A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

África: Aspectos Naturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "África: Aspectos Naturais."— Transcrição da apresentação:

1 África: Aspectos Naturais.

2 Clima e Vegetação: Como o continente africano é “cortado” ao meio pela linha do Equador, os climas e vegetações que ocorrem no sentido sul se repetem no sentido norte, como um espelho.

3

4

5 Aspectos Histórico-Culturais
O continente africano pode ser dividido em duas áreas, levando-se em conta os aspectos histórico- culturais:

6 África Branca ou Islâmica: é a porção ao norte do deserto do Saara e que recebeu forte influência dos povos europeus até o séc. II a.C (gregos e romanos) e árabes (a partir do sec. II). Nessa região o Islamismo é a religião mais praticada e há menor diversidade étnica.

7

8 África Negra ou Subsaariana: é a porção sul do deserto do Saara, região que ficou isolada praticamente até o séc. XVI e que, depois, passou a fornecer escravos aos colonizadores europeus na América. O cristianismo é a religião predominante e há enorme variedade de línguas e etnias.

9

10 Origens do Subdesenvolvimento:
O continente africano é conhecido por possuir países muito pobres e subdesenvolvido. Essa realidade foi sendo “construída” ao longo da história pela intensa interferência das nações europeias, podendo ser caracterizada em dois períodos:

11 1º Período: Durante dos séc. XV e XIX, os europeus causaram enormes prejuízos aos povos africanos com o comércio de escravos, quando milhões de africanos foram levados à força para a América, e obrigados a trabalhar nas colônias.

12

13 2º Período: Após as independências das colônias da América, os europeus, principalmente Alemanha, França, Itália, Portugal, Holanda, Bélgica e Reino Unido, iniciaram o processo de colonização do continente africano por meio da divisão política realizada na Conferência de Berlim ( ).

14 Na divisão imposta pelas potências europeias, não foi levado em conta as diversidades étnicas e territórios tribais já existentes, criando assim, “fronteiras artificiais”, levando em consideração apenas os interesses econômicos.

15

16 CONSEQUÊNCIAS DA COLONIZAÇÃO
1. Destruição da organização social destes povos; 2. A imposição de um modelo econômico e de sociedade típicos dos povos europeus;

17 DESCOLONIZAÇÃO Com a Segunda Guerra Mundial a Europa se enfraqueceu política e economicamente e começou a perder o controle sobre o continente africano, dando início ao processo de descolonização.

18 Economia: De modo geral, boa parte dos países africanos apresentam baixo nível de industrialização, portanto, a agricultura e mineração (atividades do setor primário) são as principais atividades econômicas praticadas no continente.

19 Agricultura Moderna na África Islâmica
O território que a África Islâmica é predominantemente árido. Sendo assim, a agricultura mais avançada ocorre apenas próximo ao litoral, ao longo do rio Nilo e em oásis no deserto. Os destaques são: frutas (abacaxi e uva), oliveiras e trigo (nas áreas mais altas e frias)

20 Agricultura de Subsistência na África Islâmica.
A maior parte do território da África Islâmica é ocupado por pequenos agricultores que praticam a subsistência. Há, também, criadores de ovino (ovelhas) e caprinos (cabras), animais que se adaptam muito bem ao clima árido da região

21 Agricultura de Exportação na África Subsaariana
Na África Subsaariana a agricultura ocorre na forma de plantation, em grandes propriedades monocultoras e com elevado número de trabalhadores mal remunerados. Os principais produtos são: algodão, amendoim, café, cana-de-açúcar, cacau, abacaxi, banana, entre outros produtos tropicais.

22

23 SAHEL A LOCALIZAÇÃO DO SAHEL O Sahel (do árabe sahil, que significa “costa” ou “fronteira”) é a região da África situada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis a sul.

24 Mineração A extração de recursos minerais é intensa, principalmente nos países da África Subsaariana. Os principais recursos minerais explorados são: ouro, diamantes, petróleo, ferro, manganês, prata, níquel e alumíneo.

25

26 A fome: Mesmo sendo uma região com enorme produção de alimentos, o continente africano é onde ocorre o maior número de mortes por FOME – subnutrição. Isso ocorre pois grande parte do que é produzido tem como objetivo atender as necessidades externas. Somente as terras menos férteis são usadas para produção interna, que é insuficiente para atender a todos.

27

28

29

30 Alguns Indicadores Sociais


Carregar ppt "África: Aspectos Naturais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google