A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PENG, ZHOU, YORK Behind make or buy decisions in export strategy: a replication and extension of Trabold Journal Club of Accounting Prof. Dr. Sílvio Hiroshi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PENG, ZHOU, YORK Behind make or buy decisions in export strategy: a replication and extension of Trabold Journal Club of Accounting Prof. Dr. Sílvio Hiroshi."— Transcrição da apresentação:

1 PENG, ZHOU, YORK Behind make or buy decisions in export strategy: a replication and extension of Trabold Journal Club of Accounting Prof. Dr. Sílvio Hiroshi Nakao

2 JUSTIFICATIVA PARA ESCOLHA DO ARTIGO Envolve a teoria dos custos de transação Artigo no prelo (2006) Journal of World Business –Está no Social Science Citation Index –Fator de impacto? Artigo com replicação de teste empírico

3 DECISÃO DE COMPRAR OU PRODUZIR Problema central da Teoria dos Custos de Transação A maioria dos estudos empíricos foca nas decisões de fornecimento de componentes da indústria

4 FOCO DO TRABALHO Condições necessárias para que exportadores –Abordem os mercados estrangeiros diretamente por meio de canais internos (produzir) –Realizem exportações por meio de intermediários (comprar)

5 PONTO DE PARTIDA Peng & Ilinitch (1998) –Base em Teoria dos Custos de Transação –Hipótese: a distância do mercado e a complexidade do produto devem ser variáveis significativas para subsidiar a decisão dos exportadores Trabold (2002) –Teste empírico com 20.000 transações de exportação francesas, confirmando a hipótese

6 PROPOSTA DO TRABALHO Base de 185.731 transações de exportação norte-americanas Replicar o trabalho de Trabold (2002)

7 SOBRE A REPLICAÇÃO É importante para a pesquisa científica segundo Kuhn e Popper Tem o papel fundamental de combater a aceitação sem críticas dos resultados empíricos A primeira replicação é a mais importante, porque pode proporcionar grande salto de credibilidade à teoria

8 ANTECEDENTE TEÓRICO Estratégias de exportação –Comprar ou produzir o serviço de exportação Teoria dos custos de transação –Custos de busca, negociação, monitoramento e coerção –Intermediários de exportação podem ser úteis na penetração de mercados pelo conhecimento e experiência na condução das negociações

9 PROPOSIÇÕES Proposição 1: quanto mais distantes e desconhecidos os mercados são, mais os intermediários de exportação serão escolhidos pelas indústrias Proposição 2: quanto mais próximo de uma commodity o produto for, mais os intermediários serão escolhidos pelas indústrias

10 TRABALHO BASE Trabold (2002) –20.000 transações, cobrindo 94% do valor das exportações francesas –Resultados suportam parcialmente a Proposição 1 e fortemente a Proposição 2

11 METODOLOGIA Dados e procedimentos –Dados do Port Import Export Report Service norte-americano – documentos de todos os embarques de exportação Variável dependente –Participação do valor das transações com intermediários sobre o total de exportações como proxy da opção “comprar”

12 METODOLOGIA Variáveis independentes –Medida da distância do mercado: distância geográfica e distância cultural –Medida de complexidade do produto: nível de commodity contida (alto, médio e baixo)

13 RESULTADOS Proposição 1 –Estatísticas suportam apenas parcialmente Proposição 2 –Há forte suporte para a proposição

14 DISCUSSÃO Contribuições –Replicações podem fazer avançar a teoria levantando novas questões –Observa que a teoria não prediz claramente quando há distâncias e níveis de commodity intermediários Limitações e direções para futuras pesquisa


Carregar ppt "PENG, ZHOU, YORK Behind make or buy decisions in export strategy: a replication and extension of Trabold Journal Club of Accounting Prof. Dr. Sílvio Hiroshi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google