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PublicouEliza Ribeiro Alterado mais de 9 anos atrás
1
Velhice bem sucedida Três grandes categorias de condições:
reduzida probabilidade de doença manutenção de um elevado nível funcional nos planos cognitivo e físico conservação de empenhamento social e bem-estar subjectivo Para que estas condições se possam juntar, é imprescindível (Fontaine, 2000). O idoso e a família - 1.1
2
Estádios do cíclo de vida
Entre famílias (in-betwen) Novo casal Tornar-se pai ou mãe Família com filhos adolescentes Ninho vazio Famílias no fim da vida O idoso e a família - 1.2
3
Formais Divertidos Substitutivos Autoritários Distantes
Estilos de avós Formais Divertidos Substitutivos Autoritários Distantes O idoso e a família - 1.3
4
Funções além do “tomar conta”
Dar afecto Promover o desenvolvimento das crianças Passar de saberes acumulados e cultura familiar Integrar as experiências educativas já vividas Assegurar a continuidade de valores O idoso e a família - 1.4
5
Motivos para a institucionalização
Solidão Isolamento Precariedade de condições económicas e habitacionais Ausência de redes de suporte Independência física O idoso e a família - 1.5
6
Animação intergeracional
Desenvolvimento de actividades que aumentam a interacção, cooperação ou intercâmbio entre pelo menos duas gerações e estimulem a partilha de competências, conhecimentos e experiências. Os intervenientes na animação intergeracional - 2.1
7
Programa intergeracional
“Envolver múltiplas gerações tendo que incluir pelo menos duas gerações não-adjacentes ou de parentesco.” Declaração de Dortmund (1999). Os intervenientes na animação intergeracional - 2.2
8
“Velhos jovens” (60-74 anos)
Os intervenientes na animação intergeracional a
9
“Velhos velhos” (mais de 75 anos)
Os intervenientes na animação intergeracional b
10
Fluxo de valores entre as gerações
Pósfigurativo Configurativo Prefigurativo Aprendizagem ao longo da vida Experiência Os intervenientes na animação intergeracional - 2.4
11
Perfil do animador intergeracional
Domínio dos conhecimentos (saber-saber) Domínio relacional (saber- estar) Domínio técnico (saber-fazer) Intergeracionalidade - 3.1
12
Directivas para o desenvolvimento da animação intergeracional
Conhecimentos sobre desenvolvimento humano Reconhecimento de necessidades Comunicação eficaz Parcerias Conhecimentos teóricos e instrumentos Técnicas de avaliação Reflexão sobre os interesses comuns Intergeracionalidade - 3.2
13
Papel do coordenador de programas intergeracionais
1. Preparar os programas 2. Recrutar intervenientes 3. Desenvolver e programar actividades 4. Organizar sessões de treino/formação 5. Estabelecer um cronograma 6. Acompanhar 7. Avaliar 8. Cobrir os eventos - divulgação 9. Coordenar e mediar Intergeracionalidade - 3.3
14
Benefícios para as crianças e jovens
Aumento do interesse pela aprendizagem Melhoria do relacionamento Promoção da responsabilidade e estima Criação de modelos de vida Motivação Tolerância de atitudes e preferências Aumento da capacidade para ajudar Melhor aceitação do envelhecimento Intergeracionalidade - 3.4
15
Benefícios para os idosos
Integração social Solução de problemas Actividades criativas Estimulação (memória, autonomia, responsabilidade) Novos relacionamentos positivos Aceitação e compreensão dos jovens Promoção da educação ao longo da vida Aumento da auto-estima, auto-satisfação e realização pessoal Intergeracionalidade - 3.5
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Características para projectos intergeracionais bem sucedidos
Fazer face a necessidades diagnosticadas Demonstrar benefícios mútuos Estabelecer novos papéis sociais e/ou novas perspectivas Envolver múltiplas gerações Promover consciencialização e compreensão entre gerações Abordar temáticas sociais e políticas relevantes Incluir elementos do planeamento Desenvolver relações intergeracionais Programas intergeracionais - 4.1
17
Escolha de parcerias Proximidade física dos locais;
Valores, objectivos e metas complementares; Articulação dos diferentes olhares sobre a intergeracionalidade; Clarificação de papéis e responsabilidades; A formalização dos compromissos assumidos. Programas intergeracionais - 4.2
18
Locais de divulgação Escolas Cafés, Centros comerciais (cinemas)
Paróquias, associações recreativas, centros de dia Divulgação na Internet/ Farmácias, centros de saúde e jardins públicos Acções de sensibilização Jornais e rádios regionais e locais Cafés-concerto, “chás” e coktails Programas intergeracionais - 4.3
19
Estratégia de recrutamento de Kaplan (1993)
1ª sessão - Informação sobre o projecto 2ª sessão - Convite para visitar o local e os intervenientes 3ª sessão – Integração nas actividades intergeracionais 4ª sessão - Compromisso Programas intergeracionais - 4.4
20
Outras tarefas da organização e gestão de programas intergeracionais
Definição dos locais e assegurar logística Gestão dos materiais e equipamentos necessários Apresentação de propostas de actividades Estabelecimento de procedimentos específicos Programas intergeracionais - 4.5
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Tarefas do desenvolvimento do programa
Elaboração de um regulamento Coordenação dos intervenientes Realização de reuniões e acções de avaliação Envolvimento dos participantes Programas intergeracionais - 4.6
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Algumas questões que orientam na escolha de actividades
Que tipo de estratégias se poderão utilizar para envolver idosos, crianças e jovens em actividades físicas? Será possível aproximar crianças que sofreram a perda de alguém próximo, com idosos com capacidade de criar laços e conter as angústias? Actividades intergeracionais - 5.1
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Algumas questões que orientam na escolha de actividades
Como é que podem ser desenvolvidas as actividades de forma a potenciar a curiosidade das crianças e a aptidão dos idosos para contar histórias e fazer sonhar? Que tipo de actividades podem ser desenvolvidas para reduzir a solidão dos idosos e melhorar a capacidade de comunicação dos jovens? Actividades intergeracionais - 5.2
24
Etapas do processo de concepção
Definição de objectivos Descrição dos procedimentos Indicação dos intervenientes e recursos Avaliação das actividades Actividades intergeracionais - 5.3
25
Aspectos importantes na condução de actividades
Promover a formulação de questões Encorajar a discussão Partilhar reflexões e aprendizagens entre gerações Garantir a interiorização dos objectivos Sensibilizar previamente para as diferenças entre as gerações Actividades intergeracionais - 5.4
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