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CURSO GESTÃO COMERCIAL

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Apresentação em tema: "CURSO GESTÃO COMERCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO GESTÃO COMERCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ELABORADO POR: VALÉRIA BORETTI APOSTILA Nº 02

2 CULTURA ORGANIZACIONAL
DEFINIÇÕES E CARACTERÍSTICAS As definições de cultura organizacional são muitas e variam de autor a autor, mas de um modo geral, cultura organizacional são os valores partilhados pelo grupo de forma estável e duradoura no decorrer do tempo. CARACTERÍSTICAS DE VALORES DA CO 1. As regularidades comportamentais: a linguagem que o grupo utiliza, os costumes e as tradições e os rituais que emprega, numa ampla variedade de situações; 2. As normas grupais: os padrões implícitos e valores que envolvem o trabalho; 3. Regras do jogo: as regras não escritas para se dar bem na organização, “os macetes” que um novo membro deve aprender para ser aceito, “o modo como fazemos as coisas por aqui”;

3 CULTURA ORGANIZACIONAL
4. Filosofia formal: os princípios ideológicos e políticos de amplo espectro que guiam as ações de um grupo em relação aos acionistas, empregados, clientes e outros; 5. Valores adotados: princípios e valores articulados, publicamente anunciados, que o grupo afirma tentar realizar, como: “qualidade do produto” ou “liderança de preço”; 6. Competências consolidadas: as competências especiais que os membros do grupo manifestam ao realizar certas tarefas, a capacidade de fazer certas habilidades passarem de geração a geração, sem necessariamente as pôr no papel. 7. Clima: os sentimentos transmitidos num grupo pela composição física e o modo pelo qual os membros da organização interagem uns com os outros, com os clientes ou as pessoas de fora;

4 CULTURA ORGANIZACIONAL
8. Hábitos de pensamento, modelos mentais e/ou paradigmas lingüísticos: as estruturas cognitivas comungadas que guiam a percepção, o pensamento e a linguagem usados pelos membros de um grupo e ensinadas aos novos membros nos primeiros processos de socialização; 9. Significados partilhados: as compreensões emergentes criadas pelos membros do grupo, à medida que eles interagem uns com os outros; 10. “Metáforas de raiz” ou símbolos de integração: idéias, sentimentos e imagens que os grupos desenvolvem para se caracterizarem, que podem ou não ser apreciados conscientemente, mas se materializam em prédios, layout de escritórios e outros artefatos materiais do grupo. Esse nível da cultura reflete as respostas emocionais e estéticas dos membros do grupo, enquanto contrastadas com sua resposta cognitiva ou avaliativa.

5 CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura organizacional possui os seguintes níveis: nível dos artefatos (mais visível), nível dos valores (uma cama intermediária) e o nível das pressuposições básicas (mais profundo) ARTEFATOS (Estruturas e processos org. visíveis) (Como a pirâmide, fácil de se observar, mas difícil de se entender) Formado pelos fenômenos que alguém vê, ouve e sente quando interage com um novo grupo, com uma cultura que não lhe é familiar. Os artefatos incluem os produtos visíveis, como: a arquitetura de seu ambiente físico, sua linguagem, sua tecnologia e produtos, maneiras de se dirigir aos outros, dispositivos emocionais, mitos e histórias contadas sobre a organização, listas públicas de valores, rituais e cerimônias observáveis, entre outros.

6 CULTURA ORGANIZACIONAL
VALORES COMPARTILHADOS (Filosofias, estratégias e objetivos) Todos os valores de um grupo originam-se de alguém. Quando um grupo é criado, quando enfrenta uma nova tarefa ou desafio, a primeira solução proposta diz respeito à visão individual de quem a propôs. Essas pessoas, posteriormente, são identificadas como líderes ou fundadores. Se a solução proposta tiver êxito e continuar assim no decorrer do tempo, os membros do grupo tenderão a esquecer que, no início, a proposta do líder ou do fundador podia ser questionada, então ela passará a ser uma solução do grupo.

7 CULTURA ORGANIZACIONAL
PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS (Crenças inconscientes, percepções, pensamentos, sentimentos – fontes mais profundas de valores e ações) Quando a solução funciona de modo repetitivo, ela passa a ser certa e partilhada por todos os integrantes do grupo. A solução torna-se uma pressuposição básica, que forma a raiz da cultura. As pressuposições lidam com aspectos fundamentais, como: a natureza humana, o tempo e o espaço, a relativa importância do trabalho e da família, o papel do homem e da mulher, entre outros. O conjunto de pressuposições básicas forma a cultura e define para nós aquilo em que temos de prestar atenção, o que as coisas significam, como reagir emocionalmente ao que está acontecendo e quais atitudes ter em vários tipos de situações.

8 CULTURA ORGANIZACIONAL
PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS Uma vez que desenvolvemos um conjunto integrado de pressuposições, que poderiam ser chamadas de uma visão de mundo ou mapa mental, ficaremos confortáveis com os outros que partilham do mesmo conjunto de pressuposições e desconfortáveis e vulneráveis diante de situações em que pressuposições diferentes operam — seja porque não compreendemos o que está acontecendo, seja, pior, porque percebemos e interpretamos de modo distorcido as ações dos outros.

9 CULTURA ORGANIZACIONAL
“Cultura é, então, um padrão de pressuposições básicas partilhadas, aprendidas por um grupo à medida que foram capazes de solucionar seus problemas de adaptação externa e de integração interna, que têm funcionado bem o bastante para serem consideradas como válidas e, por essa razão, ensinadas aos novos membros como sendo o modo correto de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.”

10 CULTURA ORGANIZACIONAL
SUBCULTURAS E CONFLITOS A organização é uma microssociedade. Pode ser um grupo bem-integrado ou uma família que acredita no trabalho conjunto. Pode vir impregnada pela idéia de que “Nós somos os melhores da indústria e pretendemos continuar assim”, ou, ainda, pode vir dividida em grupos que pensam sobre a realidade de forma muito diferente, tendo aspirações diversas a respeito daquilo que a organização deveria ser. Tais padrões de crenças ou significados compartilhados, fragmentados ou integrados, determinam a habilidade total da organização em lidar com os desafios que enfrenta.

11 CULTURA ORGANIZACIONAL
ASPECTOS GERAIS DA CULTURA ORGANIZACIONAL O INTERESSE PELA CULTURA ORGANIZACIONAL – MAIS FORTE NOS ANOS 70 (JAPÃO) FUNDADORES – FONTE PRIMÁRIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA CULTURA (FUNDADORES) FORÇAS IMPORTANTES PARA MANUTENÇÃO DA CULTURA (SELEÇÃO – DIRIGENTES - SOCIALIZAÇÃO

12 CULTURA ORGANIZACIONAL
TIPOS DE CULTURA E COMO IDENTIFICÁ-LAS CONJUNTOS DE CULTURAS (DOMINANTE, SUBCULTURAS, CULTURA FORTE, CULTURA NACIONAL) FATORES DE IDENTIFICAÇÃO (HISTÓRICO, ASPECTOS GERAIS, SOCIALIZAÇÃO, POLÍTICA DE RH, PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO)

13 CULTURA ORGANIZACIONAL
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E COMO OS FUNCIONÁRIOS APRENDEM CULTURA COMUNICAÇÃO – FASE FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CULTURA COMO FUNCIONÁRIOS APRENDEM CULTURA ( HISTÓRIAS, RITUAIS, SÍMBOLOS MATERIAIS E LINGUAGEM)

14 CULTURA ORGANIZACIONAL
LINHAS DE PESQUISA DA CULTURA ORGANIZACIONAL A CULTURA COMO UMA VARIÁVEL (VARIÁVEL INDEPENDENTE, VARIÁVEL INTERNA À ORGANIZAÇÃO) A CULTURA COMO RAIZ DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO (COGNITIVISTA, ESTRUTURALISTA, SIMBÓLICA)

15 CULTURA ORGANIZACIONAL
A MUDANÇA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NINGUÉM MUDA A CULTURA. A CULTURA SE TRANSFORMA O GRANDE DESAFIO NÃO É A MUDANÇA TECNOLÓGICA E SIM MUDAR AS PESSOAS, RENOVANDO VALORES, GANHANDO VANTAGEM COMPETITIVA FATORES-CHAVE EM UMA MUDANÇA CULTURAL (PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO EM ETAPAS, APOIO DAS GERÊNCIAS,ETC)

16 CULTURA ORGANIZACIONAL
CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE CADA ORGANIZAÇÃO NASCEM DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS DIRIGENTES A FIM DE MANTER A EMPRESA AS CULTURAS MUDAM PELOS MESMOS PROCESSOS PELOS QUAIS SE FORMAM É IMPRESCINDÍVEL APRENDER A MUDAR PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO A C.O. ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À COMUNICAÇÃO E À MUDANÇA


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