A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Maria José Sá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Maria José Sá"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Maria José Sá
Revolução Industrial Alteração nas condições de trabalho e nos métodos de produção Professora Maria José Sá Daniel Pinheiro nº5 Jorge Costa nº14 João Pinto nº11

2 Revolução Industrial É o conjunto de transformações técnicas, económicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufactura pela fábrica.

3 Símbolos e marcas Os símbolos e marcas da Revolução industrial são:
Máquinas Fábricas Linha de montagem Urbanização Burguesia industrial Proletariado

4 Causas As causas foram: Expansão dos mercados
O Escassez de matérias primas Burguesia cada vez mais rica Crise do mercantilismo Consolidação do Liberalismo Tecnologias fizeram aumentar: produção, mercados e lucros.

5 Fabricas  As fábricas não eram ambientes adequados para o trabalho,  tinham péssimas condições de iluminação e ventilação. Não haviam medidas nem equipamentos de segurança para os operários, muitos  contraiam graves doenças e por vezes também acidentes. O trabalho chegava até 16 horas por dia, sem direito a descansos e férias. Os salários eram baixíssimos, garantindo ainda mais lucros aos proprietários, e a disciplina era rigorosa para manter o aumento da produção. Os trabalhadores não tinham direitos e nem o apoio social. As Mulheres e crianças trabalhavam da mesma maneira que os homens, nas mesmas condições, mas o salário pago  era bem mais baixo.

6 Condições das Fabricas
As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos, os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando ficavam desempregados, não tinham nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.

7 Etapas de produção As etapas são: Artesanato; Manufactura;
Mecanização;

8 Artesanato O Início desta arte começa no paleolítico, e caracterizada pelo o usso de paus, pedras e ossos. O Artesão domina todas as fases da fabricação do produto, onde não há linha de montagem nem compromisso com tempo/lucro.

9 Manufactura É caracterizada pelas obras serem produzidas com as suas próprias mãos. Com o renascimento comercial a burguesia pressionava por mais mercados e lucros. A especialização da produção e a divisão das tarefas proletarizaram o artesão e aumentaram os lucros.

10 Mecanização Nesta etapa existe varias mudanças:
As máquinas na produção Linha de montagem Proletarização do artesão Expansão: produção e mercados Burguesia mais rica e poderosa

11 8 de Abril entrega de trabalho – mjfs@ddinis.net


Carregar ppt "Professora Maria José Sá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google