A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tutorial Por que estudar IHC?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tutorial Por que estudar IHC?"— Transcrição da apresentação:

1 Tutorial Por que estudar IHC?
Fatores Humanos em IHC

2 Por que estudar IHC ?

3 Por que estudar IHC ?

4 Por que estudar IHC ?

5 Por que estudar IHC ?

6 Por que estudar IHC ?

7 Fatores Humanos em IHC O Modelo GOMS Modelos Mentais
O Modelo do Processador de Informação Humano As Bases Neurais da Memória Humana Mecanismos da Percepção Humana O Modelo GOMS Modelos Mentais O estudo da interação HC envolve o conhecimento sobre o humano, por um lado, sobre a tecnologia por outro, e sobre as maneiras em que um influencia e é influenciado pelo outro. A Psicologia Cognitiva adotou o Processamento de Informação como modelo para estudar o Humano. O MPIH , proposto por Card, Moran e Newell, é uma aproximação inicial para se entender e analisar o uso de interfaces em relação ao processamento motor,v iso-motor e cognitivo do usuário. Como todo modelo, é uma aproximação grosseira para a complexidade do comportamento humano. Daí olharmos um pouco mais de perto para as bases neurais da Memória e os fenômenos da Percepção humana. Derivado do MPIH, o modelo GOMS, considerado um dos métodos mais maduros em IHC, para desenvolvimento e análise de sistemas computacionais, é apresentado. A complexidade subjacente aos processos de pensamento humano, é ilustrada nos Modelos Mentais envolvidos em design, uso e avaliação de interfaces. Por que estudar IHC ?

8 Um Modelo do Usuário de Computadores
Com que facilidade palavras da linguagem de interface podem ser lembradas? Como o tipo de fonte altera a legibilidade? Qual a velocidade de leitura na tela? Card, Moran e Newell (1983) Como características do ser humano afetam a maneira como ele interage com computadores Bases para as abordagens cognitivas ao design e avaliação de sistemas computacionais … são exemplos simples de como nossa interação com computadores é afetada pelos nossos mecanismos perceptuais, cognitivos e motores. Card, Moran e Newell foram os primeiros autores a desenvolver um Modelo do Usuário de Computadores, com base em seu funcionamento psicológico, para entender... Por que estudar IHC ?

9 O Modelo do Processador de Informação Humano
Memórias e Processadores e Princípios de Operação PP PC PM MLD MCD/MT MIA MIV informação sensorial capatada pelos órgãos dos sentidos - no caso específico visão e audição - flui para a MT (MCD) através do PP. a MT consiste da ativação de partes da MLD, chamadas Chunks o princípio básico de operação é o ciclo reconhece-age do PC o PM é acionado pela ativação de certos chunks da MT, colocando em ação conjuntos de músculos que concretizam a ação Por que estudar IHC ?

10 O MPIH Sistema Perceptual Sistema Cognitivo Sistema Motor
Guarda saída dos sistemas sensoriais Sensores e buffers associados: MIV, MIA Sistema Cognitivo Usa informação da MCD e da MLD para tomada de decisão Sistema Motor Viabiliza resposta do Sistema Cognitivo Princípio básico: ciclo Reconhece-Age do Processador Cognitivo Em cada ciclo, o conteúdo da MCD inicia ações de associação na MLD (reconhece), que por sua vez modifica o conteúdo da MCD (age) preparando para o próximo ciclo Planos, procedimentos e outras formas de comportamento organizado são construídos a partir de um conjunto organizado de ciclos " reconhece-age" Por que estudar IHC ?

11 Atenção e Restrições de Memória
Por que nos lembramos de algumas coisas e de outras não ? Por que alguns símbolos são mais fáceis de lembrar do que nomes de comandos? O que faz com que interfaces gráficas sejam mais fáceis de usar quando comparadas com sistemas baseados em comandos? Por que estudar IHC ?

12 Reconhecimento X Lembrança
Conhecimento “no mundo” X conhecimento na cabeça Reconhecer é muito mais efetivo que lembrar reduzir na interface o número de componentes que tem que ser lembrados Um expert é perito em lembrar onde encontrar informação no mundo externo colocar informação do mundo na interface Por que estudar IHC ?

13 Memória e Soluções de Interfaces
Por que estudar IHC ?

14 Memória e Soluções de Interfaces
Por que estudar IHC ?

15 Memória e Soluções de Interfaces
Por que estudar IHC ?

16 Mecanismos da Percepção Humana
E sua influência no design de interfaces

17 Percepção O usuário deve “perceber” a informação apresentada na interface, através dos sinais que a constituem Por que estudar IHC ?

18 Percepção Como teorias da percepção podem influenciar o design de interfaces Aplicações multimídia, realidade virtual outras modalidades perceptuais Não somos capazes de perceber Trajetória de uma bala O crescimento de uma planta A luz infra-vermelha ... Por que estudar IHC ?

19 Várias teorias... A informação que captamos é “construída”
Construtivistas A informação que captamos é “construída” envolve processos cognitivos Ecologistas A informação é “detectada” em um processo direto noção de affordance Por que estudar IHC ?

20 Quais são os botões da figura?
Os pares de figuras colocadas à direita são botões, embora não pareçam. Se o usuário clicar sobre a imagem da direita antes de haver selecionado um arquivo, nenhum feedback acontece, sugerindo imagem decorativa, uma vez que o clique não teve efeito aparente. Os objetos carregam certas características que dirigem nossa percepção sobre eles... Por que estudar IHC ? Time &Chaos (Shame, 1999)

21 Entendendo os mecanismos da percepção...
 entender os processos psicológicos em operação e as redes neurais envolvidas Como os sinais externos que chegam aos nossos órgãos sensoriais são convertidos em experiências perceptuais significativas? Por que estudar IHC ?

22 Entendendo os mecanismos da percepção
“truques” que revelam o fenômeno humano da percepção Nossos “erros” são reveladores... Por que estudar IHC ?

23 Degradando a imagem... Foto de R.C.James
Para que o processo de percepção seja aparente, podemos reduzir a quantidade de informação disponível, tornando difícil a interpretação. Note que para "ver" ("perceber") o cachorro adicionamos informações que não estão presentes na imagem. Uma vez visto o cachorro, fica difícil não vê-lo mais. "Quando se olha para o que se quer ver é mais fácil ver" Foto de R.C.James

24 Colocando organizações competitivas...
Outro artifício genialmente utilizado por Escher e Dalí consiste em colocar na imagem organizações competitivas, de forma a tornar possível o conflito de interpretações. Ou vemos cavaleiros em uma direção ou na outra... M C Escher, Cavaleiros

25 Salvador Dalí, The Slave Market with Disappearing Bust of Voltaire

26

27 Colocando uma organização sem sentido...
Processos perceptuais impõem uma organização à imagem.... ...mesmo que o artista tenha evitado deliberadamente colocar formas de organização. Escaninhos abertos para a direita, para a esquerda, ou seqüência de triângulos? A interpretação da imagem é feita por segregação de grupos com forma similar - pontos focais B. Riley, Tremor

28 Nosso aparato visual evolui em mundo 3D...
Atribuindo profundidade (e contexto) à imagem Não lidamos com as coisas isoladamente. Quando informação sensorial é colocada junto, uma imagem consistente do mundo deve ser produzida. Por que estudar IHC ? R. Magritte, Les Promenades d´Éuclide

29 Olhando para “figuras impossíveis”
Outra maneira de mostrar a operação que fazemos ao colocar objetos em 3D durante sua interpretação Por que estudar IHC ? M C Escher, Moebius Strip

30

31 Anomalias da Percepção
Células neurais interagem umas com as outras. No único ponto do olho onde os receptores não interagem muito com os outros, o escurecimento da interseção não acontece

32 Perceber é muito mais que ver...
A demanda por memorização e a carga cognitiva exigida pelas interfaces de comandos, nas interfaces gráficas é deslocada para o processamento perceptual e viso-motor Essa imagem era parte de um tutorial realizado em uma grande organização, sobre como usar um novo sistema de software. Note o esforço requerido na leitura... Por que estudar IHC ? (Shame, 1999)

33 Percepção Percepção é um processo ativo
Existem duas teorias principais sobre percepção: construtivista e ecológica A abordagem construtivista tem sido usada para auxiliar no design de display de informações de forma a torná-la rapidamente perceptível A abordagem ecológica tem sido usada para auxiliar no design de objetos da interface - affordance Por que estudar IHC ?

34 Modelo Mental Representação dinâmica sobre qualquer sistema ou objeto, que evolui naturalmente na mente de um sujeito Quantas janelas tem a sua casa? “ é o modelo que as pessoas tem de si próprias, dos outros, do ambiente, e das coisas com as quais interagem. Pessoas formam modelos mentais por meio da experiência, treinamento e instrução” (Norman) Por que estudar IHC ?

35 Modelos Mentais Interagindo com o ambiente, com outros, com artefatos tecnológicos, as pessoas constróem MMs das coisas com as quais interagem Concepções espontâneas de fenômenos físicos são MMs que as pessoas criam para explicar fenômenos da natureza... Os MMs são incompletos, imprecisos, inconsistentes, idiossincráticos... Nossa habilidade para executar MMs é limitada pelos mecanismos perceptuais e cognitivos Por que estudar IHC ?

36 Porque Modelos Mentais?
Como designers devemos desenvolver interfaces que ajudem o usuário a construir MMs adequados à sua interação com o sistema => poder de predição e explicação necessários para condução da interação Modelo do Designer Modelo do Usuário Por que estudar IHC ?


Carregar ppt "Tutorial Por que estudar IHC?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google