Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJúlia Prisco Alterado mais de 9 anos atrás
1
PENG, ZHOU, YORK Behind make or buy decisions in export strategy: a replication and extension of Trabold Journal Club of Accounting Prof. Dr. Sílvio Hiroshi Nakao
2
JUSTIFICATIVA PARA ESCOLHA DO ARTIGO Envolve a teoria dos custos de transação Artigo no prelo (2006) Journal of World Business –Está no Social Science Citation Index –Fator de impacto? Artigo com replicação de teste empírico
3
DECISÃO DE COMPRAR OU PRODUZIR Problema central da Teoria dos Custos de Transação A maioria dos estudos empíricos foca nas decisões de fornecimento de componentes da indústria
4
FOCO DO TRABALHO Condições necessárias para que exportadores –Abordem os mercados estrangeiros diretamente por meio de canais internos (produzir) –Realizem exportações por meio de intermediários (comprar)
5
PONTO DE PARTIDA Peng & Ilinitch (1998) –Base em Teoria dos Custos de Transação –Hipótese: a distância do mercado e a complexidade do produto devem ser variáveis significativas para subsidiar a decisão dos exportadores Trabold (2002) –Teste empírico com 20.000 transações de exportação francesas, confirmando a hipótese
6
PROPOSTA DO TRABALHO Base de 185.731 transações de exportação norte-americanas Replicar o trabalho de Trabold (2002)
7
SOBRE A REPLICAÇÃO É importante para a pesquisa científica segundo Kuhn e Popper Tem o papel fundamental de combater a aceitação sem críticas dos resultados empíricos A primeira replicação é a mais importante, porque pode proporcionar grande salto de credibilidade à teoria
8
ANTECEDENTE TEÓRICO Estratégias de exportação –Comprar ou produzir o serviço de exportação Teoria dos custos de transação –Custos de busca, negociação, monitoramento e coerção –Intermediários de exportação podem ser úteis na penetração de mercados pelo conhecimento e experiência na condução das negociações
9
PROPOSIÇÕES Proposição 1: quanto mais distantes e desconhecidos os mercados são, mais os intermediários de exportação serão escolhidos pelas indústrias Proposição 2: quanto mais próximo de uma commodity o produto for, mais os intermediários serão escolhidos pelas indústrias
10
TRABALHO BASE Trabold (2002) –20.000 transações, cobrindo 94% do valor das exportações francesas –Resultados suportam parcialmente a Proposição 1 e fortemente a Proposição 2
11
METODOLOGIA Dados e procedimentos –Dados do Port Import Export Report Service norte-americano – documentos de todos os embarques de exportação Variável dependente –Participação do valor das transações com intermediários sobre o total de exportações como proxy da opção “comprar”
12
METODOLOGIA Variáveis independentes –Medida da distância do mercado: distância geográfica e distância cultural –Medida de complexidade do produto: nível de commodity contida (alto, médio e baixo)
13
RESULTADOS Proposição 1 –Estatísticas suportam apenas parcialmente Proposição 2 –Há forte suporte para a proposição
14
DISCUSSÃO Contribuições –Replicações podem fazer avançar a teoria levantando novas questões –Observa que a teoria não prediz claramente quando há distâncias e níveis de commodity intermediários Limitações e direções para futuras pesquisa
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.