A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA E A CULTURA BRASILEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA E A CULTURA BRASILEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 O CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA E A CULTURA BRASILEIRA
Profº Viegas Fernandes da Costa

2 O QUE É CULTURA?

3  Segundo Marcel Mauss ( ), podemos admitir com certeza que se uma criança senta-se à mesa com os cotovelos junto ao corpo e permanece com as mãos nos joelhos, quando não esta comendo, ela é inglesa. Um jovem francês não sabe mais se dominar: ele abre os cotovelos em leque e apoia-os sobre a mesa. Todos os Homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente depende de um aprendizado e este consiste na copia e padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.

4 Todo comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética. (Edward Tylor).
A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda experiência histórica das gerações anteriores. O ser humano resulta do meio cultural em que é criado. (Alfred Kroeber). Conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras, instruções que governam o comportamento. (Clifford Geertz). O ser humano cria normas, o que permite a organização social. (Lévi-Strauss). O ser humano cria símbolos, o que permite interpretar o meio e perpetuar a cultura. (Leslie White).

5 “A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo
“A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas” (Ruth Benedict)

6 Os Indivíduos participam diferentemente de sua cultura.
A participação do indivíduo em sua cultura é sempre limitada, nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura. Todos necessitam saber como agir em determinadas situações e, também, como prever o comportamento dos outros. Em nenhuma sociedade todas as condições são previsíveis e controladas. Embora nenhum indivíduo conheça totalmente o seu sistema cultural, é necessário ter um conhecimento mínimo para operar dentro do mesmo. As culturas são dinâmicas.

7 O EUROCENTRISMO

8 Carta de “achamento”, escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal:
“ali andavam entre eles três ou quatro moças, muito novas e gentis, com cabelos muito pretos e compridos, caídos pelas espáduas, e suas vergonhas tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as muito bem olharmos, não tínhamos nenhuma vergonha.” “Os pelos do corpo são um signo de virilidade para os europeus. Ao se depararem com os índios imberbes, alguns filósofos acharam que isso era mais uma demonstração da suposta inferioridade dos habitantes da América. Homens sem pelos, segundo esses pensadores europeus, seriam incapazes de dominar a natureza e de construir cidades modernas e prósperas como as europeias” (Kury, Lorelai, Hargreaves, Lourdes & Valença, Máslova. Ritos do corpo, 2000)

9 HANS-STADEN, séc. XVI

10

11 Terra Brasilis, Lopo Homem, 1519.

12 Mapa da América do Sul, Pierre Descelliers, 1550.

13

14

15

16


Carregar ppt "O CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA E A CULTURA BRASILEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google