A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções de Histologia Profº. Rodrigo Corrêa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções de Histologia Profº. Rodrigo Corrêa."— Transcrição da apresentação:

1 Noções de Histologia Profº. Rodrigo Corrêa

2 Noções de Histologia Histologia é o estudo dos tecidos do corpo e de como estes tecidos se organizam para constituir os órgãos (Junqueira e Carneiro, 2004). Quatro tecidos fundamentais Tecido epitelial Tecido conjuntivo Tecido muscular Tecido nervoso

3 Noções de Histologia Componentes de um tecido: - células: unidades funcionais dos tecidos - matriz extracelular: Diversos tipos de moléculas, dentre as quais destaca-se as fibras de colágeno, membranas basais,etc. Obs: Interação constante entre esses dois componentes.

4 Noções de Histologia Os tecidos fundamentais e suas principais características Tecido Nervoso:Células com longos prolongamentos; Nenhuma matriz celular; Transmitem os impulsos nervosos.

5 Noções de Histologia Tecido Muscular: Células alongadas e contráteis; quantidade moderada de matriz extracelular; Função principal é a produção de movimento.

6 Noções de Histologia Tecido Epitelial Células poliédricas justapostas; pequena quantidade de matriz; Revestem a superfície ou as cavidades do corpo, além de produzirem secreções.

7 }t Noções de Histologia Tecido Conjuntivo
Diversos tipos celulares; Abundante matriz extracelular; função principal de apoio e proteção, defesa,regeneração,etc. EPITÉLIO VASO }t

8 Preparação Tecidual 1. Coleta do tecido do animal 2. Corte do tecido
em pedaços 3. Fixação 4. Desidratação 5. Inclusão em parafina para Microscopia Óptica (MO). b. em resinas para Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET). 7. Montagem em lâminas de vidro para MO. b. em grades metálicas para MET. 6. Obtenção de cortes com navalha metálica para MO. b. com lâmina de vidro ou de diamante para MET.

9 Após passar por todas as etapas, obtêm-se um corte histológico:

10 O Equipamento usado para o estudo da lâminas é o microscópio.
Noções de Histologia O Equipamento usado para o estudo da lâminas é o microscópio. Microscópio de luz (óptico) resolução de 0,2 micrômetro Microscópio eletrônico ( de transmissão e de varredura) 1000 x mais.

11 ocular revólver objetivas plataforma condensador Parafusos de controle macro e micrométrico

12 Reostato e interruptor Parafusos macro e micrométrico
Oculares Revólver Reostato e interruptor Parafusos macro e micrométrico

13 Gire o revólver do microscópio de modo que a objetiva de menor aumento fique em posição de uso
Coloque a lâmina sobre a platina com a lamínula voltada para cima Focalize o material com a objetiva de menor (4x) aumento, utilizando o parafuso macrométrico (foco grosseiro) Melhore o foco com o parafuso micrométrico (ajuste fino) Utilizando o charriot, centralize o material no meio do campo Gire o revólver e mude para a objetiva de aumento médio (10x) e acerte o foco com o micrométrico. Verifique se o condensador está alto e o diafragma está aberto. Com a objetiva de 10x, olhar toda a lâmina e quando houver alguma célula que queira examinar melhor, gire o revólver para mudar para objetiva de maior aumento (40x). Ao mudar de lâmina ou, guardar o microscópio, volte para a objetiva de menor aumento. Desligue a luz e retire o fio da tomada.


Carregar ppt "Noções de Histologia Profº. Rodrigo Corrêa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google