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CEPS - CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Sérgio Costa.

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1 CEPS - CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Sérgio Costa

2 Neurose Demoníaca do Sec. XVII PROFº SÉRGIO COSTA

3 Interesse de Freud Histeria X Possessão Demoníaca Demônio como substituto da figura paterna Papel desempenhado pelo material anal nas crenças medievais sobre as feiticeiras

4 Neurose através dos tempos Demoníacas Hipocondríacas Depressivas

5 A história de Christoph Haizmann (O Pintor) Áustria 1677 ( sec XVII) Depressão melancólica(falecimento do pai) Pacto com o demônio por 9 anos Aparições do demônio acompanhadas de convulsões Visões sagradas Ingressa na Ordem dos Irmãos Hospitalários

6 Demônios Desejos mais repreenssíveis, derivados dos impulsos instintuais que foram repudiados e reprimidos O Diabo nada mais é que a vida instintual inconsciente e reprimida

7 Motivo para o pacto com o Demônio Pacto aparece de duas formas tinta preta sangue Oferendas habituais do demônio são recusadas O demônio compromete-se a substituir o pai por 9 anos Oferenda aceita : auxilio e proteção

8 Depressão Melancólica Depressão : estado primitivo causado pela perda de um objeto ( paradigma do luto) Melancolia : conflito intrapsíquico Ego X ideal de Ego X Superego

9 Demônio como substituto paterno Aparece inicialmente como honesto cidadão Deus X Demônio como substituto paterno Imagem ideativa do pai da infância + traços de memória do pai primevo =DEUS

10 Demônio como substituto paterno Relação ambivalente com o pai impulsos afetivos X impulsos hostis Demônio como substituto paterno Demônio : antítese de Deus

11 “ seu luto pela perda do pai tem mais probabilidade de se transformar em melancolia, quanto mais sua atitude para com ele portar a marca da ambivalência”

12 “as contradições da natureza original de Deus, contudo, constituem um reflexo da ambivalência que governa a atitude do individuo para com o seu pai pessoal”

13 Deus e o Demônio Figura única posteriormente cindida em duas com atributos opostos Demônio : antítese de Deus Deuses podem transformar-se em Demônios quando novos Deuses os expulsam

14 Lúcifer “O Demônio mau da fé cristã – o diabo da Idade Média – foi, de acordo com a mitologia cristã, ele próprio um anjo caído e de natureza semelhante a Deus”

15 Histeria X Possessão Demoníaca Idade Média : identificação das histéricas com bruxarias e possessões Agrega-se a genitália ao demônio Malleus Maleficarum (1487) Ataques histéricos e epilépticos são considerados prova de possessão demoníaca

16 No Brasil : sincretismo religioso Seitas amplas e diversificadas mais comuns as espiritistas O culto brasileiro por excelência, derivado do sincretismo de todas as religiões é a umbanda Fenômeno único sobre o qual se assentam : O TRANSE E A POSSESSÃO

17 “Terapia” transcultural baseada no transe é conhecida como “ desenvolvimento da mediunidade ou assentamento do transe” Repetidas sessões serão realizadas até o restabelecimento do equilíbrio emocional Indivíduos que se beneficiarão desta “terapia” são aqueles que, via de regra, sofrem de transtornos dissociativos e/ou conversivos em suas múltiplas nuances

18 O Número 9 9 aparições do demônio Pacto feito por 9 anos 9 meses de gestação Atitude feminina para com o pai : dar-lhe um filho

19 A Condensação na figura do Demônio Figura aparece com seios e falo Seios : característica sexual (+) da mãe numa fase em que a criança desconhece a ausência do falo nesta Mãe fálica / pai submisso (?) Édipo invertido (?) Homossexualidade latente (?)

20 Os Dois Pactos Tinta preta e sangue Fraude? Lembrar que :“os estágios entre a neurose e a simulação são muito fluidos”

21 O Curso Ulterior da Neurose Visões com a Santa Mãe com o mesmo caráter punitivo das visões com o Demônio Resolução do caso ; cede as visões, abandona o mundo e ingressa na Ordem dos Irmãos Hospitalários

22 O Curso Ulterior da Neurose Ambas as partes de sua “doença demoníaca” tinham o mesmo significado : tornar sua vida segura Interesse de auto preservação e auto conservação “A religião como retorno a proteção do berço”

23 “Não consigo pensar em nenhuma necessidade da infância tão intensa quanto a proteção de um Pai” Sigmund Freud

24 CEPS


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