A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARGENTINA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARGENTINA."— Transcrição da apresentação:

1 ARGENTINA

2

3

4 HIPÓLITO YRIGOYEN Pertencente à União Cívica Radical (UCR).
Esse partido, surgido em 1891, congregava oposicionistas ao grupo fechado que dominou a política argentina desde a década de 1860. Defendia a democracia, tinha discurso meio nacionalista e algumas preocupações sociais.

5 União Cívica Radical (UCR).

6 Até O país vivia grande prosperidade econômica com seus principais produtos: os cereais e a carne, abastecendo o mercado europeu. Houve queda com o crack da Bolsa de Valores de N.Y. Com isso, ocorreu o golpe do general J. F. Uriburu que derrubou o presidente Hipólito Yrigoyen

7 José Félix Uriburu realizó el primer golpe de estado en el país
José Félix Uriburu realizó el primer golpe de estado en el país. Tenía ideas muy corporativas y fascistas esto lo llevo a tener fuertes presiones en los partidos políticos e incluso en el seno de las fuerzas armadas.

8 A DÉCADA DE 1930 – DÉCADA INFAME
Repetidas fraudes nas eleições após o golpe. Repressão intensa com prisão e tortura de seus adversários , entre eles – comunistas, anarquistas e membros do Partido Radical La “década infame” y el “fraude patriótico”

9 O GOLPE MILITAR DE 1943 Pôs fim a esse período sem propor uma mudança substancial nas diretrizes políticas do país. Os golpistas declaravam que o movimento se fazia pela restauração da democracia. No entanto, os chefes militares se afirmaram como antiliberais, nacionalistas e advogados da hegemonia argentina na América do Sul.

10 El 4 de junio de 1943 se produce un Golpe de Estado que derroca al entonces presidente Ramón Castillo

11 OS LÍDERES DO GOLPE Estavam vinculados ao Grupo de Oficiales Unidos (GOU): caracterizava-se pelo nacionalismo e tinha simpatias pelo nazifacismo. Em 1943, dissolveu todos os partidos políticos e suprimiu o laicismo escolar, tornando obrigatório o ensino religioso, pelo apoio da Igreja Católica.

12 Grupo de Oficiales Unidos (GOU),

13 JUAN DOMINGOS PERÓN Era um coronel, fazia parte do GOU
No governo de E. J. Farrell, passou a trabalhar na Secretaria de Trabalho e Previdência, onde: Elegeu trabalhadores como interlocutores políticos e medidas que os beneficiavam: salário mínimo e aguinaldo (13º) Criou tribunais do trabalho e Unificou o sistema de previdência.

14 No campo, criou o Estatuto do Peão;
Atuou entre a cooptação e repressão aos partidos anarquistas, socialistas e comunistas. Foi destituído pela aproximação com os trabalhadores. Em 12/10/1945, foi preso e enviado à ilha de Martin García.

15 Em 17/10/1945 Trabalhadores na Praça de Maio gritavam: “Perón, Perón”, exigindo sua libertação. A partir dessa extraordinária manifestação, Perón foi solto e, às 23 h, do balcão da Casa Rosada, falou à multidão; Tornou-se candidato à presidência da República nas próximas eleições. Foi criado o Partido Laborista, para sustentar sua candidatura.

16

17

18 SEU GOVERNO PROPUNHA Criar um imposto sobre a renda;
Recuperar as indústrias fundamentais; Combater os latifúndios e Ampliar as melhorias previdenciárias Seus inimigos eram a minoria constituída por latifundiários, banqueiros e rentistas, isto é, todas as formas do grande capitalismo nacional e estrangeiro.

19 DIANTE DA ACUSAÇÃO DE LIGAÇÃO COM O NAZISMO
Pelo ex-embaixador norte-americano S. Braden, Perón atacou-o com o lema: “Braden ou Perón”, manifestando seu repúdio à ingerência estrangeira nas eleições nacionais

20 O 1º PERÍODO PRESIDENCIAL DE PERÓN (1946-1952)
Foi favorecido pela situação econômica argentina, pois durante a 2ª Guerra Mundial, o país havia acumulado divisas no exterior; O governo ofereceu aumento de salário aos trabalhadores e Outros benefícios sociais; Fez 1º Plano Quinquenal; A indústria de alimentos, têxtil e metalurgia cresceu bastante.

21 Dissolução do Partido Laborista e criação do Partido Peronista com 3 setores:
A ala feminina (Eva Perón), a ala masculina e a ala sindical (CGT) O nº de sindicatos cresceu muito, chegando a 3 milhões de filiados

22 MEDIDAS NACIONALISTAS
Nacionalização de empresas elétricas, de telefonia e de estradas de ferro (maioria inglesa) Criação de uma frota aérea do Estado, as Aerolíneas Argentinas; O petróleo não foi nacionalizado; Todas as nacionalizações foram feitas com indenizações; O autoristarismo peronista mostrou-se com a Corte Suprema, a universidade e a imprensa

23 EVA PERÓN De origem pobre, casou-se com Perón em 1945;
Criou a Fundação Eva Perón – obras assistenciais Abriu um importante espaço político de atuação, chegando a fazer discursos; Contribuiu para o voto feminino em 1952; Assumiu a Secretaria do Trabalho; Mobilizou potentes estratégias simbólicas para cativar a lealdade dos sindicatos e Puniu os que mantiveram posições independentes; Morreu de câncer no útero, em 1952, aos 33 anos.

24

25 PERÓN FOI REELEITO Denominou sua posição de “terceirista”: nem capitalista nem socialista Com essa posição pretendia combater o “imperialismo” e a oligarquia; Pretendia instaurar a “justiça social” para os trabalhadores – justicialismo – sua doutrina. Sem Eva e com o dinheiro acabando, seu poder diminuía; A CGT apoiu o governo; Conflitos com a Igreja Católica: revogou o ensino religioso e implantou o divórcio em 1954.

26 CONFLITOS A procissão de 11/06/55 de Corpus Christi foi uma manifestação contra o governo; Em 15/06, a aviação naval bombardeou a Casa Rosada; Perón não se encontrava, mas centenas de civis foram vitimados; A resposta dos peronistas foi incendiar várias igrejas.

27

28

29

30 PERÓN TENTOU A RECONCILIAÇÃO MAS ...
Em 16/09/55, um levante militar, iniciado em Córdoba e liderado pelo general Eduardo Lonardi avançava sobre Buenos Aires; Em 22/09, Perón renunciou; Exilou-se Paraguai, foi para a República Dominicana e depois para a Espanha. Montoneros é um grupo guerrilheiro que fez a mais radical manifestação contra as ditaduras militares na década de 70.

31

32

33 Os Montoneros - ao redor de 25
Os Montoneros - ao redor de esperavam que o retorno de Perón do exílio na Espanha transformaria a Argentina em uma verdadeira "Pátria Socialista


Carregar ppt "ARGENTINA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google