A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE"— Transcrição da apresentação:

1 PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE
Prof(a). Lucélia de Sena Alves

2 Fase de saneamento do processo
o magistrado deverá tomar uma série de providências para deixar o processo apto para que nele seja proferida uma decisão. Essa decisão é preparada por uma série de providências tomadas a partir do início da fase de saneamento, que são chamadas de providências preliminares. Fim fase postulatória: réplica Início fase saneadora

3 EXEMPLOS DE PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES
Verificação da ocorrência de revelia; nomeação de curador especial o réu revel; Apreciação das preliminares; Especificação de provas; Julgamento das questões incidentais;

4 Julgamento antecipado da lide
Sempre que há julgamento antecipado da lide é porque o juiz concluiu que já poderá julgar apenas com base na prova documental apresentada pelas partes no processo na fase postulatória. Chama-se de um julgamento antecipado, pois, é um julgamento feito antes da instrução.

5 Art. 330, CPC - O juiz conhecerá diretamente do pedido (julgamento antecipado da lide), proferindo sentença: I - quando a questão de mérito for unicamente de direito, ou, sendo de direito e de fato, não houver necessidade de produzir prova em audiência;    II - quando ocorrer a revelia (art. 319).

6 AUDIÊNCIA PRELIMINAR Se, depois das providências preliminares, o juiz perceber que não é caso de julgamento antecipado da lide, ele designará audiência preliminar.

7 Art Se não ocorrer qualquer das hipóteses previstas nas seções precedentes, e versar a causa sobre direitos que admitam transação, o juiz designará audiência preliminar, a realizar-se no prazo de 30 (trinta) dias, para a qual serão as partes intimadas a comparecer, podendo fazer-se representar por procurador ou preposto, com poderes para transigir. 

8 OBJETIVOS DA AUDIÊNCIA PRELIMINAR
Tentar a conciliação Saneamento do processo Organização para iniciar a fase instrução probatória (fixando pontos controvertidos, definir as provas que serão produzidas e designando a audiência de instrução e julgamento).


Carregar ppt "PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google