A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Corredor da Beira Moçambique Eng. Carlos Mesquita Apresentado por

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Corredor da Beira Moçambique Eng. Carlos Mesquita Apresentado por"— Transcrição da apresentação:

1 O Corredor da Beira Moçambique Eng. Carlos Mesquita Apresentado por
Administrador-Delegado da Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Good morning! My name is Felix Machado. I’m MKT and SALES Manager of CdM, a Mozambican Port Operator. SEMINÁRIO SOBRE FINANCIAMENTO DE GRANDES PROJECTOS 31/05 – 1/06/2007 Maputo - MOÇAMBIQUE

2 Sumário Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira
Projectos de Desenvolvimento O Papel do Porto na Economia Regional

3 Sumário Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira
Projectos de Desenvolvimento O Papel do Porto na Economia Regional

4 Cornelder de Moçambique, s.a.r.l.
Sociedade : Cornelder Holanda (67%) CFM (33%) Início : Outubro de 1998 – Porto da Beira Período de concessão : 25 anos (+15 opcionais) Terminais : Contentores e Carga Geral Actividades : Estiva, manuseamento, conferência, recepção, armazenagem, pesagem e entrega de cargas

5 Objectivos da concessão – Porto da Beira
Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Objectivos da concessão – Porto da Beira Curto Prazo: Descentralização, aumento da participação da iniciativa privada, redução dos custos operacionais, modernização do porto, fiabilidade e satisfação dos clientes. Médio Prazo: Melhoria da qualidade da mão-de-obra (formação), aumento da produtividade, angariação de mais tráfego, estímulo à concorrência e aplicação de tarifas concorrênciais. Longo Prazo: Aumento da eficiência e competitividade entre os portos, expansão da área e das actividades portuárias.

6 Incremento do volume de cargas manuseadas
Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Situação do Porto após a concessão Investimento Privado (22,3 milhões de USD) renovação de equipamentos (aquisição de novas máquinas) tecnologia de informação e comunicação (sistema de controlo) formação de pessoal (treinamento e capacitação) infraestruturas (pavimentação, reabilitações e extensões) melhoria na produtividade; segurança; redução de tempo de estadia dos navios; melhoria na interacção com os clientes. Incremento do volume de cargas manuseadas

7 Obrigações: Cornelder de Moçambique, s.a.r.l.
Investir em novas técnicas de manuseamento e gestão de cargas e infraestruturas adicionais Aumentar os índices de produtividade operacional Reduzir o tempo de estadia dos navios no porto Garantir a segurança portuária e das cargas Prestar serviços de qualidade e fiáveis Preservar o meio ambiente Contribuir para o desenvolvimento integrado do Corredor da Beira In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated.

8 Pontos Fortes e Fracos Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Fortes:
Localização geográfica estratégica “Transit time” - interior ao porto Inovação tecnológica constante Operações portuárias - 24/7 Mão-de-obra especializada Capacidade financeira para investimento Contactos com a clientela Ligação rodoviária e ferroviária Seguros de infraestruturas e operações Segurança – ISPS (ID nº 21957) Linhas de navegação Canal de acesso Navegação nocturna Procedimentos alfandegários Recessão económica (Zimbabwe) In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated.

9 Indicadores Estatísticos (2006)
Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Indicadores Estatísticos (2006) Tráfego Total : 1.8 milhões de tons Carga Geral : 1.2 milhões de tons (trigo, milho, granito, adubo, clinquer, arroz, açúcar, …) Contentores : TEUs (tabaco, açúcar, chá, algodão, (0.6 milhões de tons) madeira, sucata, vermiculite, …) Navios : (excl. Petroleiros) In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated.

10 Cornelder de Moçambique, s.a.r.l.
Beira Quelimane Malawi Milange Mutare Blantyre Lilongwe Harare Zimbabwe Chipata

11 Sumário Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira Projectos de Desenvolvimento O Papel do Porto na Economia Regional

12 Potencialidades da região
O Corredor da Beira Potencialidades da região Cobre, açúcar, café, cacau, zinco, diamante, cobalto Tabaco, chá, açúcar, algodão, café, oleoginosa Tabaco, madeira, algodão, açucar, cajú, camarão, copra, alumínio, carvão, gergelim Cobre, cobalto, algodão, açúcar, tabaco Tabaco, vermiculite, granito, chá, nickel, madeira, aço, ferro-chromio, algodão Cobre, nickel, diamante, têxteis

13 1. Porto O Corredor da Beira Localização:
Costa Leste do continente Africano, a 20 Km do mar aberto A esquerda do estuário do Rio Pungué Latitude - 19º 50´ S e Longitude - 34º 50´ E. Infraestruturas Portuárias: 11 cais com comprimento total de m Capacidade instalada de 7,5 milhões de toneladas/ano Profundidades ao longo dos cais: 10 à 12 m Terminal de Combustível Capacidade: 2.5 milhões de tons/ano (1.200 Kl/hr).

14 *Operador: Cornelder de Moçambique, s.a.r.l.
O Corredor da Beira Terminal de Carga Geral * Capacidade: tons métricas/ano. Armazéns cobertos: 5 ( m²). Área de expansão: m². Terminal de Contentores e Propósitos Múltiplos * Capacidade: TEU’s/ano. Parque de contentores: TEU’s, incluindo 144 terminais frigoríficos. Terminal de Carvão Capacidade: tons métricas/ano. Terminal de Citrinos Capacidade: tons (1,5 – 4,5ºC) e 490 tons (-9 – 20ºC). Armazém: m2. *Operador: Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. (Sociedade Cornelder Holanda e os CFM)

15 2. Sistema Ferroviário O Corredor da Beira
Linha de Machipanda (Beira-Zimbabwe). Extensão: 314 Km. Estado: Operacional. Linha de Sena (Beira-Moatize-Malawi). Extensão: 611 Km Estado: Inoperacional. Reabilitação em curso até 2010. Operador: Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira, s.a.r.l (consórcio Rites/IRCON da Índia e os CFM).

16 3. Sistema Rodoviário 4. Oleoduto O Corredor da Beira
a) Estrada Beira-Zimbabwe Extensão: 314 Km. Tempo e ciclo de viagem: 2 dias. b) Estrada Beira-Malawi Extensão: 702 Km Tempo e ciclo de viagem: 4 dias. c) Estrada Beira-Zambia Extensão: 878 Km Tempo e ciclo de viagem: 6 dias. 4. Oleoduto Comprimento: 600 Km (Beira-Harare) Capacidade: 1.2 milhões de tons/ano Operador: Companhia do Pipeline Moçambique Zimbabwe (consórcio Moçambique/Zimbabwe).

17 Cornelder de Moçambique, s.a.r.l.
Sumário O Corredor da Beira Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Projectos de Desenvolvimento O Papel do Porto na Economia Regional In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated.

18 1. Beira Grain Terminal (BGT)
Projectos de Desenvolvimento 1. Beira Grain Terminal (BGT) Fase I : Construção de 6 silos Capacidade: tons Período : 2007 – 2008 Custo : 12 Milhões USD In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated. Fase II : Construção de 6 silos Capacidade: tons Custo : 6.2 Milhões USD Financiador : Accionistas + Banca local

19 2. Parque de Contentores Vazios
Projectos de Desenvolvimento 2. Parque de Contentores Vazios Descrição : Construção de parque para armazenagem de contentores vazios Capacidade: ± TEUs Período : 2007 – 2008 In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated. Custo : 2,0 Milhões USD Financiador : Cornelder de Moçambique, s.a.r.l.

20 3. Terminal de Açúcar Descrição : Construção do terminal
Projectos de Desenvolvimento 3. Terminal de Açúcar Descrição : Construção do terminal Capacidade: tons/ano Período : Custo : 15 Milhões USD In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated.

21 4. Terminal de Carvão Descrição : Construção do terminal
Projectos de Desenvolvimento 4. Terminal de Carvão Descrição : Construção do terminal Capacidade: ± 5 milhões tons/ano Período : Custo : ± 100 Milhões USD In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated.

22 Projectos de Desenvolvimento
Cornelder area Terminal de Açúcar BGT In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated. Parque de contentores vazios Terminal de Fertilizantes

23 Outros Projectos: Terminal de Fertilizantes
Projectos de Desenvolvimento Outros Projectos: Terminal de Fertilizantes Exploração de Carvão Mineral - Moatize Reabilitação da Açucareira de Búzi Reabilitação do Porto de Pesca Produção de biocombustíveis In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated. Construção de Barragem - Mpanda Uncua Tanques para Etanol Tanques para Óleos Vegetais

24 Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira
Sumário Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira Projectos de Desenvolvimento O Papel do Porto na Economia Regional In 1997, Tecon has operated TEUs. In 2001, the forecast is to have TEUs operated.

25 Impacto microeconómico Impacto macroeconómico
O Papel do Porto na Economia Regional Impacto microeconómico nos transportes e logística Competitividade com eficiência (para operador portuário) e eficácia (para utilizador portuário) Input / Investidores: Governo Sector privado Impacto macroeconómico na economia regional Output / Beneficiários: Exportadores/Importadores Produtores Consumidores

26 Economia Local vs. Hinterland
O Papel do Porto na Economia Regional Economia Local vs. Hinterland O papel do porto na economia local: macroeconómico (bem-estar): gerar oportunidades de emprego crescimento do parque industrial e empresarial promoção de prácticas de gestão ambiental O papel do porto no hinterland: microeconómico (transportes): redução dos custos (eficiência) aumento da procura de transportes macroeconómico (comércio): catalizador do desenvolvimento do comércio internacional

27 Cornelder de Moçambique “Um parceiro certo para
o desenvolvimento do sistema integrado de transportes do Corredor da Beira” Thank you very much. Here is my address. If you have any doubt or require please, fell free in contact me.

28 Muito Obrigado Thank you very much.
Here is my address. If you have any doubt or require please, fell free in contact me.


Carregar ppt "O Corredor da Beira Moçambique Eng. Carlos Mesquita Apresentado por"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google