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Princípios de eletroacústica

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Apresentação em tema: "Princípios de eletroacústica"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios de eletroacústica
6º período UFAL / ARAPIRACA

2 O que é um sistema eletroacústico?
Consiste na transmissão, gravação e reprodução de sinais acústicos por meio de equipamentos eletrônicos.

3 O que é um sistema eletroacústico?
Captação ou Geração: o som é captado por um microfone ou é gerado por um instrumento eletrônico e transformado em sinais elétricos de baixa intensidade.

4 O que é um sistema eletroacústico?
Amplificação: os sinais elétricos são amplificador e saem (output) com intensidade muito elevada.

5 O que é um sistema eletroacústico?
Reprodução: Os projetores de som recebem estes sinais elétricos de grande intensidade e transformam em energia sonora com intensidades muito maiores que do som original.

6 Sistema Eletroacústico
É aplicado com objetivo de melhorar a percepção da palavra, de modo a facilitar a inteligibilidade da palavra e reduzir o esforço auditivo por parte dos ouvintes.

7 PROJETO ACÚSTICO E O SISTEMA ELETROACÚSTICO DEVEM SE COMPLETAR.
Os sistemas eletroacústicos são apenas uma complementação necessária ao projeto acústico, utilizados a fim de aperfeiçoá-lo. PROJETO ACÚSTICO E O SISTEMA ELETROACÚSTICO DEVEM SE COMPLETAR.

8 EQUIPAMENTOS ELETROACÚSTICO
Existem diversos tipos de equipamentos eletroacústicos: Mesa de Som Conhecida como mix, é o “centro de comando” de todo o sistema de sonorização.

9 EQUIPAMENTOS ELETROACÚSTICO
Equalizador Compensa de forma precisa as diferenças tonais causadas pela acústica do ambiente ou pela baixa qualidade das caixas acústicas.

10 EQUIPAMENTOS ELETROACÚSTICO
Compressor limite Atua na variação do som original fazendo com que ele nunca ultrapasse determinado valor de amplitude.

11 EQUIPAMENTOS ELETROACÚSTICO
Crossover A sua função dividir as frequências. Separando os sinais a serem enviados a cada alto-falante..

12 EQUIPAMENTOS ELETROACÚSTICO
Amplificador É responsável pela transmissão e aumento do sinal elétrico para as caixas acústicas. E a potência dele determinará a quantidade de alto-falantes no projeto.

13 EQUIPAMENTOS ELETROACÚSTICO
Caixas acústicas Têm a função combinar de forma adequada a resposta dos alto-falantes e sua sensibilidade afim de que a reprodução de todas as frequências seja alcançada.

14 Caixa acústica de Monitoria Caixa acústica P.A. (Públic Address)
EQUIPAMENTOS ELETROACÚSTICO Caixa acústica de Monitoria São as caixas acústicas que ficam direcionadas para quem está emitindo o som. Caixa acústica P.A. (Públic Address) São as caixas acústicas que ficam direcionadas para o público. Caixas Auxiliares São aquelas que reforçam o som direcionado ao público.

15 EQUIPAMENTOS ELETROACÚSTICO
Efeitos São aparelhos que modificam o som. Como o reverb, delay e chorus.

16 EQUIPAMENTOS ELETROACÚSTICO
Microfone A função de um microfone é captar energia acústica (som) e transformá-la em sinais elétricos.

17 Instrumentos musicais
EQUIPAMENTOS ELETROACÚSTICO Instrumentos musicais

18 Distribuição de som no ambiente
A boa distribuição das caixas acústicas no ambiente é um fator muito importante, pois ela contribui para uma boa difusão sonora. Quando as caixas acústicas são instaladas de maneira equivocada podem embaralhar o som, afetando a inteligibilidade, tanto da plateia, como dos próprios músicos que precisam ter uma boa audibilidade.

19 Distribuição das caixas acústicas
Situações exigem cuidado: As caixas acústicas que são: Encostadas na paredes; Sem inclinação;

20 Distribuição das caixas acústicas
Situação que exige atenção: As caixas acústicas que são: Encostadas na paredes; Sem inclinação;

21 Tornam-se um problema na distribuição de som.
Distribuição das caixas acústicas Situação que exige atenção: Tornam-se um problema na distribuição de som.

22 Distribuição das caixas acústicas
Posição ideal para as caixa acústica Devem ser: Afastada das paredes; Possuir uma inclinação para os ouvidos das pessoas; Com sua base a 1,90m do chão.

23 Distribuição das caixas acústicas
Diretividade dos projetores acústicos 1 2 “Concentrar” a projeção do som em torno do eixo axial da fonte sonora. Evitando a intensidade do campo reverberante.

24 Distribuição das caixas acústicas
Posição e alinhamento dos projetores acústicos. 1 2 Utilizar a cobertura sônica- Quando bem empregada não importa o lugar onde o ouvinte esteja, ele sempre vai ouvir o mesmo som. Evitando a incidência diretamente sobre as paredes.

25 Distribuição das caixas acústicas
Os fatores que determinam uma boa cobertura sonora: a) Ângulo de cobertura dos projetores de som. b) Posicionamento dos projetores de som. c) Dimensões e geometria do ambiente. d) Posicionamento do público, do orador e dos músicos. 1

26 Tipos de distribuição das caixas acústicas
PA de parede Fly Central 360° Fly PA Sonorização de teto

27 POTÊNCIA ELETROACÚSTICA
Para saber qual a potência (Watt), dos equipamentos de reforço sonoro que se deve instalar em um ambiente, é importante calcular potência eletroacústica. Onde: P = potência elétrica necessária a ser instalada na sala, em W (Watt); V = volume (m³); p = pressão acústica desejada (μ bar); t = tempo de reverberação do local (segundos).) As pressões recomendadas em espaços fechados são: Sala de conferência μ bar Sala de música leve, restaurante, etc μ bar Sala de concerto e música pesada μ bar

28 Exemplo: Uma sala de concerto que apresentava um tempo de reverberação de 1,8s e volume de 600m³ para música pesada, que potência eletroacústica deve ser instalada para os equipamentos sonoros ?

29 Exemplo: Para 18 caixas PA para cada alto-falante
Planta baixa- Sala de concerto Para 18 caixas PA para cada alto-falante


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