A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PADRONIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA DA ARBITRAGEM BRASILEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PADRONIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA DA ARBITRAGEM BRASILEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 PADRONIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA DA ARBITRAGEM BRASILEIRA
REUNIÃO DA SUPERLIGA 2007/2008 PADRONIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA DA ARBITRAGEM BRASILEIRA SAQUAREMA 23 a 25/11/2007

2 A COBRAV está confiante que todos os árbitros, juízes de linha e apontadores dominem e saibam aplicar as Regras Oficias do jogo.O principal objetivo é unificar, tanto o quanto possível, os critérios da arbitragem.

3 Este documento visa padronizar atitudes e procedimentos para serem utilizados em todas as Competições Nacionais a partir de Dezembro 2007 I – ORIENTAÇÃO ADMINISTRATIVA: Toda comunicação de árbitros e apontadores com a COBRAV deverá ser feita através de suas respectivas Federações, membros da COBRAV e Diretores de Arbitragem.

4 II – INSTRUÇÕES TÉCNICAS (ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JOGO) ANTES
A equipe de arbitragem deve apresentar-se no local da competição, vestindo camisa, calça comprida, calçado fechado e barbeado e apresentar-se ao delegado da partida, com 1 hora de antecedência. Estar devidamente uniformizado, 45 minutos antes do inicio da partida, para a realização do exame de teor alcoólico. O escudo da CBV será colocado na camisa de arbitragem, no centro do peito. Após o exame de teor alcoólico, Primeiro e Segundo árbitros deverão se reunir com os Juizes de Linha. 35 minutos antes do inicio do jogo, os árbitros devem se reunir com os boleiros e enxugadores. 25 minutos antes do início do jogo, conferir todos os equipamentos e a altura da rede e confere a relação nominal dos jogadores e os números das camisas. 20 minutos antes do início do jogo, o segundo árbitro entrega as respectivas ordens de saque aos técnicos após os mesmos terem assinado a súmula de jogo. 18 minutos, os capitães assinam a súmula de jogo e participam do sorteio. Durante o aquecimento de rede, o 1º e 2º árbitros posicionam-se de frente para a quadra, à frente da mesa do apontador. A zona de substituição não pode ser utilizada para aquecimento do jogador líbero.

5 II – INSTRUÇÕES TÉCNICAS (ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JOGO)
ANTES (... continuação) No final do aquecimento, os árbitros cumprimentam o delegado e pedem autorização para iniciar o jogo Quando os atletas se perfilarem na linha lateral da quadra, para a apresentação do jogo, os árbitros devem observar se os jogadores estão com as camisas para dentro dos calções, caso contrário, solicitam que o façam de acordo com as instruções de arbitragem. Durante a execução do Hino Nacional, os 4 juízes de linha e os 2 apontadores devem ficar em frente a mesa do apontador, perfilados diante da Bandeira Nacional. Após o término do Hino, cada integrante da arbitragem deve se posicionar para o início da partida, de acordo com sua respectiva designação. Durante a execução do Hino Nacional, os capitães deverão estar próximos dos árbitros e os demais atletas perfilados em ordem numérica crescente. Para a apresentação das equipes, os árbitros solicitam aos membros da comissão técnica, os jogadores iniciantes e o Líbero que sentem no banco de reservas. Os demais atletas devem estar na zona de aquecimento. O não cumprimento desse item poderá causar atraso no início do jogo e a equipe infratora será sancionada com retardamento.

6 II – INSTRUÇÕES TÉCNICAS (ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JOGO)
ANTES (... continuação) Após a confraternização das equipes, os árbitros dirigem-se aos bancos de reservas das equipes e solicitam que os membros da comissão técnica, os jogadores iniciantes e o líbero sentem-se no banco de reservas para a apresentação individual. Os jogadores reservas deverão se dirigir a zona de aquecimento. Caso não haja locução, o segundo árbitro autoriza a entrada das equipes pela linha lateral da quadra Após a apresentação das equipes, entrega 2 bolas para os boleiros, confere as equipes e entrega a terceira bola para o sacador.

7 II – INSTRUÇÕES TÉCNICAS (ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JOGO) DURANTE
No início dos sets e durante as substituições, os árbitros devem observar se os jogadores estão com as camisas para dentro dos calções, caso contrário, solicitam, discretamente, que o façam de acordo com as instruções de arbitragem. Ao final de cada set, o 1º árbitro autoriza a troca de quadra após as equipes dirigirem-se para linha de fundo. A cadeira do técnico da equipe ficará vaga quando o mesmo estiver de pé. O 2º árbitro verifica as condições das plaquetas no intervalo entre os sets e comunica ao delegado em caso de desordem. Durante o jogo, nas trocas de jogadores envolvendo o líbero, caso uma equipe fique com 5 ou 7 jogadores em quadra, o 1º árbitro não autoriza o saque até que a equipe tenha 6 jogadores na quadra. Se isto ocorre de forma demorada a equipe infratora será sancionada com um retardamento de jogo. No 5º set, quando do 8º ponto, as equipes trocam de lado imediatamente, após a sinalização do 1º árbitro.

8 II – INSTRUÇÕES TÉCNICAS (ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JOGO)
DURANTE (... continuação) Havendo campainhas para a solicitação de tempos de descanso e plaquetas de substituições, a utilização destes equipamentos será obrigatória. A não utilização acarretará o não atendimento da solicitação e a conseqüente aplicação das regras oficiais. Funcionando a campainha ou não , os árbitros só autorizarão as solicitações dos técnicos através dos sinais manuais.

9 II – INSTRUÇÕES TÉCNICAS (ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JOGO)
Após o final do jogo, o 2º árbitro dirige-se para a lateral da quadra ao lado do 1º árbitro, para o protocolo final. Juízes de Linha se posicionam atrás dos árbitros para receberem os cumprimentos dos mesmos após a conclusão do protocolo. Os árbitros dirigem-se para a mesa do apontador afim de cumprir os procedimentos administrativos de conclusão e conferência da súmula. Após o jogo não haverá reunião da equipe de arbitragem.

10 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS
O 1º e o 2º árbitros apitam utilizando apenas 1 silvo do apito, para todas as marcações e interrupções. Quando os dois (2) árbitros apitam simultaneamente finalizando um rally, o 1º árbitro aguarda o procedimento de indicação da falta apitada pelo 2º árbitro, para tomar a decisão. O 1º e 2º árbitros apitam o ataque ilegal e o bloqueio do atleta de defesa.

11 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS
III.1 - 1º Árbitro Cabe ao 1º Árbitro, visualizar Saque Recepção Levantamento Ataque Bloqueio Defesa 2º árbitro Juízes de linha Apontador e apontador assistente

12 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS III.1 - 1º Árbitro
O 1º árbitro só atende às solicitações do capitão da equipe e somente àquelas previstas nas Regras Oficiais.  Durante o sorteio determina o lado da moeda para cada capitão, lança a moeda ao ar e apanha a moeda sem deixá-la cair no solo.  Apita somente para o início e para o término do aquecimento de rede.  Nas quadras com obstáculos sobre a zona de saque, caso o sacador lance a bola e esta toque em algum obstáculo, o 1º árbitro apita indicando a falta de saque e não autoriza a repetição do saque. Concentra-se no bordo superior da rede.  Não inclina “demasiadamente” o tronco para visualizar as jogadas de rede. Olha primeiramente o golpe de ataque e depois o bloqueio (visão periférica). Nas jogadas de ataque junto ao bordo superior da rede, a bola tocando a rede e caindo fora, sinaliza a falta e o último jogador que tocou a bola.

13 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS
III.1 - 1º Árbitro (... continuação) O 1º árbitro não repetirá a sinalização efetuada pelo 2º árbitro, indica apenas a equipe que irá sacar. A bola “dentro” será sinalizada com o braço na diagonal, apontando para dentro da quadra. Conforme diagrama 14 das regras oficiais. A bola que passa por baixo da rede, exceto no saque, deve ser sinalizada apontando com o dedo indicador a linha central (no centro da quadra).  A bola vinda de um saque que toca um companheiro de equipe, passa por sob a rede, utiliza a mesma sinalização da bola que não ultrapassa a rede ou seja, indica a rede. Toma a iniciativa nas advertências e punições, nas situações claras de indisciplina, aplicando as respectivas sanções.

14 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS III.2 - 2º Árbitro
Controla o trabalho dos apontadores. Permanece com o apito na boca durante toda a partida, exceto nos intervalos entre os sets e após as solicitações de interrupções. Sinaliza as faltas que não são de sua competência junto ao peito, de forma discreta e visível ao 1 º árbitro, não devendo insistir nesta sinalização. Após o encerramento do rally, posiciona-se do lado da equipe que irá recepcionar o saque e realiza a seqüência dos sinais manuais oficiais. Durante as interrupções de jogo (tempo técnico, tempo de descanso e intervalo entre os sets) o 2º árbitro: Verifica o trabalho dos enxugadores Verifica a posição dos Líberos de cada equipe Posiciona-se de frente para a mesa do apontador, próximo ao poste e do lado da equipe que irá recepcionar o saque. Quando de uma sanção, verifica a correta anotação dos apontadores.

15 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS
III.2 - 2º Árbitro (... continuação) Quando uma ou mais substituições forem solicitada(s), o 2º árbitro apita e sinaliza, posiciona-se na interseção das linhas lateral e de ataque, olhando para o apontador. Após a sinalização do apontador, dizendo que a substituição pode ser efetuada, o 2º árbitro faz um sinal convencional (cruzando as mãos com os braços estendidos a frente do corpo), autorizando a entrada e a saída dos jogadores. No caso de mais de uma substituição, o 2º árbitro deve indicar, sinalizando com os dedos a quantidade de substituições, para orientação do 1º árbitro e do apontador. Quando o 2º árbitro apita uma falta de sua atribuição deve posicionar-se do lado da equipe infratora, sinalizar a falta e se necessário o jogador que cometeu a falta, aguardar a sinalização do 1º árbitro indicando a equipe que vai sacar e repetir esta sinalização. Quando a bola toca na antena do lado do 2º árbitro, apita, sinaliza e indica o jogador que cometeu a falta, auxiliando o 1º árbitro. Concede (após o toque da campainha e a sinalização manual oficial dos técnicos e/ou capitães) tempos de descansos e substituições. As solicitações de interrupções só serão concedidas pelo 2º árbitro se os técnicos e/ou capitães efetuarem o respectivo sinal manual. Caso contrário, o 2 º árbitro NÃO APITA e recusa o pedido. Na 1a vez que ocorrer, o pedido é recusado, ocorrendo novamente na mesma partida pela mesma equipe, será aplicado um retardamento de jogo. Se o 2º árbitro apitar concedendo uma solicitação de interrupção e esta for recusada por qualquer motivo, a equipe será sancionada com um retardamento.

16 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS
III.2 - 2º Árbitro (... continuação) Informa aos técnicos e ao 1º árbitro o 2º tempo de descanso e a 5ª e 6ª substituições de cada equipe. As solicitações feitas durante o jogo como: Quem saca? O placar está correto? Quantas substituições eu tenho? Quantos tempos eu tenho? Qual a rotação correta da equipe? Deverão ser informadas pelo 2º árbitro, por uma solicitação do capitão da equipe em quadra. No momento do saque posiciona-se de frente para a quadra, próximo ao poste, do lado da equipe receptora do saque, paralelamente a linha lateral da quadra, visualizando o posicionamento desta, porém com a visão periférica no sacador. Durante o rally, posiciona-se sempre do lado da equipe que está defendendo. O movimento da troca de lado da quadra deve ser efetuado com passadas laterais Se a campainha for acionada para uma solicitação de interrupção de jogo, após a autorização do saque pelo 1º árbitro e o saque não foi executado: a autorização do saque é cancelada, o pedido de interrupção não é atendido e o 1 º árbitro autoriza novamente o saque. O 2º árbitro repete todas os sinais manuais das faltas sinalizadas pelo 1º árbitro.

17 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS III.3 – Apontadores
Um apontador oficial – súmula manuscrita Um apontador assistente – controlador do Líbero A Súmula Manuscrita deverá ser preenchida em quatro vias coloridas, sendo: uma via para a CBV, uma via para a equipe vencedora, uma via para a equipe perdedora e uma via para a Federação local. Ordem de saque – cópias com carbono, sendo: uma (branca), para o apontador e três para o Delegado, que fica com uma (azul), uma para a estatística (rosa) e a outra (amarela), para a imprensa. Após a entrega da ordem de saque, esta deverá ser escrita na súmula e não poderá ser alterada e/ou rasurada. O apontador deve comunicar ao 2º árbitro e este ao Delegado caso o técnico não entregue a papeleta de ordem de saque aos 11 minutos durante o protocolo de jogo.

18 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS
III.3 - Apontador (... continuação) No quadro “EQUIPES”, o apontador deverá escrever o nome do LÍBERO, somente no local JOGADOR LÍBERO. Informa ao 2º árbitro a 5ª e a 6ª substituições e o 2º tempo de descanso de cada equipe. Antes de registrar a ordem de saque no início de cada set na súmula, o apontador confere os números dos atletas nas respectivas colunas do quadro “EQUIPES”. Deve utilizar o mesmo processo quando de uma substituição. Havendo uma solicitação de substituição(ções) e/ou tempo de descanso, o apontador: Confere se o jogador está apto para entrar neste set e se o pedido é procedente; Ergue um braço autorizando a substituição; Registra a solicitação na súmula; Ergue os dois braços para que o jogo prossiga. 

19 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS
III.3 - Apontador (... continuação) O apontador deve acionar a campainha ou apitar: No início e no término do tempo técnico (8º e 16º ponto), respeitando o tempo de 1 minuto. As equipes devem retornar para a quadra de jogo. No final do set. No 8º ponto do 5º set. No final do intervalo entre os sets (acionar a campainha com 2´30”). As equipes devem entrar na quadra de jogo para o próximo set. O apontador deve dar informações (solicitadas pelo capitão da equipe em quadra) do jogo somente ao 2º árbitro. Não deve dar informações aos técnicos, assistentes técnicos e aos demais atletas durante o jogo. Se o sacador estiver incorreto, o apontador deve aguardar que o sacador golpeie a bola no saque tocar a campainha ou apitar interrompendo o rally, comunicando ao 2º árbitro qual foi a irregularidade. Caso o líbero não efetue a troca corretamente, o apontador assistente toca a campainha ou apita após a execução do saque, interrompendo o jogo, comunicando a irregularidade ao 2º árbitro. A equipe infratora deve ser penalizada com a perda do rally.

20 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS
III.3 - Apontador (... continuação) Em caso de retardamento no início dos sets causado pela equipe, o horário de início do set não deve ser alterado. Os 3 minutos devem ser respeitados. Quando trabalhando com 2 Juízes de Linhas, o apontador deve registrar os mesmos nas posições 1 e 2 na súmula. O apontador assistente deve indicar ao 2º árbitro, a posição dos Líberos, durante os tempos técnicos e descanso.Indicando dentro ou fora.

21 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS III.4 – Juízes de Linha
Durante o rally, devem exercer sua função de pé, com as pernas ligeiramente afastadas, uma à frente da outra, segurando a bandeira com uma das mãos junto à perna que fica posicionada atrás. Devem sinalizar somente a linha que está sob sua responsabilidade. Toques no bloqueio serão sinalizados apenas pelos dois juízes de linha posicionados do lado da quadra onde a bola for tocada por último (lado dos bloqueadores). Exceção à bola na paralela que toca no bloqueio e cai fora. Caso a jogada se processe muito próximo da antena, o juiz de linha deve fazer o sinal convencional indicando o toque da bola na antena (bola fora de jogo). Auxilia ao 1º árbitro, apontando o lado da equipe que efetuará o saque. Os juízes de linha não sinalizarão possíveis necessidades de enxugamento de quadra e/ou substituições etc.

22 III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS
III.4 – Juízes de Linha (... continuação) Durante a execução do saque, os juízes de linha devem observar as faltas relacionadas com a linha de fundo e com a zona de saque (além dos 9m lateralmente). Durante o saque, os juízes de linha, localizados no lado oposto ao saque, deverão acompanhar a trajetória da bola, desde o golpe de saque até a conclusão da jogada. Nos intervalos dos sets, nos tempos técnicos e de descanso, os juízes de linha deverão ficar fora da área de jogo, atrás das placas de publicidade. Juízes de Linha não assinam a súmula.

23 TROCA ENVOLVENDO O LÍBERO
III – INSTRUÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS LÍBERO BOLA PRESA SINALIZAÇÃO DE BOLA TOCADA IMPORTANTE: TROCA ENVOLVENDO O LÍBERO DEVE SER EFETUADA PELA LINHA LATERAL, NO ESPAÇO COMPREENDIDO ENTRE AS LINHAS DE ATAQUE E DE FUNDO (6 METROS) IMPORTANTE: BOLA PRESA ENTRE DOIS JOGADORES ADVERSÁRIOS SOBRE O BORDO SUPERIOR DA REDE, O RALLY NÃO É REPETIDO, O JOGO CONTINUA. IMPORTANTE: OBSERVAR A NOVA SINALIZAÇÃO DE BOLA TOCADA, DE ACORDO COM O DIAGRAMA 24 DOS SINAIS OFICIAIS.

24

25 POSICIONAMENTO DOS ÁRBITROS
Cadeira do Árbitro J4 J1 J1 J3 J2 J2

26 COMISSÃO BRASILEIRA DE ARBITRAGEM DE VOLEIBOL – COBRAV
Uma linha delimitadora pontilhada será desenhada paralelamente a linha lateral, em frente a cada banco de reservas com 1.75 cm de distância da linha lateral. A Linha limite começa na linha de ataque e vai até a linha de fundo de cada quadra de jogo (6 metros de comprimento).O técnico deverá permanecer atrás desta linha e não ultrapassá-la.Caso isto ocorra, o técnico será sancionado de acordo com a escala de penalidades.

27 LINHA LIMITE PARA ATUAÇÃO DOS TÉCNICOS
Linha Limite de aproximação do Técnico Linha Limite de aproximação do Técnico BANCO DE RESERVAS BANCO DE RESERVAS

28 IV - Instruções para treinamento e atuação de boleiros e enxugadores
para os jogos da Superliga 2007/2008 Material Bolas oficiais Toalhas Esfregões (Rodos) Bermuda ou “short” e camisa pólo ou camiseta de gola “careca”. Meias brancas e Tênis Da postura e do uniforme Estar sempre uniformizado, com tênis, meias, calção e camiseta devidamente limpos.  Não pedir aos jogadores e Comissões Técnicas para tirar fotos.  Não pegar máquinas fotográficas com espectadores (público) ou qualquer outra pessoa, para tirar fotos dos jogadores e Comissões Técnicas.  Não pedir autógrafos aos jogadores e Comissões Técnicas.  Ser um profissional da arbitragem.

29 IV - Atribuições dos boleiros
Passar a bola junto ao solo. Utilizar três bolas durante todo o jogo, sendo: uma em jogo, uma com o boleiro da posição 2 e uma com o da posição ENXUGAR as bolas antes de entregá-las ao SACADOR (boleiros das posições 2 e 5). Entregar a bola para o SACADOR (boleiros das posições 2 e 5), da seguinte forma: ficar de pé e jogar a bola para o alto, para que esta toque o solo e vá para as mãos do SACADOR.  Passar as bolas por trás da cadeira do 1º árbitro. Os boleiros das posições 2 e 4 não devem passar as bolas através do boleiro da posição 3. O boleiro da posição 3 pode passar a bola para os das posições 2 e 4.   Esperar o jogador executar o SAQUE para depois passarem a bola entre si (boleiros das posições: 1 e 2 – 4 e 5). Solicitar ao público de forma rápida e cortês as bolas que forem parar nas tribunas, cadeiras ou arquibancadas do Ginásio, isto é, FORA DA ÁREA DE JOGO. 

30 IV - Atribuições dos boleiros (...continuação)
Pegar uma bola que cair e/ou ficar entre duas posições de boleiros, de forma imediata, sem hesitações.  Manterem-se concentrados no jogo e principalmente nas 3 bolas que estão sendo utilizadas durante o jogo.  Não “bater bola” entre si ou com jogadores, público ou qualquer outra pessoa nas paralisações. No intervalo entre os sets, pedidos de tempo para descanso e tempos técnicos, as bolas ficam com os boleiros das posições 2, 5 e 6. Não entregar as bolas oficiais do jogo para os jogadores, durante os intervalos entre os SETS. Obs:Havendo um 5º e decisivo set, uma das três bolas deve ficar com o 2º árbitro. As outras duas ficam com os boleiros das posições 2 e 5.

31

32 IV - Atribuições dos enxugadores
Enxugar toda a quadra de jogo, utilizando os esfregões (rodos) em forma de “S” (conforme desenho em anexo), após o aquecimento de rede, durante os Tempos Técnicos (8º e 16º pontos) e durante os intervalos entre os sets (dois enxugadores em cada lado da quadra). Enxugar somente a zona de ataque, utilizando os esfregões (rodos), ida e volta, durante os Tempos de Descanso (dois enxugadores em cada lado da quadra). Enxugar a quadra de jogo após o término do rally, por iniciativa própria. Enxugar rapidamente o solo, tirando o excesso de suor. Obs1: Todos os enxugadores devem estar de posse de duas toalhas, uma em cada mão. Obs2: Não atender os chamados de técnicos e jogadores para enxugar a quadra de jogo e a zona livre. Obs3: Não parar em frente às placas de publicidade, colocadas ao redor da quadra.

33

34 V - Observações Gerais Os árbitros da partida podem parar o jogo e determinar aos enxugadores que enxuguem a quadra de jogo e/ou a zona livre. Para os jogos da Superliga, o trabalho será realizado por cinco boleiros e quatro enxugadores, conforme desenho abaixo.

35 COBRAV JOSEBEL PALMEIRIM


Carregar ppt "PADRONIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA DA ARBITRAGEM BRASILEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google