lança o dado e, se tirar “ 1” ou “6”, poderá sair da casa de partida (base), sendo que, ao tirar “6”, o jogador tem o direito de jogar o dado novamente. Joga-se com um dado e os avanços são feitos de acordo com os pontos obtidos com o lançamento dos dados; quando o jogador já tem pelo menos um peão no percurso, ele pode mover o peão pelo número de casas tirado no dado. Se tirar 6, além de usar esse resultado, ele pode jogar novamente o dado; se um jogador chegar a uma casa já ocupada por um peão adversário, o peão adversário deve voltar para sua base. Mas, se 2 peões da mesma cor ocuparem uma mesma casa, eles não podem ser capturados e nenhum adversário pode passar por essa casa, tendo seus peões bloqueados; após dar a volta no tabuleiro, o peão avança pela reta final, de sua própria cor. A chegada ao ponto final só pode ser obtida por um número exato nos dados. Se o jogador tirar mais do que o necessário, ele vai até o fim e volta, tendo que aguardar sua próxima jogada. O vencedor é o primeiro a levar seus quatro peões ao ponto de chegada da sua cor.

13 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Jogos de sorte Trilha: é um jogo que consiste em percorrer todo o caminho do tabuleiro e vence quem chegar ao final da trilha. Imagem: Amiga da Educação/2009/ Jogos pronto pra imprimir/ blog amiga da educação Imagem: Silvia Mantivani/2008/ álbum picassa/

14 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Jogos de estratégia Jogo do moinho: é um jogo de salão cujo objetivo é remover as peças inimigas até que restem no máximo duas. Cada vez que um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com três de suas peças (um “moinho”) sobre o tabuleiro, tem o direito de escolher uma peça inimiga para remover, desde que essa peça não faça parte de um moinho inimigo. Regras: o jogo começa com o tabuleiro vazio. Os jogadores se alternam colocando peças sobre interseções vagas. Depois que todas as dezoito peças (nove para cada jogador) tenham sido colocadas, os jogadores podem começar a mover suas peças alternadamente; o movimento consiste em deslizar uma peça ao longo de uma das linhas do tabuleiro para uma outra intersecção adjacente; Imagem:A Nine Men's Morris board / Autoria e disponibilização por Elembis / Domínio Públicom

15 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Regras: se um movimento em qualquer uma das fases de jogo forma um moinho (três peças seguidas da mesma cor), então pode-se remover qualquer peça da cor adversária (desde que não faça parte de outro moinho e ainda haja outras peças da cor adversária no tabuleiro). Se não houver peças adversárias a não ser em moinhos, pode-se remover uma peça de moinho; o jogo termina quando restar a um dos jogadores  apenas duas peças; sendo assim, ele não poderá formar trilha nem capturar peças de seu oponente, e, portanto, perde o  jogo. Imagem: Mill games board /Autor desconhecido / Disponibilizada por The World / GNU Free Documentation License

16 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Jogos de estratégia Xadrez: o jogo de xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas e o outro, com as pretas. Cada um, inicialmente, tem dezesseis peças: um rei, uma dama, duas torres, dois bispos, dois cavalos e oito peões. O posicionamento inicial: as peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: torre, cavalo, bispo, dama, rei, bispo, cavalo e torre. Os jogadores movimentam alternadamente uma das suas peças, sendo sempre o jogador com as brancas o primeiro a começar. Um movimento consiste em pegar numa peça e colocá-la numa nova casa, respeitando as regras de movimento. Imagem: Example of the starting position of chess pieces / Autoria e disponibilização por Luis Dantas / Domínio Público

17 No xadrez, as peças têm movimentos específicos.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão MOVIMENTOS DAS PEÇAS No xadrez, as peças têm movimentos específicos. O PEÃO: movimenta-se a peça sempre para frente, capturando outros peões e peças na primeira casa diagonal superior. No primeiro movimento de qualquer peão, ele poderá mover-se uma ou duas casas. Outro movimento característico dos peões é a promoção. Esta acontece quando um peão atinge a última linha; quando isso acontece, o jogador tem o direito de converter o peão numa dama, torre, bispo ou cavalo. Imagem: Special moves of the pawn / Autoria de Lyctc / Disponibilizada por Loscius / Domínio Público

18 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão O CAVALO: movimenta-se em forma de L, e é a única peça que pode "saltar" por cima de outras. O BISPO: pode se movimentar por qualquer número de casas em qualquer uma das diagonais.

19 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão A TORRE: pode se movimentar por qualquer número de casas na horizontal ou vertical. A DAMA: pode se movimentar por qualquer número de casas na horizontal, vertical ou em qualquer uma das diagonais. O REI: pode se mover uma casa na horizontal, vertical ou diagonal. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, com exceção do rei adversário. Um rei deverá manter distância de duas casas do outro rei, caso contrário será considerado um lance irregular. .

20 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Xeque-mate (rei) Para retirar o rei de xeque, o jogador deve tentar os três passos abaixo: movimentar o rei para uma casa em que ele não esteja em xeque; colocar uma peça entre o rei e a peça que está dando o xeque, capturar a peça que está dando xeque ao rei. Quando não há possibilidade de se fazer nenhum desses três passos, caracterizando um xeque-mate, a partida acaba. Imagem: Checkmate Proper / Autoria e disponibilização por Bubba73 / GNU Free Documentation License

21 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Jogos de estratégia Jogo de damas: também conhecido simplesmente por damas, é o nome de um jogo de tabuleiro. No Brasil e em Portugal, é mais conhecida a versão de 64 casas (8 por 8), mas a versão mais conhecida mundialmente é a que usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10). O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que o conseguir ganha a partida. A pedra movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para a frente, e uma casa de cada vez. A pedra pode capturar a peça do adversário movendo-se para frente e para trás. A pedra que atingir a oitava casa adversária, será promovida a "dama", peça de movimentos mais amplos que a simples pedra. Imagem: International draughts / Autoria de Mchel32NI / Disponibilizado por Stassats GNU Free Documentation License, Version 1.2

22 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Jogos de sorte e estratégia War: baseado no jogo americano Risk, é um jogo de tabuleiro lançado no Brasil pela Grow em Uma partida pode durar várias horas, com disputas regidas pela estratégia dos jogadores e pela sorte lançada pelos dados. O jogo é disputado com um mapa do mundo dividido em 6 regiões (Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador recebe uma carta com um determinado objetivo. Quem completar primeiro o seu objetivo, declarando-o cumprido, será o vencedor. Imagem disponível em:

23 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Regras: cada jogador escolhe o exército da cor que lhe agrade, dentre as 6 possíveis (branco, preto, vermelho, azul, amarelo e verde); cada jogador receberá 1 objetivo dentre os 14 existentes, tomando conhecimento do seu teor e evitando revelá-lo aos seus adversários. É recomendado aos jogadores que estão se iniciando no jogo que, antes do sorteio, seja feita uma leitura de todos os objetivos possíveis; a partir da 2º rodada, cada jogador, na sua vez, cumpre as seguinte etapas, em ordem: a) receber novos exércitos e os colocá-los no tabuleiro de acordo com a sua estratégia; b) se desejar, atacar os seus adversários; c) deslocar seus exércitos se houver conveniência; d) receber uma carta se conquistar pelo menos 1 território.

24 COLOCAÇÃO DE EXÉRCITOS
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão COLOCAÇÃO DE EXÉRCITOS Existem 3 maneiras de distribuir os exércitos: a partir do numero de territórios; se possuir um continente; se troca cartas. o ataque, a partir de um território qualquer possuído, só pode ser dirigido a um território adversário que tenha fronteiras em comum (território contíguo) ou ligado através de um pontilhado; o número de exércitos que poderá participar de um ataque será igual ao número de exércitos situados no território atacante menos um, que é o exército de ocupação; o número máximo de exércitos participantes em cada ataque é de 3, mesmo que o número de exércitos possuídos no território seja superior a 4; um jogador pode atacar tantas vezes quantas quiser para conquistar um território adversário, até ficar só um exército no seu território ou, ainda, até quando achar conveniente não atacar. Regras:

25 Sugestão de atividades
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Sugestão de atividades Atividade 1: o professor irá dividir a turma em 3 grupos e sorteará, para cada grupo, um tema dentre estes: jogos de sorte, jogos de estratégia e os jogos de sorte e estratégia. Em seguida, cada grupo irá construir, com materiais recicláveis (jornal, papelão, tampa de garrafa etc.), dois jogos correspondentes a cada tema sorteado. Atividade 2: depois que os jogos forem construídos pela turma, será o momento de vivenciá-los: cada grupo, que construiu seu jogo, irá jogá-lo; depois será feito um rodízio de maneira que todos os alunos (grupos) vivenciem todos os tipos de jogos construídos.

26 Por que os jogos de salão são importantes na escola?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE SALÃO NA ESCOLA Por que os jogos de salão são importantes na escola?     Os jogos de salão são importantes para exercitar a mente, desenvolvendo o raciocínio, a concentração e a criatividade. Além de auxiliar na área cognitiva, eles auxiliam também na questão disciplinar.          As regras bem definidas de cada jogo colaboram para criar o hábito de atenção às regras de forma geral. Sem perceber, o aluno se torna mais disposto a cumprir regras que são comuns a todos e a respeitar o direito do outro.   Assim, promover momentos nas aulas de Educação Física para os jogos de tabuleiro (tais como xadrez, dama, ludo e outros) é também promover cooperação, respeito e solidariedade no ambiente escolar. .

27 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão         Outro fator importante nas partidas é que os discentes aprendem a competir de forma saudável. Aprendem que nem sempre é possível ganhar e que as derrotas servem para repensar os erros acontecidos durante a partida e, a partir deles, serem construídas estratégias para que os obstáculos possam ser vencidos. Assim como os obstáculos que enfrentamos na vida cotidiana. Imagem: Boys play chess on the street / Autoria e disponibilização por Adam Jones (Adam63) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem:  Chess Club at Sandy Hook School in Newtown, CT, USA / Autoria de AskJoanne / Disponibilizado por FlickreviewR / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.

28 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Sugestão de atividade O professor irá trazer diversos tabuleiros e irá organizar, juntamente com os alunos, um campeonato de jogos de salão com os jogos que os alunos mais gostaram. Nesse campeonato, os alunos (8º Ano) irão vivenciar os jogos escolhidos com orientações individuais e coletivas. O conteúdo será dado conforme o nível de desenvolvimento da turma.

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Part of the A Game Of Thrones board game in progress / Autoria de françois Philipp / Disponibilizado por Sandstein / Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. 28/08/2012 3 Um tabuleiro em madeira de Mancala / Autoria de Cburnett / Disponibilizado por Ahellwig / GNU Free Documentation License, Version 1.2 4a A contemporary backgammon set / Autoria e disponibilização por Ptkfgs / Domínio Público. 4b A game of dominoes in progress / Autor desconhecido / Disponibilizado por Pixel ;-)/ GNU Free Documentation License 6 Initial positions of the traditional game Adugo (jogo das onças) / Autoria e disponibilização por Life on Riley / GNU Free Documentation License.

30 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 9 Monopoly board / Autoria de Frank Horst at the German language Wikipedia / Disponibilizado por Hautala / GNU Free Documentation License , Version 1.2 28/08/2012 10 An old Ludo board / Autoria e disponibilização por Micha L. Rieser / GNU Free Documentation License. 11 13 Snakes and ladders, board game / Autoria e disponibilização por ChickenFalls / Domínio Público 14 A Nine Men's Morris board / Autoria e disponibilização por Elembis / Domínio Públicom 15 Mill games board /Autor desconhecido / Disponibilizada por The World / GNU Free Documentation License

31 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 16 Example of the starting position of chess pieces / Autoria e disponibilização por Luis Dantas / Domínio Público 28/08/2012 17 Special moves of the pawn / Autoria de Lyctc / Disponibilizada por Loscius / Domínio Público 20 Checkmate Proper / Autoria e disponibilização por Bubba73 / GNU Free Documentation License 29/08/2012 21 International draughts / Autoria de Mchel32NI / Disponibilizado por Stassats GNU Free Documentation License, Version 1.2 27a Boys play chess on the street / Autoria e disponibilização por Adam Jones (Adam63) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

32 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 27b Chess Club at Sandy Hook School in Newtown, CT, USA / Autoria de AskJoanne / Disponibilizado por FlickreviewR / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. 29/08/2012


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