A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração do Terço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração do Terço."— Transcrição da apresentação:

1 Oração do Terço

2 Doutrina Cristã Porque motivo é que agora para se ser padrinho de Baptismo de uma criança é necessário ser-se crismado? De acordo com o Código de Direito Canónico, publicado em 1983, pelo Santo Padre João Paulo II (cânone 874 § 1), para se ser padrinho de Baptismo é necessário, entre outras condições, que este «seja designado pelo próprio baptizando ou pelos pais […]; tenha completado 16 anos de idade […]; seja católico, confirmado e já tenha recebido a santíssima Eucaristia, e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar». O padrinho de Baptismo, tendo por função «esforçar-se por que o baptizado viva uma vida cristã consentânea com o baptismo e cumpra fielmente as obrigações que lhe são inerentes», não pode deixar de ser alguém que vive seriamente a fé cristã e, por isso, alguém que já recebeu os três sacramentos da iniciação cristã (Baptismo, Confirmação ou Crisma e Eucaristia).

3 Ano C - XVII Domingo do tempo Comum
Silêncio

4 Há nascer, há crescer e há morrer e em cada chegada uma partida
Há nascer, há crescer e há morrer e em cada chegada uma partida. Mas importa que em cada acontecer haja sempre um caminho para a vida. Há nos olhos do outro uma promessa, cada homem é uma mão estendida. É preciso que nada nos impeça daí ver um caminho para a vida. Na Tua luz encontramos a verdade, és o dom do Pai, a mão estendida, és Jesus, a plena liberdade, o Caminho, a Verdade e a Vida. (bis)

5 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen!
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco. R:Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os santos mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

6 Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!

7 Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.

8 Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

9 Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor;

10 Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo;
com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

11 ORAÇÃO COLECTA Deus, protetor dos que em Vós esperam, sem Vós nada tem valor, nada é santo. Multiplicai sobre nós a vossa misericórdia, para que, conduzidos por Vós, usemos de tal modo os bens temporais que possamos aderir desde já aos bens eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

12 1ª Leitura «Pediste a sabedoria» 1 Reis 3,

13 Leitura do Primeiro Livro dos Reis
LEITURA I Reis 3, Leitura do Primeiro Livro dos Reis Naqueles dias, o Senhor apareceu em sonhos a Salomão durante a noite e disse-lhe: «Pede o que quiseres». Salomão respondeu: «Senhor, meu Deus, Vós fizestes reinar o vosso servo em lugar do meu pai David e eu sou muito novo e não sei como proceder. Este vosso servo está no meio do povo escolhido, um povo imenso, inumerável, que não se pode contar nem calcular. Dai, portanto, ao vosso servo um coração inteligente, para governar o vosso povo, para saber distinguir o bem do mal; pois, quem poderia governar este vosso povo tão numeroso?». Agradou ao Senhor esta súplica de Salomão e disse-lhe: «Porque foi este o teu pedido, e já que não pediste longa vida, nem riqueza, nem a morte dos teus inimigos, mas sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu desejo. Dou-te um coração sábio e esclarecido, como nunca houve antes de ti nem haverá depois de ti». Palavra do Senhor.

14 LEITURA I Reis 3, que não se pode contar nem calcular. Dai, portanto, ao vosso servo um coração inteligente, para governar o vosso povo, para saber distinguir o bem do mal; pois, quem poderia governar este vosso povo tão numeroso?». Agradou ao Senhor esta súplica de Salomão e disse-lhe: «Porque foi este o teu pedido, e já que não pediste longa vida, nem riqueza, nem a morte dos teus inimigos, mas sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu desejo. Dou-te um coração sábio e esclarecido, como nunca houve antes de ti nem haverá depois de ti». Palavra do Senhor.

15 LEITURA I Reis 3, mas sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu desejo. Dou-te um coração sábio e esclarecido, como nunca houve antes de ti nem haverá depois de ti». Palavra do Senhor. Graças a Deus!

16 Salmo

17 Quanto amo, Senhor, a vossa lei!
Salmo Salmo 118 (119), (R . 97a ) REFRÃO: Quanto amo, Senhor, a vossa lei!

18 «Predestinou-nos para sermos conformes à imagem do seu Filho»
2ª Leitura «Predestinou-nos para sermos conformes à imagem do seu Filho» Rom 8, 28-30

19 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
LEITURA II Rom 8, 28-30 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Irmãos: Nós sabemos que Deus concorre em tudo para o bem daqueles que O amam, dos que são chamados, segundo o seu desígnio. Porque os que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à

20 LEITURA II Rom 8, 28-30 imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o Primogénito de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou. Palavra do Senhor. Graças a Deus!

21 Aleluia Aclamação Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque revelastes aos pequeninos  os mistérios do reino.

22 Evangelho «Vendeu tudo quanto possuía para comprar aquele campo» Mt 13, 44-52

23 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós.
EVANGELHO Mt 13, 44-52 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho se nosso Senhor Jesus Cristo Segundo S. Mateus Gloria a Vós, Senhor

24 EVANGELHO Mt 13, 44-52 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «O reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. O homem que o encontrou tornou a escondê-lo e ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo. O reino dos Céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor,

25 EVANGELHO Mt 13, 44-52 foi vender tudo quanto possuía e comprou essa pérola. O reino dos Céus é semelhante a uma rede que, lançada ao mar, apanha toda a espécie de peixes. Logo que se enche, puxam-na para a praia e, sentando-se, escolhem os bons para os cestos e o que não presta deitam-no fora. Assim será no fim do mundo: os Anjos sairão a separar os maus do meio dos justos e a lançá-los na fornalha ardente.

26 EVANGELHO Mt 13, 44-52 Aí haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isto?» Eles responderam-Lhe: «Entendemos». Disse-lhes então Jesus: «Por isso, todo o escriba instruído sobre o reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

27

28 A Palestina foi a terra mais disputada e reivindicada no mundo
A Palestina foi a terra mais disputada e reivindicada no mundo. No curso da história foi conquistada e reconquistada pelos Judeus, Babilónios, Assírios, Persas, Gregos, Romanos e vários outros povos. Em tempo da guerra as pessoas fugiam das suas casas. As riquezas que não pudessem convenientemente levar consigo, enterravam-nas na terra, na esperança de um dia reconquistarem o território e recuperarem os seus tesouros.

29 Mas por vezes, a conquista durava longos períodos e não chegavam a conseguir regressar. Não era invulgar que alguém encontrasse algum tesouro enterrado na sua terra. O tesouro depois de ter encontrado, ter sido novamente escondido é ilógico. Mas poderá estar uma riqueza imensa e para não perder nada, decidiu comparar o terreno inteiro? Jesus explica que o homem que encontrou o tesouro,

30 vendeu toda a sua propriedade para comprar essa terra
vendeu toda a sua propriedade para comprar essa terra. Foi o que aconteceu na vida de São Paulo. Um dia, na estrada para Damasco, encontrou Cristo, e tudo aquilo que dantes considerava um ganho passou a ser uma perda. Zaqueu também se desfez de tudo o que possuía para passar a ter Jesus. Jesus revela que o Reino de Deus é semelhante a um negociante que procura as pérolas preciosas.

31 Naquele tempo a joia mais preciosa e valiosa era a pérola
Naquele tempo a joia mais preciosa e valiosa era a pérola. O negociante procura sem cessar a pérola mais preciosa. O trabalhador do campo encontra o tesouro só por sorte. Muitos de nós fomos batizados quando éramos ainda pequeninos e os nossos pais sendo católicos praticantes, acompanhavam-nos na nossa vida crista. Que valor atribuímos à nossa vida cristã?

32 Jesus quer que compreendamos que o Reino de Deus tem mais valor do que tudo o que possuímos. Por isso devemos amar a Deus sobre todas as coisas com todo o coração, com toda a força e com todo o entendimento. Na realidade a nossa vida não é assim. Tantas vezes “inventamos” desculpas! A rede lançada à margem arrasta bons e maus peixes. Na comunidade cristã deve ser assumido serenamente,

33 que ao lado do bem, coexiste também o mal e o pecado
que ao lado do bem, coexiste também o mal e o pecado. Este é o tempo da misericórdia e paciência de Deus, que não quer que ninguém se perca, mas que todos se convertam. O maior tesouro que podemos possuir é Deus. Intendemos assim, mas na prática a nossa riqueza é dinheiro, amizade, poder, etc.

34 Vai iniciar as férias e procuremos a Deus, porque ninguém pode dizer que “não há tempo”. Se não encontra Deus no tempo de descanso em que dia vai procura-Lo? Assim Seja!

35 Meditação

36 Credo

37 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

38 desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

39 De novo há-de vir em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

40 Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Amén.

41 Oração Universal

42 Unidos no Espírito Santo, peçamos, irmãs e irmãos, a Deus Pai, para nós e para os outros fiéis, os dons que Ele tem preparados para todos, dizendo com fé e humildade: Abençoai, Senhor, o vosso povo. Pela Igreja santa e pela sua unidade, pela nossa Igreja particular e pela sua santidade, pelos ministros que a servem e por todos os seus fiéis, oremos ao Senhor.

43 Pelos que têm de julgar e pelos que são julgados,
pelos que procuram, mas não encontram, pelos que estão alegres e pelos que choram, oremos ao Senhor. Abençoai, Senhor, o vosso povo. Por aqueles que têm fé e pelos descrentes, pelos que fazem de Deus o seu tesouro e por todos os que O negam e ofendem, oremos ao Senhor.

44 Pelos que estudam e pelos que ensinam, pelos avós, pelos pais e pelos filhos, pelos jovens, os adolescentes e as crianças, oremos ao Senhor. Abençoai, Senhor, o vosso povo. Por nós próprios e pelos outros batizados, pelos leitores que proclamam a palavra de Deus e pelos acólitos que servem o altar da Eucaristia, oremos ao Senhor.

45 Deus todo-poderoso e eterno, que ofereceis a salvação a todos os homens e mulheres e não quereis que nenhum deles se perca, fazei que os acontecimentos deste mundo concorram para o bem dos que Vos amam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

46 Ofertório

47 Creio em Jesus, creio em Jesus,
É meu amigo, minha alegria, é meu amor! Creio em Jesus, creio em Jesus, é o meu salvador! Ele bateu à minha porta, Convidou-me a partilhar seu pão; Seguirei com Ele, Levarei a mensagem da paz. Ajudou o doente, E trouxe-lhe a felicidade; Defendeu o humilde, Combateu a mentira e o mal.

48 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

49 ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
(Todos a pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Aceitai, Senhor, os dons que recebemos da vossa generosidade e trazemos ao vosso altar, e fazei que estes sagrados mistérios, por obra da vossa graça, nos santifiquem na vida presente e nos conduzam às alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém!

50 V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

51 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte. Na vossa infinita misericórdia, de tal modo amastes o mundo que nos enviastes Jesus Cristo, nosso Salvador, em tudo semelhante ao homem, menos no pecado, para poderdes amar em nós o que amáveis em vosso Filho Unigénito:

52 pela sua obediência Ele restaurou a aliança que a nossa desobediência tinha destruído.
Por isso, com todos os coros dos Anjos proclamamos a vossa glória, Cantando numa só voz.

53 Santo

54 Sac: Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade. Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a Igreja, ao celebrarmos o primeiro dia da semana, em que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, humildemente Vos suplicamos: (Todos ajoelham) Santificai estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

55 que será entregue por vós.
Na hora em que Ele se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulo, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

56 este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança,
De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memoria de mim.

57 Mistério da Fé! Todos: Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

58 Sac. Celebrando agora, Senhor,
o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

59 Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco, e o nosso Patriarca Manuel, os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo:

60 admiti-os na luz da vossa presença.
Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

61 Por Cristo, com Cristo, em Cristo,
a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Todos Ámen.

62 Pai Nosso

63 Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome
Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

64 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Todos: Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

65 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos
Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. A paz do Senhor esteja sempre convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

66 Paz

67 CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO, TENDE PIEDADE DE NÓS
CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO, TENDE PIEDADE DE NÓS. CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO, DAI-NOS A PAZ.

68 Sac. Felizes os convidados
para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo

69 Comunhão

70 Tomo este pão e este vinho,
em memória do meu Salvador. Tomo este pão e este vinho, são o corpo e sangue do Senhor. 1. Bebendo o Teu sangue neste cálice bebo o sangue da Nova Aliança, o que derramaste pelos Homens para remissão e esperança. 2. Tomando o pão que é o Teu corpo, comungo a Igreja transcendente; faz Teu corpo eterna a minha alma, pela fé me salva para sempre. 3. Levarei comigo a Tua luz, irei pelo mundo anunciar que por nós morreste numa cruz mas pudeste a morte derrotar

71 Tomo este pão e este vinho,
em memória do meu Salvador. Tomo este pão e este vinho, são o corpo e sangue do Senhor. 2. Tomando o pão que é o Teu corpo, comungo a Igreja transcendente; faz Teu corpo eterna a minha alma, pela fé me salva para sempre. 3. Levarei comigo a Tua luz, irei pelo mundo anunciar que por nós morreste numa cruz mas pudeste a morte derrotar

72 Tomo este pão e este vinho,
em memória do meu Salvador. Tomo este pão e este vinho, são o corpo e sangue do Senhor. 3. Levarei comigo a Tua luz, irei pelo mundo anunciar que por nós morreste numa cruz mas pudeste a morte derrotar

73 Ação de graças

74 Quero louvar-Te sempre mais e mais, quero louvar-Te sempre mais e mais, buscar a Tua bondade, Tua graça conhecer, quero louvar-Te. Quero seguir-Te, só a Ti, Senhor, Quero seguir-Te, só a Ti, Senhor, buscar a Tua bondade, Tua graça conhecer, Quero seguir-Te. E proclamar-Te nosso Salvador, e proclamar-Te nosso Salvador, buscar a Tua bondade, Tua graça conhecer, e proclamar-Te.

75 ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos destes a graça de participar neste divino sacramento, memorial perene da paixão do vosso Filho, fazei que este dom do seu amor infinito sirva para a nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém!

76 Avisos Dia 29/07 - S. Marta Dia 31/07 - S. Inácio de leiloa
Dia 01/08 - S. Afonso Maria de Ligório Avisos

77 Sac. O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Todos: Ámen. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Todos: Graças a Deus.

78 Cristo Jesus, Tu me chamaste,
Eu Te respondo: estou aqui! Tu me chamaste pelo meu nome, Quero subir à montanha, quero ouvir a Tua voz, quero subir à montanha e falar conTigo a sós.

79 Ide e Procurai a minha palavra

80 Ficha técnica: Eucaristia Celebrada por: Fr.Jacob Puthiyaparampil Animado pelo : GJ “Seguindo teus Passos” Projectada por : Luís dias Realização : A. Alberto Sousa Imagens recolhidas: Via Google Projecção disponível :


Carregar ppt "Oração do Terço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google